Adequabilidade das Amostras para Screening/Rastreamento do Câncer do Colo Uterino

Autores

  • JUCELIA DE FÁTIMA DOS ANJOS UEPG
  • CAROLINA WOSNIACK UEPG
  • ANA PAULA XAVIER RAVELLI UEPG
  • Ednéia Peres Machado UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i2.8915

Palavras-chave:

Colo do Útero. Neoplasias do Colo do Útero. Programas de Rastreamento

Resumo

A eficácia do rastreamento do câncer do colo do útero está intrinsecamente relacionada à coleta satisfatória, e para isso, os esfregaços devem conter células da endo e ectocérvice. O objetivo desse trabalho foi identificar a adequabilidade das amostras em exames realizados no rastreamento do câncer do colo do útero, segundo o Sistema Bethesda e verificar o percentual de amostras insatisfatórias. É uma pesquisa documental, quantitativa e exploratória. Foram analisados 1.000 laudos de mulheres que procuraram os serviços de saúde pública no município de Ponta Grossa, no período de janeiro a dezembro de 2014. Os dados foram obtidos do SISCAN (Sistema de Informação do Câncer). Dos laudos analisados 52,4% não apresentaram células endocervicais. De 18 laudos com alterações citológicas, 83,3% obedeceram aos critérios de Bethesda quanto à qualidade da amostra (8.000 a 12.000 células escamosas e pelo menos 10 células endocervicais|). É provável que a presença de células da endocérvice e ectocérvice aumente o índice de resultados positivos para doença. Porém o percentual de amostras observadas não se apresentaram satisfatórios para análise.

Downloads

Biografia do Autor

JUCELIA DE FÁTIMA DOS ANJOS, UEPG

Graduação em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais(2013) e especialização em Gestão Pública com ênfase em Gestão do SUS pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015). Atualmente é agente universitária (UEPG) e atua com a promoção e prevenção da saúde do servidor. É integrante do projeto de extensão intitulado "Prevenção e educação em saúde na atenção á saúde da mulher: coleta de exame papanicolaou".

CAROLINA WOSNIACK, UEPG

Graduanda 4º ano de Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ednéia Peres Machado, UEPG

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1983) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas, atuando principalmente nos seguintes temas: citologia de líquidos biológicos, citopatologia cérvico vaginal e controle de qualidade em análises clínicas.

Downloads

Publicado

2017-09-28