A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NUM CONTEXTO MULTIFACETADO - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0011
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0011Palavras-chave:
prática docente, aprendizagem, reflexão.Resumo
Este artigo constitui uma análise dos saberes revelados sobre a prática docente no processo de interação e mediação desenvolvido por meio de chats no ambiente virtual Moodle, no ano de 2014, envolvendo professores de Ciências e de Química de escolas da região, acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Passo Fundo - RS. O projeto de extensão “A formação dos professores de Ciências/Química: roda de conversas, envolvendo os saberes e fazeres docentes” visa compor a chamada “Tríades de Formação (interação) Profissional”. Esse processo busca problematizar saberes experienciais e possibilitar a reflexão, importante aspecto para a constituição da autonomia e do protagonismo docente. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os professores têm um saber ser e um saber fazer que se produz na prática, mas que precisa ser revelado e problematizado para que possa produzir avanços e qualificar a ação docente. O processo de interação envolvendo a tríade mostrou-se potencialmente significativo para a formação contínua.
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