DIAGNÓSTICO DO ABUSO INFANTIL NO AMBIENTE ODONTOLÓGICO. UMA REVISÃO DA LITERATURA (A DIAGNOSIs OF CHILD ABUSE IN THE DENTISTRY OFFICE. A LITERATURE REVISION)
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v9i3.367Resumo
Abuso e negligência infantis constituem um sério problema social que permeia diversos segmentos sócio-econômicos, culturais e étnicos. Estudos estatísticos anuais revelam incidências de maus-tratos cada vez maiores em diversos países, mesmo naqueles considerados econômica e democraticamente fortes. O diagnóstico baseia-se no reconhecimento de indicadores comportamentais e dos sinais e sintomas físicos comuns às crianças abusadas e negligenciadas. Os profissionais de saúde devem atuar em conjunto, pois o abuso infantil é uma desordem médico-sócio-psicológica. Portanto, os cirurgiões-dentistas devem estar instruídos e orientados quanto ao reconhecimento dos principais sinais clínicos desses casos para notificá-los. O presente trabalho tem por objetivo auxiliar os cirur-giões-dentistas, especialmente os odontopediatras e os clínicos-gerais que realizam atendimento infantil, a identificar situações de maus-tratos no âmbito odon-tológico, bem como ajudá-los quanto à conduta a ser adotada frente a tais situações.
Palavras-chave: abuso infantil, odontologia, manifestações bucais
DOI:10.5212/Publ.Biologicas.v.9i3.0004
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).