EFICÁCIA DE DOIS AGENTES TÉRMICOS ANTES E APÓS O TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM DENTES SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS RESTAURADORES
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v11i2.413Resumo
Objetivou-se nesta pesquisa averiguar a freqüência de respostas positivas e negativas antes e após o tratamento ortodôntico em dentes submetidos a procedimentos restauradores. Para tal, foi aplicado o bastão de gelo e gás tetra-fluoroetano em 60 dentes molares superiores e inferiores humanos íntegros ou restaurados de 15 pacientes de ambos os sexos com idade variável entre 16 e 21 anos os quais foram submetidos à terapia ortodôntica. Concluiu-se que o gás refrigerante tetrafluoroetano, em relação ao bastão de gelo, produziu índice de acerto maior e estatisticamente significante (p=0,01) na determinação da vitalidade pulpar em todos os dentes testados antes da instalação do aparelho ortodôntico. Constatou-se que após a remoção do aparelho ortodôntico houve redução do índice de respostas positivas em 55% ao emprego do bastão de gelo e apenas de 5% para o tetrafluoroetano.
Palavras-chave: teste da polpa dentária, frio, ortodontia, restauração
DOI:10.5212/Publ.Biologicas.v.11i2.0004
Downloads
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).