PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22565.074

Resumo

Este artigo teve como base teórica estudos sobre educação profissional e tecnológica, extensão no contexto da educação superior brasileira e avaliação da extensão. O objetivo é propor um modelo de instrumento de avaliação das atividades de extensão, com indicadores de desempenho que forneçam informações consolidadas às esferas superiores de governança acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada, tendo como método o estudo de caso. Constatou-se que o Instituto estudado possui atividades de extensão institucionalizadas, porém mostra lacunas quanto à sua avaliação. Como resultado da pesquisa, foram propostos 46 indicadores para o monitoramento e a avaliação das atividades de extensão, organizados em dois modelos de formulários para coleta das informações.

Palavras-chave: Avaliação da extensão; Indicadores da Avaliação; Educação Profissional e Tecnológica; Estudo de Caso.

Biografia do Autor

Adriane Zangiacomo Foligno, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS),  São Paulo, Brasil.

Michel Mott Machado , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, Brasil. Doutorado em Administração de Empresas. 

Marilia Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professora no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS),  São Paulo, Brasil. Doutorado em Engenharia de Produção. 

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Campinas,  São Paulo, Brasil. Doutorado em Ciências Sociais. 

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Publicado

2024-03-14