AÇÃO EXTENSIONISTA EM DEFESA DO DIREITO FUNDAMENTAL DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES, “À LIBERDADE AO RESPEITO E A DIGNIDADE”

Autores

  • Zelimar Soares Bidarra Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Susana Karen Hans Sasson Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Violência Sexual, Direitos Fundamentais, Prevenção.

Resumo

O trabalho ora apresentado consiste num relato de experiência sobre uma das ações de extensão universitária que tem sido desenvolvida pelas equipes do “PAPS” (“Programa de Apoio as Políticas Sociais”) e do “Ponto”(“Ponto de Apoio aos Conselhos de Políticas Sociais), integrados por docentes e acadêmicas do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Objetiva apresentar a atividade de extensão “Oficinas de Prevenção à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, espaços para defender o “Direito à Liberdade ao Respeito e a Dignidade” (ECA, 1990). As Oficinas destinam-se a crianças, de 05 a 10 anos, consistindo em trabalho educativo e preventivo, tomando aspectos das violências contra crianças e contra adolescentes, em especial, da violência sexual, como foco central. Através de diálogo direto com o público alvo, mediado por recursos lúdicos, busca-se construir possibilidades de evitar a vitimização e a revitimização, decorrentes das práticas e das situações constitutivas das violências física, psicológica e sexual.

Biografia do Autor

Zelimar Soares Bidarra, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Orientadora da Atividade de Extensão Oficinas de Prevenção à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente; Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Unioeste (campus Toledo-PR), coordenadora do Programa de Apoio às Políticas Sociais/PAPS e colaboradora do Projeto do Ponto de Apoio aos Conselhos de Políticas Sociais/ “Ponto”, membro Grupo de Pesquisa GEMDEC/UNICAMP e do Grupo de Pesquisa: Cultura, Relações de Gênero e Memória (Unioeste).

Susana Karen Hans Sasson, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Bolsista da Atividade de Extensão Oficinas de Prevenção à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente; colaboradora do Programa de Apoio às Políticas Sociais/PAPS e do Projeto do Ponto de Apoio aos Conselhos de Políticas Sociais/“Ponto”; acadêmica do quarto ano do curso de Serviço Social da Unioeste (campus Toledo-PR).

Downloads

Publicado

2012-06-11