EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 7º ANO EM RIO VERDE (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25287.036Resumo
Este artigo apresenta resultados de um projeto de extensão vinculado ao curso de Doutorado em Ciências Agrárias, que investigou o uso de minidocumentários como prática pedagógica para promover a Educação Ambiental e a Agroecologia em turmas do 7º ano de uma escola pública de Rio Verde – GO. A pesquisa qualitativa articulou exibição de vídeos, rodas de conversa e análise do Documento Curricular do Estado de Goiás, visando relacionar os conteúdos à realidade local. Os resultados apontam que os recursos audiovisuais ampliaram o interesse dos estudantes por temas como sustentabilidade, preservação ambiental e práticas agrícolas mais responsáveis. Contudo, identificaram-se desafios, como a carência de formação continuada para professores e de materiais didáticos adequados. Conclui-se que a integração entre ensino, extensão e metodologias ativas favorece o protagonismo discente, fortalece o currículo e contribui para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o meio ambiente.
Palavras-chave: Agroecologia; Educação ambiental; Sustentabilidade; Metodologias ativas.
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