FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA

Autores

  • Róbison Benedito Chagas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sandra do Rocio Ferreira Leal Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Leitura e reescrita de textos. Literatura infantil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Construindo Saberes na Diversidade, no segundo semestre de 2005, e durante o ano letivo de 2006, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Agenoridas Stadler, em Ponta Grossa – PR. Esse projeto integrou professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes. Num primeiro momento, lançamos um olhar mais criterioso sobre a formação continuada dos professores que atuam na referida escola, oferecendo-lhes, a partir das necessidades externadas em uma sondagem inicial, um ciclo de estudos em serviço e nas dependências da UEPG. Num segundo momento, a atenção recaiu sobre as crianças da classe de 8 anos, do período da tarde, e sobre as crianças da classe de 8 e 9 anos, do período da manhã. Os resultados foram bastante significativos. Acadêmicos de Letras, partícipes do projeto, vivenciaram experiências teórico-práticas que contribuíram com a formação inicial, respaldando o trabalho docente de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série. Já os professores da escola foram conduzidos a reflexões e práticas que reforçaram o caráter interdisciplinar da língua e lúdico da literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róbison Benedito Chagas, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura do Curso de Letras da UEPG - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Sandra do Rocio Ferreira Leal, Universidade Estadual de Ponta Grossa

2Professora de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura do Curso de letras da UEPG - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads