CONSTRUIR OU TRANSMITIR CONHECIMENTOS: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23040.004

Resumo

A Extensão Universitária está em constante evolução para atender aos requisitos legais e às demandas sociais, exigindo uma base sólida em termos teóricos e metodológicos. As metodologias específicas de Extensão Universitária parecem não se destacar nas publicações especializadas. A revisão da literatura e a análise de 200 artigos contribuíram para abordar os desafios metodológicos contemporâneos, discutindo parâmetros como referências bibliográficas, citação de modelos anteriores, coautoria com os agentes externos da instituição de ensino superior e caracterização de métodos. Observou-se que os relatos de experiência analisados são predominantemente transmitentes (74%), ou seja, desenvolveram ações de caráter unidirecional, com transferência ou transmissão de conhecimentos da universidade para a sociedade. Além disso, menos de 10% das publicações incluíram agentes não acadêmicos como coautores. Os resultados destacam a falta de descrições metodológicas adequadas em muitos artigos, sugerindo uma lacuna sobre este aspecto nas publicações extensionistas. Propõe-se uma categorização dos métodos utilizados e levantam-se questões éticas e metodológicas associadas. Conclui-se que há ainda muito a ser pesquisado e debatido para estabelecer um corpo teórico-metodológico de referência e sua incorporação na elaboração de ações e publicações extensionistas, representando um desafio para a institucionalização da Extensão Universitária e a formação acadêmica.

Palavras-chave: metodologia de extensão universitária; pesquisa-ação; ecologia dos saberes.

Biografia do Autor

Wílson de Mello Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Botucatu, São Paulo, Brasil. Doutorado em Ciências Biológicas .

Downloads

Publicado

2024-08-27