USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0010

Autores

  • Jimena de Mello Heredia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marialice de Moraes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eleonora Milano Falcão Vieira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0010

Palavras-chave:

tecnologias digitais de informação e comunicação, formação de professores, Moodle.

Resumo

O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) por professores pode configurar um modo capaz de impactar no processo de ensino–aprendizagem, razão pela qual é relevante identificar como esse público utiliza tais artefatos.Nesse contexto, desenvolveu-se um projeto de extensão com o objetivo de diagnosticar como docentes empregam tecnologias digitais, em especial o Moodle, no contexto de suas aulas. Para tanto, aplicou-se um questionário a uma amostra de docentes, cujos resultados permitiram não apenas diagnosticar, mas também identificar as necessidades de aprendizagem desse público. Foram analisadas as respostas de 53 docentes. Por meio dessa análise, identificou-se há quanto tempo lecionam, se já receberam capacitações e quais recursos tecnológicos usam. Diante das necessidades de aprendizagem identificadas, realizaram-se formações destinadas aos docentes da instituição que, posteriormente, foram estendidas a docentes da Educação Básica interessados na temática.

Biografia do Autor

Jimena de Mello Heredia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC - Brasil. Mestrado em Ciência da Informação.

Marialice de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC - Brasil. Doutorado em Engenharia de Produção.

Eleonora Milano Falcão Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC - Brasil. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-12-21