QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS EM HORTAS DOMÉSTICAS - DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.16i2.0007
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v16i2.3153Palavras-chave:
Drogas vegetais. Plantas medicinais. Qualidade microbiana.Resumo
A avaliação da qualidade microbiológica de plantas medicinais é uma importante etapa no que se refere ao aspecto de segurança ao usuário. No Brasil a legislação vigente menciona a pesquisa de contaminantes microbiológicos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a carga microbiana presentes em plantas medicinais provenientes das hortas domésticas de um bairro da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Nosso estudo mostrou a presença de bactérias aeróbias mesófilas em todas as amostras com carga variando de 6,3x102 a 2,32x105 UFC/g. Em 73 % das plantas foram detectados coliformes totais e em 27 % detectou-se coliformes 45oC. O tratamento térmico simulando a preparação de um infuso ou chá reduziu significativamente (p<0.0001) essa contaminação com contagens variando de 3,4x101 a 2,5x103 UFC/g. Todavia, em 18 % das amostras essa redução não foi satisfatória e a carga microbiana se apresentou superior aquela estabelecida na legislação vigente para uso por via oral (1,0x103), entretanto, essas amostras não apresentaram coliformes 45oC. Esses dados mostram e reforçam a necessidade de uma educação e orientação no uso de plantas medicinais para que a contaminação microbiana possa ser reduzida e não apresentar risco à saúde.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).