CIDADANIA E EDUCAÇÃO: AÇÕES EXTENSIONISTAS NA DEFESA À POPULAÇÃO MIGRANTE E REFUGIADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20093.011

Resumo

Resumo:  O presente artigo é fruto das reflexões e práticas realizadas junto ao projeto de extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos: do intercâmbio às migrações internacionais contemporâneas – InterMig. O trabalho contempla reflexões sobre as atividades desenvolvidas com os acadêmicos em mobilidade, migrantes e a comunidade externa. Em um panorama onde emergem questões relacionadas às migrações contemporâneas, sentiu-se necessária a atuação do projeto com um conjunto de ações que pudessem atender as demandas trazidas inicialmente pelos alunos na área socioassistencial e jurídica e, com migrantes e refugiados em conjunto com a rede de atendimento do Município. O estudo de natureza exploratória e descritiva tem a finalidade integrar conhecimentos teóricos e práticos, apresentando as ações desenvolvidas pelo projeto. Apesar dos avanços presentes nas legislações e direitos aos migrantes, há muito a avançar na estruturação da rede de acolhimento e em ações educativas contra atitudes preconceituosas e xenofóbicas a migrantes e refugiados na cidade.

Biografia do Autor

Luiza Bittencourt Krainski Krainski

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, curso de Serviço SocialMestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Doutorado em Educação: Currículo pela PUC/ São Paulo

Alline Caroline Manosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Serviço Social da UEPG, extensionistas Projeto de Extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos: do intercâmbio às migrações internacionais contemporâneas - InterMig.

Bruna Suellen de Camargo de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Serviço Social da UEPG, extensionistas Projeto de Extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos: do intercâmbio às migrações internacionais contemporâneas

Daniele Marcondes Kruger, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Serviço Social da UEPG, extensionistas Projeto de Extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos: do intercâmbio às migrações internacionais contemporâneas - InterMig.

Paula Rodrigues Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Serviço Social da UEPG, extensionistas Projeto de Extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos: do intercâmbio às migrações internacionais contemporâneas -  InterMig.

Downloads

Publicado

2022-11-17