A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0004

Autores

  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Verônica Maria de Araújo Pontes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Etevaldo Almeida Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0004

Palavras-chave:

extensão universitária, epistemologia, formação humana.

Resumo

Este estudo intenciona perceber como o professor expressa a natureza da atividade de extensão em seus projetos, usando como parâmetro de análise a aproximação e o distanciamento da potência da extensão universitária como dispositivo formativo inspirado na práxis. Como campo empírico, foram utilizadas propostas de ações extensionistas apresentadas por professores no cenário formativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do edital de carga horária do ano de 2016. Foram selecionadas 14% das propostas aprovadas em 2016, nas quais analisaram-se os itens: indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão; natureza e avaliação da extensão. Constatou-se a importância de um diálogo formativo que viabilize a discussão do conceito de extensão na perspectiva de ampliação dos sentidos, para uma (trans) formação em devir de uma postura docente implicada com a formação dialógica, por meio de saberes plurais que perpassam a vida dentro fora da Universidade.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), RN - Brasil. Doutorado em Educação.

Verônica Maria de Araújo Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), RN - Brasil. Doutorado em Educação.

Etevaldo Almeida Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), RN - Brasil. Mestrado em Economia Rural. Aluno de Doutorado da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2016-12-21