POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03: COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SERRA DO APON NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15389.046Resumo
Este relato de experiência origina-se de ações extensionistas desenvolvidas com acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2019. O curso de extensão, vinculado ao Programa de Pesquisa e Extensão em Processos de Aprendizagem, propôs uma articulação teórica e conceitual sobre as relações étnico-raciais, objetivando subsidiar os acadêmicos com propostas pedagógicas para possíveis intervenções na educação básica. As ações desenvolvidas, em uma escola de educação básica do município de Castro/Paraná, tiveram relevância diante da necessidade de uma aproximação dos acadêmicos com o tema em questão, visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Os procedimentos metodológicos aplicados se constituíram de estudos sobre a legislação educacional vigente e da realização de atividades pedagógicas interdisciplinares sobre a temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.