Disciplina (militar)
Conteúdo do artigo principal
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
ANTUNES, Álvaro de Araújo. “Ensinai-os e domai-os”: o governo e disciplina escolar em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII. In: ANTUNES, Álvaro de Araújo; SILVEIRA, Marco Antônio. Dimensões do Poder em Minas (Séculos XVIII e XIX). Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, p. 49-70.
BARRENTO, António. Guerra fantástica: 1762. Portugal, o Conde de Lippe e a Guerra dos Sete Anos. Lisboa: Tribuna da História, 2006.
BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico [...]. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu; Lisboa: Officina de Pascoal da Silva. 1712 - 1728. 10 v.
BRITO, Pedro de. Os regulamentos do Conde de Lippe. In: SILVA, Mário J. Freire da; MIRANDA, Silva Tiago C. P. dos Reis (Orgs.). Libros Relege, Volve, Lege. O livro antigo na Biblioteca do Exército. Lisboa: Biblioteca do Exército, 2018.
BRITO, António Pedro da Costa Mesquita. Publicações alemãs sobre o Conde de Lippe. Uma orientação bibliográfica. Revista Militar, Lisboa, n. 2508, p. 83-150, jan. 2011.
COSTA, Fernando Dores. Insubmissão: aversão ao serviço militar no Portugal do século XVIII, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.
COTTA, Francis Albert. Escrita e aplicação dos regulamentos militares do Conde de Lippe no Império Português: representações, apropriações e práticas de leitura (Brasil e Portugal - século XVIII). In: GRAMMONT, Guiomar; MENESES, José Newton Coelho; ALMADA, Márcia. Anais do I Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2019, p. 159-166.
COTTA, Francis Albert. A fabricação do soldado português no século XVIII. In: POSSAMAI, Paulo César (Org.). Conquistar e defender: Portugal, Países Baixos e Brasil. Estudos de História Militar na Idade Moderna. São Leopoldo: Oikos, 2012, p. 47-58.
COTTA, Francis Albert. No rastro dos Dragões. Políticas da Ordem e o Universo Militar nas Minas setecentista. Tese (doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2004.
HAGEN, Willan W. German history in modern times: four lives of the nation. Cambridge University Press, 2012.
FONSECA, Thaïs Nívia de Lima e. Concepções e práticas de educação em Minas Gerais Colonial: reflexões com base em fontes de pesquisa. In: FONSECA, Thaïs Nívia de Lima (Org. vol. 1). CARVALHO, Carlos Henrique de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Coords.). História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República. Uberlândia: EDUFU, 2019a. p. 23-54.
FONSECA, Thaïs Nívia de Lima e. Ver e ouvir: arte e práticas educativas na América Portuguesa. In: VIEIRA, Carlos Eduardo; OSINSKI, Dulce Regina Baggio; OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda (Orgs.). História Intelectual e Educação. Artes, artistas e projetos estéticos. Jundiaí: Paco Editorial, 2019b, p. 319-342.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Oralidade, memória e narrativa: elementos para a construção de uma história da cultura escrita. In: GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (et al), (Orgs.). História da Cultura Escrita. Séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 9-46.
LIPPE, Conde de Schaumbourg. Instruçoens Geraes relativas a varias partes essenciaes do Serviço Diario para o Exercito de S.Magestade Fidelissima debaixo do mando do illustrissimo e excelentíssimo senhor Conde Reinante de Schaumbourg Lippe Marechal General dos Exercitos do mesmo Senhor, e General em Chefe das Tropas Auxiliares de Sua Magestade Britanica. Lisboa: Secretaria de Estado, 1762.
LIPPE, Conde de Schaumbourg. Regulamento para o Exercicio, e Disciplina, dos Regimentos de Infantaria dos Exercitos de Sua Magestade Fidelíssima: Feito por Ordem do mesmo Senhor por Sua Alteza O Conde Reynante de Schaumbourg Lippe, Marechal General. Lisboa: Secretaria de Estado, 1763.
LIPPE, Conde de Schaumbourg. Regulamento para o Exercicio, e Disciplina dos Regimentos de Cavallaria dos Exercitos de Sua Magestade Fidelissima: Feito por Ordem do mesmo Senhor por Sua Alteza O Conde Reynante de Schaumbourg Lippe, Marechal General. Lisboa: Secretaria de Estado, Lisboa: Secretaria de Estado, 1764.
