PAIETS: CAMINHOS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22051.039

Resumo

O objetivo do presente texto é registrar a trajetória do programa de extensão intitulado “Programa de Auxílio ao Ingressos nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS”, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Utiliza-se a contribuição da abordagem hermenêutica como metodologia de análise do fenômeno destacado. O PAIETS atuou em cinco frentes: 1) Na promoção de cursos Pré-Universitários Populares (PUP) e preparatórios para Pós-Graduação; 2) No fortalecimento da Educação Básica para Jovens e Adultos, em comunidades tradicionais de pesca artesanal e na comunidade LGBT+; 3) Por meio do apoio à permanência de estudantes quilombolas e indígenas no ambiente acadêmico; 4) Na formação docente da rede pública para atender às necessidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e 5) No diálogo intercultural com os imigrantes senegaleses no Rio Grande/RS. Reconhece-se a importância do Programa na luta por uma universidade mais justa e democrática e na construção de uma sociedade mais humana e igualitária.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Formação; Educação Popular.

Biografia do Autor

Roberta Avila Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Aluna de Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Professora na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Tocantins, Brasil. Doutorado em Educação Ambiental 

 

 

Downloads

Publicado

2023-11-01