LEITURA EM AÇÃO: INSERÇÃO SOCIAL & PRÁTICAS DO DISCURSO

Autores

  • Amanda Maria Alves Pinc Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras
  • Thiago Alves Valente Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio

Palavras-chave:

Formação de leitores, Ensino, Metodologia de ensino.

Resumo

Compreendendo as lacunas de sua atuação, enquanto instituição formadora, a escola enfrenta problemas de ordem diversa, entre eles, a falta de capacitação docente, resultado de uma conjuntura histórico-social que envolve, como tal, muitos elementos, entre eles, a relação do ensino básico com o superior. À Universidade, portanto, cabe o importante papel de construir um espaço, para se refletir sobre os objetivos educacionais, o que certamente, implicará propostas metodológicas relevantes principalmente, no que tange às alterações das atuais condições de formação de leitores. Este projeto foi, pois concebido para refletir e para encaminhar procedimentos no âmbito das constatações da efetivação de práticas de leitura por parte dos estudantes da Escola Estadual João XXIII, no município de São Jerônimo da Serra.

Biografia do Autor

Amanda Maria Alves Pinc, Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras

Especialista – Recém formada

Thiago Alves Valente, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio

Professor Assistente do Depto. de Letras, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio-PR. Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu “Literatura e Estudos da Linguagem (com ênfase em formação de leitor)”, coordenador do projeto “Leitura em ação: inserção social & práticas do discurso”.

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