A O PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA COMO LÓCUS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UENF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15158.038

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a experiência do Pré-Vestibular Social Teorema, um projeto de extensão que funciona na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O Teorema foi criado em 2004 para auxiliar estudantes que desejassem frequentar um curso pré-vestibular, mas que não dispunham dos recursos financeiros necessários. A pesquisa utilizou a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores e professores do curso. As contribuições teóricas de Zago (2009), Nascimento (2009) e Manchur; Suriani e Cunha (2013) foram utilizadas para estabelecer o corpo analítico do estudo. Os resultados obtidos confirmam a importância do desenvol-vimento de práticas extensionistas em instituições de ensino superior públicas. Além disso, a partir das análises dos resultados foi verificado que o Pré-Vestibular Social Teorema tem contribuído para o aprimoramento de experiências docentes dos pós-graduandos envolvidos no programa, e ampliado o acesso à educação superior para os estudantes oriundos das classes subalternas.

Biografia do Autor

Carolina França Pessanha, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Mestrado. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes · RJ, Brasil.

Danieli Alves Porto , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes · RJ, Brasil.

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENP), Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil. Doutorado em  Educação.

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Publicado

2020-07-31