PROJETOS TEMÁTICOS COMO ALTERNATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autori

Parole chiave:

Intervenções colaborativas, Métodos de projetos, Pediculose.

Abstract

Este estudo analisou as contribuições de intervenções colaborativas na concepção e desenvolvimento de um projeto pedagógico com foco na promoção da saúde. Realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa numa escola pública, envolvendo quatro professores e 44 alunos. As intervenções foram realizadas durante quatro meses, uma vez por semana, com 2 horas de duração. Os instrumentos de pesquisa foram: questionário e diário de campo, sendo as informações interpretadas pela análise categorial. O método de projetos proporcionou aos alunos novas descobertas favorecendo a aprendizagem significativa. As intervenções melhoraram a qualidade do ensino apontando para a importância de difundir na escola as contribuições do ensino colaborativo e da estratégia de projetos.

Biografie autore

  • Marilia de Rosso Krug, University of Cruz Alta

    Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Brasil. Aluna do Curso de Doutorado Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

  • Aline de Oliveira Martins, Universidade Federal de Santa Maria

    Aluna do Curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

     
  • Rui Guilherme Fernandes Pedroso, University of Cruz Alta

    Aluno do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Brasil. 

  • Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. 

Pubblicato

2015-08-11