ENTRE SABERES SENSÍVEIS, EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Mara Rubia Sant' Anna Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Maria Aparecida Clemêncio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Milena Mayauri Pellegrino Oguchi Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Veronica Gazola Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0014

Palavras-chave:

Diversidade, Projeto social, Pedagogia do sensível.

Resumo

O presente trabalho discute a experiência exitosa realizada num projeto social localizado na capital de Santa Catarina, numa comunidade chamada Vila Aparecida, com crianças de 6 a 9 anos de idade. O trabalho semanal de duração de 150 minutos teve como temática central “a descoberta de si” e provocou reflexões associadas à diversidade cultural. Tratou-se de uma ação de extensão universitária, desenvolvida por grupo de estudantes e pesquisadores de diferentes formações e origens étnico-culturais, e que, por sua vez, se aplicou a outro grupo também diverso em sua composição. A partir dos fundamentos pedagógicos dos saberes sensíveis, propôs a emancipação dos sujeitos sociais por meio da crítica do seu entorno e da sociedade compartilhada.

Biografia do Autor

Mara Rubia Sant' Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC, Brasil. Doutorado em História.

Maria Aparecida Clemêncio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC, Brasil. Doutorado em Educação.

 

 

Milena Mayauri Pellegrino Oguchi, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Aluna de Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC, Brasil.

Veronica Gazola, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Aluna de Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC, Brasil.

Referências

BAUMAN,_Zygmunt._Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BAVCAR, Evgen._Memória do Brasil._São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

BENJAMIN. Walter. Vida dos Estudantes. In: Documentos de cultura. Documentos de barbárie: escritos escolhidos. Capítulo 16. Seleção e apresentação Willi Bolle; tradução Celeste H.M. Ribeiro de Sousa et al. São Paulo: Cultrix/Editora da USP, 1986. p. 151-159.

BOURDIEU, Pierre. La distintion critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit, 1979.

BROWN, Peter. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

CANTON, Kátia._Espelho de artista:_auto-retrato. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi, 2005.

CYPRIANO, André._Rocinha._Rio de Janeiro: Ed. SENAC Rio, 2005._

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1981.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba: Criar, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HOCKNEY, David._O conhecimento secreto:_redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres._São Paulo: Cosac & Naify 2001._

KAHLO, Frida; LOWE, Sarah M._O diário de Frida Kahlo:_um autorretrato íntimo._Rio de Janeiro: J. Olympio, 1995.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CÂMARA, Michele Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria_(Orgs.)._Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2002.

PINEAU, Gaston. O sentido do sentido. In: NICOLESCU et al. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.

RIBEIRO, Ana Paula Alves; GONÇALVES, Maria Alice Rezende (Org.). História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Escola._Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012.

ROMÃO, Jussara._Arquivo urbano._São Paulo: Luste, 2013._

SALGADO, Sebastião; SALGADO, Lélia Wanick._Retratos de crianças do êxodo._São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras, 2007.

SILVA, Danísio._Florianópolis em preto e branco =_Florianópolis - black & white. Florianópolis: Ed. do Autor, 2015.

SODRÉ, Muniz._Claros e Escuros: identidade povo e mídia no Brasil, RJ: Vozes,2002.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In:_TRINDADE, Azoilda Loretto; SANTOS, Rafael dos (Orgs.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DPSA, 2012, p. 7-16.

Downloads

Publicado

2019-09-04