CRIAÇÃO DE CURTAS SOBRE ENGENHARIA CIVIL: A CIÊNCIA DO COTIDIANO - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0004
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i3.0004Palavras-chave:
Divulgação científica, Integração universidade-escola, Mídias, Educação científica, Engenharia civil.Resumo
Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido na chamada pública Projeto Forma Engenharia – CNPq/VALE S.A., visando o incentivo dos jovens para a engenharia. Por meio da produção de curtas, buscou-se produzir conteúdo para promover a divulgação científica da engenharia através da mídia. Os curtas produzidos ilustram conceitos de matemática, física e química, que ocorrem no dia a dia, em comparação com a aplicação desses fenômenos na área da Engenharia Civil. A equipe utilizou câmera de mão, softwares de animação e edição, e divulgação na internet. Ao todo, foram produzidos 10 vídeos, com uma linguagem de fácil assimilação para o público em geral. O número de acessos no site provou que este projeto é um meio eficiente e de baixo custo de divulgação científica, além de poder propiciar a participação dos discentes no processo de criação e de divulgação científica.
Referências
BARROS, H. L. A cidade e a ciência. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO, F. (Eds.). Ciência e público: Caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. p. 25-42.
BLENDER Software de criação de animações gráficas no espaço tridimensional. Blender Foundation, Germany. Software. Disponível em: <https://www.blender.org/ about/>. Acesso em: 14 jul. 2013.
BOWLES, J. Foundation analysis and design. McGraw Hill. 5th Edition. New York, 2001.
CAMARGO, B. V.; BARBARÁ, A.; BERTOLDO, R. B. A influência de vídeos documentários na divulgação científica de conhecimento sobre a Aids. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 21, n. 2, 2008.
CETIB Tic Domicílios e Usuários 2014, A4- Proporção de domicílios com acesso a Internet, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2016.
FRANCO, M. Linguagens audiovisuais e cidadania. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 9, p. 32-55, 1997.
JURBERG, C. Ciência na TV: um erro histórico. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, XXIV, Campo Grande /MS, set. 2001.
MEDEIROS, A. F.; BARBOSA, C. G. Física: O movimento e suas causas. Módulo 2. São Paulo: Editora FTD, ano. pp. 13-15.
MOVEMAKER, Software de edição gráfica. Edita filmes com a inclusão de filmes, animações e áudio. MICROSOFT. Software. Acesso em: 02 nov. 2013.
NUNES, C. Ciência e TV, a união possível e desejável. Cienc. e Cult., 2006. v. 58, n.4, p. 10-11, 2006.
POGGUETI, I. Curso de Blender. Disponível em: http://www.equilibrecursos.net/. Acesso em: 12 jan-12 dez 2013.
TOLEDO, L. F. Luz câmera e ação: ficção do cinema vira realidade na escola. Jornal O Estado de São Paulo, 2015, São Paulo – SP. Edição 06/09/2015.
YOUTUBE, Apresenta vídeos na internet gratuitamente dos mais variados campos da cultura. Google 2005-2016. Software. Disponível em: www.youtube.com. Acesso em: 27 nov. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.