ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO: A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA HISTÓRICA NO DESENVOLVIMENTO DO VALE DO RIBEIRA PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25144.061Resumo
Analisamos, neste texto, a complexidade das relações dialéticas entre o espaço natural, a sociedade e as decisões políticas constituintes do Vale do Ribeira Paranaense, a partir da análise da geografia histórica dos municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses. Esses são remanescentes do que foi a ex-colônia Assunguy, uma das mais antigas do estado do Paraná e que atualmente apresentam, respectivamente, os menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado. Esta pesquisa foi realizada por meio da execução do Projeto de Prestação de Serviço Extensionista intitulado “Assessoria na construção de projetos de desenvolvimento urbano e regional dos municípios com IDH médio e baixo no Estado do Paraná, por meio da elaboração/revisão de seus Planos Diretores Participativos”. Com essa prática de pesquisa-extensão, identificamos que estes municípios são o resultado das variáveis multiescalares de decisões políticas e econômicas que foram tomadas ao longo do tempo e que, atualmente, são dependentes de sua trajetória.
Palavras-chave: Cerro Azul; Doutor Ulysses; Vale do Ribeira Paranaense; Colônia Assunguy; Desenvolvimento Regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.