Utilização do agregado trióxido mineral (MTA) em pulpotomias de dentes decíduos: relato de caso (The use of mineral trioxide aggregate in primary teeth pulpotomies: A case report)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v9i3.366Resumo
A Odontopediatria dispõe de vários medicamentos para utilização na terapia da polpa vital, como hidróxido de cálcio, glutaraldeído, sulfato férrico, osso liofilizado, proteína óssea morfogenética e proteína osteogênica. Todavia, o formocresol continua sendo o medicamento mais utilizado e primeira escolha para pulpotomia em dentes decíduos, mesmo não induzindo regeneração pulpar. Com o desenvolvimento do Agregado Trióxido Mineral (MTA), surgiu uma nova alternativa na busca pelo material capaz de “cicatrizar” a ferida pós-pulpotomia e induzir a formação de tecido duro, graças ao seu elevado grau de biocompatibi-lidade com tecidos mineralizados e tecido conjuntivo adjacente. Este trabalho se propõe a discutir as principais propriedades desse material através da apresentação do protocolo clínico de pulpotomia em dentes decíduos, utilizando o MTA.
Palavras-chave: dentição decídua, pulpotomia, agregado trióxido mineral
DOI:10.5212/Publ.Biologicas.v.9i3.0003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).