AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOMÉTRICOS, FISIOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS EM PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA SUBMETIDOS A PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA SANTORO II - DOI: 10.5212/Publ.Biologicas.v.17i1.0002
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v17i1.3445Palavras-chave:
Obesidade. Exercícios aeróbicos. Dislipidemia. Qualidade de vida. Fatores de risco cardiovasculares.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar os resultados de um programa de atividade física em pacientes portadores de Síndrome Metabólica (SM) submetidos ao procedimento cirúrgico bariátrico denominado Santoro II. Um mês após a cirurgia, dois pacientes (um homem e uma mulher) foram submetidos a uma avaliação antropométrica, bem como a testes bioquímicos, antes de iniciarem atividade física prevista, composta de exercícios aeróbicos durante 30 minutos em cerca de 50% da frequência cardíaca máxima, seguido de um treino de resistência anaeróbica e alongamentos de membros superiores e inferiores antes e após os exercícios físicos. Este programa se estendeu por nove meses, período em que foram realizados os testes. Os níveis de colesterol, LDL (Low Density Lipoprotein) e triglicérides diminuíram tanto no homem quanto na mulher, a qual também teve seus níveis de HDL (High Density Lipoprotein) aumentados. Os parâmetros biométricos diminuíram, levando a uma boa classificação do IMC (Índice de Massa Corporal) e RCQ (Relação Cintura-Quadril) ao final do programa, o mesmo ocorrendo no teste fisiológico. Assim, Santoro II, seguido por um programa de atividade física, mostrou ser eficiente no tratamento de pacientes portando SM, levando a uma melhora em todos os parâmetros analisados.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).