Perfil dos pacientes atendidos na bebê clínica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 2006 e 2011
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v18i2.4709Palavras-chave:
Saúde bucal. Prevenção primaria. Epidemiologia.Resumo
Descrever o perfil dos pacientes atendidos na Bebê Clínica da FO/UFRGS, a partir da análise dos registros de prontuários abertos em consultas iniciais realizadas nos anos de 2006 a 2011 foi o objetivo deste artigo, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram observadas crianças, cujas faixas etárias variavam entre 1 a 3 anos de idade, e o principal motivo da consulta foi a prevenção. Utilizou-se de análise estatística descritiva dos dados de 569 prontuários com auxílio do software SPSS (versão 17.0), recorrendo-se ao Teste Qui-quadrado para a obtenção das porcentagens das variáveis de comparação (p<0,05). Os resultados revelaram que 65,2% das crianças possuíam dieta cariogênica e 88,6% tinham sua higiene bucal realizada periodicamente. Em relação à atividade de cárie, 54,7% não possuíam atividade, estando essa frequência presente principalmente nas faixas etárias de 0 a 1 ano (96,1%) e de 1 a 2 anos (61,1%). Assim, pôde-se concluir que aproximadamente metade dos pacientes possuía uma dieta cariogênica e atividade de cárie, apesar de a grande maioria dos responsáveis ter afirmado realizar a higiene de seus bebês com frequência e utilizar a escova dental.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).