O JORNAL NA SALA DE AULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0014

Autores

  • Audrey Pietrobelli de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Larissa Cecília de Castilho Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0014

Palavras-chave:

Projeto Vamos Ler, jornal escolar, leitura, escrita

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o emprego do jornal na sala de aula, configurando-o não somente como uma ferramenta pedagógica de valor expressivo para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, mas também como instrumento de mediação entre o sujeito que aprende (leitor) e o conhecimento (informações). Tais reflexões decorrem da implementação de um projeto extensionista desenvolvido na Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, instituição escolar que integra o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Esse projeto educativo, intitulado O jornal na sala de aula, funciona em parceria com o Projeto Vamos Ler, que integra, por sua vez, o Programa Jornal e Educação, promovido pelo Jornal da Manhã da cidade de Ponta Grossa. Esse projeto é realizado com os alunos matriculados em turmas de 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental da escola mencionada. O projeto se desenvolve alicerçado no entendimento de que a inserção do jornal no cotidiano escolar, além de incentivar o trabalho com a leitura e a escrita, promove também o desenvolvimento da reflexão e da criticidade dos alunos sobre a realidade por eles vivida.

Biografia do Autor

Audrey Pietrobelli de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Aluna do curso de Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. 

Larissa Cecília de Castilho, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Agente Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2016-08-23