GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Senna obtusifolia (L.) H. S. IRWIN & BARNEBY (FABACEAE) VISANDO A RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v20i2.6957Palavras-chave:
Dormência, Espécies pioneiras, Restauração ecológicaResumo
Senna obtusifolia é uma espécie arbustiva pioneira, com excelente potencial para restauração de áreas degradadas. No entanto, algumas espécies do gênero Senna apresentam sementes dormentes, necessitando de um processo para aceleração da germinação de sementes e, consequentemente, formação de mudas. O objetivo desse trabalho foi verificar o índice de germinação mais eficiente conforme o tempo de imersão de sementes de S. obtusifolia em água quente. Foram aplicados cinco tratamentos às sementes: T1 testemunha; T2 – imersão em água à temperatura ambiente; T3 imersão em água à temperatura de 40 °C; T4 – imersão em água à temperatura de 75 °C; e T5 – imersão em água à temperatura de 90°C. As sementes foram depositadas em um béquer com água destilada e aquecidas até a temperatura do tratamento, sendo depois embebidas por 18 horas. As sementes de S. obtusifolia não apresentaram dormência tegumentar, mas o tratamento com água a 75 ºC favoreceu a germinação das sementes, sendo a sua aplicação recomendada para recobrimento do solo através de semeadura direta em projetos comerciais de restauração em larga escala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).