EFEITOS E LIMITES DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0003

Autores

  • Mariana Carolina Batista Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Keyla Oliveira Ayalla Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Mariana Mateus de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Margarette Matesco Rocha Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0003

Palavras-chave:

Treinamento de pais, Habilidades Sociais Educativas, TDAH.

Resumo

Este artigo apresenta um programa de treinamento em Habilidades Sociais Educativas (HSE) desenvolvido com pais de crianças com diagnóstico de TDAH e estudantes de escolas públicas, bem como seus efeitos. O programa foi conduzido entre os anos de 2010 e 2013, totalizando a participação de 13 pais. O objetivo foi oferecer um espaço para debate e troca de experiências, visando capacitá-los para lidar com demandas interpessoais cotidianas e estabelecerem estratégias que favoreçam o desenvolvimento social e acadêmico de seus filhos. Os dados demonstraram mudanças positivas nas HSE dos pais após a intervenção. Da mesma forma, a maioria das crianças foram avaliadas positivamente pelos pais e professores, alcançando os objetivos traçados. Uma dificuldade encontrada foi a baixa adesão dos pais, inclusive quanto à permanência no programa, indicando necessidade de aprimoramento do programa visando garantir maior adesão, resultando em uma reavaliação quanto ao seu formato e possível adaptação para professores.

Biografia do Autor

Mariana Carolina Batista Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Keyla Oliveira Ayalla, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Mariana Mateus de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Margarette Matesco Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Brasil.

Referências

APA-AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. Manual diagnóstico e estatístico de

transtornos mentais (DSM IV). Washington: APA, 2002.

BARKLEY, R. A. Attention-deficit hyperactivity disorder: a handbook of diagnosis and treatment. New York: Guilford, 1998.

BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BARKLEY, R. A.; PFIFFNER, K. J. Rumo à escola com o pé direito: administrando a educação de seu filho. In BARKLEY, R. A. (Org.), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Tradução de ROIZMAN, L. S. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BARTHOLOMEU, D.; NUNES, C. H. S. S.; MACHADO, Afonso Antonio. Traços de personalidade e habilidades sociais em estudantes universitários. Psico-USF, v.12, n.1, p.42-50, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BELLÉ, A. H. et al. Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 3, p. 317-325, 2009.

BOLSONI-SILVA, A. T.; DEL PRETTE, A. Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de terapia comportamental e cognitiva, vol. 5, n. 2, p. 91-103, 2003.

CONDEMARÍN, M. et al. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. 1.ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006.

CONTE, F. C. Promovendo a relação entre pais e filhos. In: DELLITI, M. (Org). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: Arbytes, 1997, p. 165-173.

DEL PRETTE Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais: aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, v.18, n.41, p. 517-530, 2008.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

DIPERNA, J. C.; ELLIOTT, S. N. Promoting academic enablers to improve student achievement: an introduction to the mini-series. School Psychology Review, v. 31, n. 3, p. 293-297, 2002.

DUPAUL, G. J.; WHITE, G. P. ADHD: Behavioral, educational and medication interventions. The Education Digest, vol.71, n.7, p.57-60, 2006.

ELLIOTT, S. N.; GRESHAM, F. M.; FRANK, J. L.; BEDDOW, P. A., III. Intervention validity of social behavior rating scales: features of assessments that link results to treatment plans. Assessment for Effective Intervention, vol. 34, n. 1, p. 15-24, 2008.

FABIANO G. A. et al. A comparison of behavioral parent training programs for fathers of children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Behavior Therapy, n. 40, v. 2, p.190-204, 2009.

FEITOSA, F. B. et al. Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico de crianças. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.11, n.2, p.442-455, 2011.

FREITAS, L. C.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais de crianças com diferentes necessidades educacionais especiais: avaliação e implicações para intervenção. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 31, n. 2, p.344-362, 2013.

GRESHAM, F. M.; ELLIOT, S. Social Skills Rating System. Circle Pines, MN: American Guidance Service, 1990.

HUANG, H. L.; CHAO, C. C.; TU, C. C.; YANG, P. C. Behavioral parent training for Taiwanese parents of children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Psychiatry and Clinical Neurosciences, v. 57, p. 275-281, 2003.

JOHNSTON, C.; MASH, E. J. Families of children with attention-deficit/hyperactivity disorder: review and recommendations for future research. Clinical Child and Family Psychology Review. v.4, n.3., 2001, p.183–207.

LOPES. D. C. Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: impacto sobre comportamentos sociais e acadêmicos. 2013. 245f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

MOLINA, R. C. M.; DEL PRETTE, Z. A. P. Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, n. 11, v. 1, p. 53-63, 2006.

MOLINA, R. C. M. Avaliação de programas de treinamento de professores para promover habilidades sociais de crianças com dificuldades de aprendizagem. 2007. 166 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

MURTA, S. G. Aproximando ciência e comunidade: difusão de programas de habilidades sociais baseados em evidências. In: DEL PRETTE, Z. A. P; DEL PRETTE, A. (Eds.), Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, p.83-111.

PFIFFNER L. J.; MCBURNETT, K. Social skills training with parent generalization: treatment effects for children with attention deficit disorder. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 65, n.5, p.749-757, 1997.

REIS, M. G. F.; CAMARGO, D. M. P. de. Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n.1, p.89-100, 2008.

RIBEIRO, A. F. Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes. 2014. 95f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

ROCHA, J. F.; CARRARA, K. Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, v.15, n.2, p. 221-230, 2011.

ROCHA, M. M. Programa de habilidades sociais educativas com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. 2009. 235f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

ROCHA, M. M.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Avaliação de um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia, v.21, n.3, p.359-375, 2013.

ROCHA, M. M.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e a inclusão escolar. Psicologia Argumento, v.28, n.60, p.31-41, 2010.

ROESER, R. W.; ECCLES, J. S. Schooling and mental health. In.: SAMEROFF, A. J.; LEWIS, M.; MILLER, S. M. (Orgs.) Handbook of developmental psychopathology. Nova York: Kluwer/Plenum, 2000, p.135-156.

ROHDE, L. A. et al. ADHD in a school sample of Brazilian adolescents: a study of prevalence, comorbid conditions, and impairments. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 38, n. 6, p. 716-723, 1999.

SKINNER, B. F. Selection by consequences. Science, v. 213, n.4507, p.501-504, jul. 1981.

TEODORO, M. L. M.; CARDOSO, B. M.; PEREIRA, T. F. P. As relações familiares e os problemas emocionais e de comportamento em adolescentes. In: WAGNER, A., et al. Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisa e reflexões. Porto Alegre, Artmed, 2011, p. 140-149.

VILA, E. M. Treinamento de habilidades sociais em grupo com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem: uma análise sobre procedimentos e efeitos da intervenção. 2005. 128p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Downloads

Publicado

2016-04-29