RESTAURAÇÕES BIOLÓGICAS: UMA OPÇÃO DE TRATAMENTO PARA DENTES ANTERIORES FRATURADOS (BIOLOGICAL RESTORATIONS: AN OPTION FOR FRACTURED ANTERIOR TEETH)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v9i1.358Resumo
Apesar da evolução dos materiais restauradores, não é possível restaurar com total fidelidade a estrutura dental perdida, quer seja por cárie ou por fratura, apenas com estes materiais. A possibilidade de reconstituição do elemento dental com um fragmento natural é um fator altamente positivo para o paciente, principalmente se considerarmos o fator emocional. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma alternativa às técnicas restauradoras convencionais, através da utilização do próprio elemento dental como material restaurador, ou seja, a técnica de colagem homógena. No caso clínico apresentado, o paciente teve a coroa do elemento dental 11 fraturada por trauma. Após tratamento endodôntico, foi cimentado um pino intra-canal Fibrekor-Post (Jeneric/Pentron), para auxiliar na retenção do fragmento previamente preparado e autoclavado. A colagem foi realizada com o cimento resinoso dual Enforce (Dentsply). As avaliações clínica e radiográfica, realizadas após seis meses de acompanhamento, justificam o emprego dessa técnica.
Palavras-chave: fratura dental, colagem dentária, estética
DOI:10.5212/Publ.Biologicas.v.9i1.0005
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).