LIPPE, Wilhelm Schaumburg. Direcçoens, que Ham de Servir Para os Senhores Coroneis, Tenentes Coroneis, e Majores dos Regimentos de Infantaria dos Exercitos de Sua Magestade Fidelissima com precizaõ os grandes movimentos das Tropas Estabelecidas por Ordem do mesmo Senhor por Sua Alteza o [...] / traduzidas do Original de S.A. na lingua Portugueza por D. Joaquim de Noronha. [Lisboa]: Na Secretaria de Estado, 1767a.
LIPPE, Wilhelm Schaumburg. Ordenança que determina as obrigações dos inspectores das tropas de Sua MAgestade... Lisboa: Impresso na Secretaria de Estado, 1767b.
LIPPE, Wilhelm Schaumburg. Compilação de cartas de Guillaume de Valleré e do Conde de Lippe, avisos e portarias. 1767c. Manuscrito. Biblioteca Nacional de Portugal. Cod. 4514.
LIPPE, Conde de Schaumbourg. Ordenança, que determina as obrigaçoens dos Inspectores das Tropas de Sua Magestade Fidelissima: estabelecida por Ordem do mesmo Senhor por Sua Alteza O Conde Reinante de Schaumbourg Lippe, Marechal General. Lisboa: Secretaria de Estado, 1767d.
LIPPE, Wilhelm Schaumburg. Memória sobre os exercícios de meditação militar para se remeter aos senhores Generaes e Governadores de Provincias a fim de se distribuir aos senhores Chefes de Regimentos dos exércitos de Sua Magestade. Hagenbourg, 20 de setembro de 1773.
LIPPE, Wilhelm Schaumburg. Compêndio das diversas obras que o Conde de Lippe remeteu ao brigadeiro Christiano Frederico de Weinholtz, para serem traduzidas na língua portuguesa e entregues a esta Corte. 1778. Biblioteca Nacional de Portugal. Reservados. Cod. 927.
LIPPE, Wilhelm Schaumburg. Mémoires de la Campagne en Portugal l'année 1762: sous le Comte Regnant de Schaumbourg y Lippe. Mar[ech]al Gen[er]al 1762. Biblioteca Nacional de Portugal. Cod. 8216.
LUSITANO, Cândido. Diccionario Poetico, para uso dos que principiaõ a exercitarse na poesia portuguesa: obra igualmente útil ao orador principiante. Lisboa: Offic. Patriarcal de Francisco Luiz Ameno. 1765.
MENDONÇA, Antonio Manoel de Mello Castro e. Memória econômico política da Capitania de S. Paulo, Primeira Parte, por Antonio Manoel de Mello Castro e Mendonça, Governador, e Capitão General da mesma Capitania, em 1800. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Museu Paulista, 1961, Tomo XV, p. 81-247
MENDONÇA, Antonio Manoel de Mello Castro e. Instrucções dadas por Antonio Manoel de Mello Castro e Mendonça sobre o governo da Capitania de São Paulo a Antonio José da França e Horta. Na forma das Reaes Ordens. São Paulo, 28 de dezembro de 1802, São Paulo, 14 de janeiro de 1803.
MELO, Major João Crisóstomo do Couto e. Repertório das Ordens do Dia dadas ao Exército Portuguez. Lisboa: Tipografia de Bulhões. 1830.
RODRIGUES, Maria Eugénia. Cipaios da Índia ou Soldados da Terra? Dilemas da naturalização do Exército Português em Moçambique no Século XVIII. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 45, p. 57-95, 2006.
SALES, Capitão Capelão Ernesto Augusto Pereira. O Conde de Lippe em Portugal. Vila Nova de Famalicão: Minerva, 1936.
SELVAGEM, Carlos. Portugal Militar. Compêndio de História Militar e Naval de Portugal desde as origens do Estado Portucalense até o fim da Dinastia de Bragança. Lisboa: Imprensa Nacional, 1931.
RUSSEL-WOOD, A.J.R. A base moral e ética do governo local no Atlântico luso-brasileiro durante o Antigo Regime. In: GONÇALVES, Andréa Lisly; CHAVES, Maria das Graças; VENÂNCIO, Renato Pinto. Administrando Impérios: Portugal e Brasil nos séculos XVIII e XIX. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, p. 13-44.
WAGNER, Ana Paula. Transformando homens em soldados: a tropa regular da Capitania de Moçambique e Rios de Sena (segunda metade do século XVIII). In: Anais do XVI Encontro Regional de História. Tempos de Transição. Ponta Grossa, Paraná, 15 a 18 julho de 2018, p. 1-9.