EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONSTRUINDO E PERMUTANDO SABERES EDUCOMIDIÁTICOS

Autores

  • Zeneida Alves de Assumpção Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo demonstra a construção e a permuta de conhecimentos educomidiáticos entre professores e alunos do Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres e acadêmicos de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, mediante a leitura crítica e as produções midiáticas com a Radioescola, com as rádios tradicionais hertzianas e com a rádio web. Ao trabalhar com a Radioescola, o educando poderá se preparar para exercer a cidadania, a responsabilidade, a compreensão da realidade e a crítica social. Optou-se, pois, pelo método pesquisa-ação. Em 2007, os professores participaram de mini-cursos, de palestras, de debates, de discussões e de oficinas; e então, fizeram (gravaram e editaram) programas-pilotos. Em 2008, os alunos receberam o mesmo conteudo e a mesma prática. Demonstraram o domínio da locução e dos saberes sobre a linguagem, sobre o discurso radiofônico e sobre as rotinas produtivas. Gravaram e editaram debates, notícias, reportagens, dramaturgia sob a orientação de acadêmicos de Jornalismo e de operador de áudio, da UEPG. Os programas estão sendo veiculados pela Radioweb - UEPG.

Biografia do Autor

Zeneida Alves de Assumpção, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora e docente de Radiojornalismo, do Decom – UEPG.

Downloads