FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA

Autores

  • Róbison Benedito Chagas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sandra do Rocio Ferreira Leal Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Leitura e reescrita de textos. Literatura infantil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Construindo Saberes na Diversidade, no segundo semestre de 2005, e durante o ano letivo de 2006, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Agenoridas Stadler, em Ponta Grossa – PR. Esse projeto integrou professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes. Num primeiro momento, lançamos um olhar mais criterioso sobre a formação continuada dos professores que atuam na referida escola, oferecendo-lhes, a partir das necessidades externadas em uma sondagem inicial, um ciclo de estudos em serviço e nas dependências da UEPG. Num segundo momento, a atenção recaiu sobre as crianças da classe de 8 anos, do período da tarde, e sobre as crianças da classe de 8 e 9 anos, do período da manhã. Os resultados foram bastante significativos. Acadêmicos de Letras, partícipes do projeto, vivenciaram experiências teórico-práticas que contribuíram com a formação inicial, respaldando o trabalho docente de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série. Já os professores da escola foram conduzidos a reflexões e práticas que reforçaram o caráter interdisciplinar da língua e lúdico da literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Róbison Benedito Chagas, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura do Curso de Letras da UEPG - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Sandra do Rocio Ferreira Leal, Universidade Estadual de Ponta Grossa

2Professora de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura do Curso de letras da UEPG - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads