CURSINHO ÊXITO: PERFIL DOS CURSISTAS E DESAFIOS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23793.027

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o perfil dos cursistas matriculados no Cursinho Popular Êxito, considerando aspectos socioeconômicos, a expectativa em relação ao cursinho e ao sonho de ingresso à universidade, bem como os desafios impostos pela pandemia. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de questionário, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados revelam um perfil jovem, de baixa renda, branco, com maioria do sexo feminino, e formado por egressos da rede estadual de ensino. Os cursistas dedicam, em média, duas horas diárias ao estudo e buscaram o cursinho porque não se sentem preparados para o exame. Além disso, acreditam que a pandemia dificultou o acesso ao ensino superior pelas camadas populares e, por vezes, se sentem psicologicamente e emocionalmente desmotivados com o exame. Enquanto projeto de extensão, o Cursinho se apresentou, em 2020, como uma das poucas alternativas de estudo para os cursistas que possuem acesso restrito à internet e outros materiais.

Palavras-chave: Cursinho; Extensão Universitária; ENEM; Pandemia.

Biografia do Autor

Ronaldo André Lopes, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Aluno de Mestrado na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Andréa Cardoso, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Engenharia Mecânica.

José Carlos de Souza Júnior, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Matemática. 

Downloads

Publicado

2024-11-19