https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/issue/feedRevista Conexão UEPG2024-10-21T11:56:27+00:00Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveirarevistaconexao@uepg.brOpen Journal Systems<p><strong>A Revista Conexão UEPG - QUALIS A3</strong> foi lançada em 2005 com o objetivo de incentivar aos que participam de projetos extensionistas a divulgar suas atividades e produção na área. As submissões são em fluxo continuo.</p>https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23040CONSTRUIR OU TRANSMITIR CONHECIMENTOS: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS2024-08-01T19:48:52+00:00Wílson de Mello Júniorwilson.mello@unesp.br<p>A Extensão Universitária está em constante evolução para atender aos requisitos legais e às demandas sociais, exigindo uma base sólida em termos teóricos e metodológicos. As metodologias específicas de Extensão Universitária parecem não se destacar nas publicações especializadas. A revisão da literatura e a análise de 200 artigos contribuíram para abordar os desafios metodológicos contemporâneos, discutindo parâmetros como referências bibliográficas, citação de modelos anteriores, coautoria com os agentes externos da instituição de ensino superior e caracterização de métodos. Observou-se que os relatos de experiência analisados são predominantemente transmitentes (74%), ou seja, desenvolveram ações de caráter unidirecional, com transferência ou transmissão de conhecimentos da universidade para a sociedade. Além disso, menos de 10% das publicações incluíram agentes não acadêmicos como coautores. Os resultados destacam a falta de descrições metodológicas adequadas em muitos artigos, sugerindo uma lacuna sobre este aspecto nas publicações extensionistas. Propõe-se uma categorização dos métodos utilizados e levantam-se questões éticas e metodológicas associadas. Conclui-se que há ainda muito a ser pesquisado e debatido para estabelecer um corpo teórico-metodológico de referência e sua incorporação na elaboração de ações e publicações extensionistas, representando um desafio para a institucionalização da Extensão Universitária e a formação acadêmica.</p> <p>Palavras-chave: metodologia de extensão universitária; pesquisa-ação; ecologia dos saberes.</p>2024-08-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23174O PROJETO ZOONLINE: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E A DIVERSIDADE DE METODOLOGIAS LÚDICAS2024-10-04T11:38:31+00:00Ana Laura Martins Ferreiraanavet70@gmail.comCarolyne Ferreira Dumontcarolfdumont@gmail.comMariana Comassio Chueirimarianacomassio@gmail.comVinícius José de Oliveiradr.vinicius.oliveiras@gmail.comJosé Eduardo Machado Barrosojoseeduardombarroso@gmail.com Roberta Torres de Meloroberta-melo@hotmail.com<p>O projeto “ZOOnline” tem como objetivo divulgar conhecimentos sobre as principais zoonoses de importância regional, com foco na prevenção dessas doenças. Diante do desafio do ensino remoto durante o período de pandemia de COVID-19, alunos de graduação e pós-graduação desenvolveram práticas lúdicas e interativas de forma online, como medida facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Foi confeccionada uma cartilha (e-book) abordando as zoonoses, integradas a atividades interativas aplicadas a um modelo físico e online do material produzido. A cartilha foi adaptada ao modelo de aulas, que foram ministradas a 255 alunos de seis escolas públicas e privadas, em dois municípios. A presente ação nas instituições de ensino permitiu a divulgação do conhecimento a respeito das zoonoses, em que se obteve uma resposta satisfatória quantitativa no aproveitamento das atividades remotas propostas. Por fim, reforçou o contexto de atuação do médico veterinário na saúde única, com vistas à prevenção de doenças e promoção da saúde.</p> <p>Palavras-chave: Educação; Ensino Online; Prevenção; Saúde Única.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23377O CORPO FEMININO EM ADÉLIA PRADO: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA PARA INCENTIVAR A LEITURA2024-09-12T17:29:56+00:00Carlos Renan Samuel Sanchotenecarlos_sanchotene@yahoo.com.br<p>O trabalho busca representar o caminho que o eu-lírico presente nas poesias de Adélia Prado segue para conseguir realizar-se por meio dos corpos femininos. A interface entre literatura e audiovisual ajuda a desvelar os dois caminhos propostos entre o divino e o profano, o sagrado e o devasso, frequentemente encontrados nos poemas da escritora mineira. Trata-se de um trabalho que é resultado do projeto de extensão “O corpo feminino nos poemas de Adélia Prado”, realizado em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais – Divinópolis. Assim, produziu-se uma série de três produções audiovisuais para o Youtube. A metodologia compreende a produção de roteiros audiovisuais (Rodrigues, 2010), a partir de três poemas do livro Terra de Santa Cruz (Prado, 2006), sendo eles: Casamento, Festa do corpo de Deus e Sagração. Acredita-se que o audiovisual aliado à literatura é um instrumento que potencializa e incentiva o ato da leitura.</p> <p>Palavras-chave: Corpo feminino; Audiovisual; Literatura; Youtube.</p>2024-10-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23520CLUBE DE CIÊNCIAS HÍBRIDO E O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA: CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO2024-09-11T13:01:02+00:00Luísa Eduarda Silva de Paulaluisasilvapaula03@gmail.comSabrina Rosa Magalhães Garciasabrina.1394531@discente.uemg.brTamara Moura Limatamara.1393435@discente.uemg.brSilvia Silveira Quintão Savergninisilvia.savergnini@uemg.brFernanda de Jesus Costafernanda.costa@uemg.br<p>Os Clubes de Ciências são espaços não formais de aprendizagem que visam desenvolver o conhecimento científico de seus clubistas por meio de propostas investigativas, onde são abordados temas de interesse, incluindo a Fisiologia Humana. O ensino de Fisiologia nas escolas é essencial para a compreensão do funcionamento do corpo humano e para promover a saúde. Entretanto, esse ensino enfrenta desafios significativos, como a complexidade dos conceitos científicos e a falta de abordagens práticas que facilitem o aprendizado. Desta forma, o presente trabalho busca relatar a contribuição de um Clube de Ciências híbrido no ensino de Fisiologia Humana, por meio de atividades investigativas que favoreçam a alfabetização científica e a formação dos clubistas dentro e fora do contexto acadêmico.</p> <p><br />Palavras-Chave: Clube de Ciências; Ensino de Fisiologia Humana; Projeto de Extensão.</p>2024-10-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23163EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR E COLETIVA DO PROJETO RONDON NO MUNICÍPIO DE PARECIS/RO2024-07-24T12:00:59+00:00Dionatan Gabrielagro.gabriel.agro@gmail.comVerônica Derzete Groffveronicagroff11@gmail.comBrenda Barros Dias00314717@ufrgs.brRenan Barbosa Salgadorenanbsalgado@gmail.comAndré Silva Carissimiandre.carissimi@gmail.comAlvaro Meneguzzialvaro.meneguzzi@gmail.com<p>A experiência multidisciplinar e coletiva do Projeto Rondon no município de Parecis/RO é fruto da participação voluntária da equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Operação Sentinelas Avançadas, realizada em julho de 2023 no estado de Rondônia. As atividades ocorreram em locais públicos, como escolas e centros comunitários, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas envolvidas por meio de oficinas teórico-práticas sobre diversos temas, incluindo tratamento e preservação de água, boas práticas agrícolas e gerenciamento de resíduos domésticos. Os resultados obtidos destacam a importância do Projeto Rondon como uma ação pública que promove a interação entre estudantes universitários e as comunidades atendidas pelo projeto. Por fim, conclui-se que, ao atingir diretamente 1.290 pessoas com 24 atividades e uma avaliação média de 9,79 pontos, a participação da UFRGS na Operação Sentinelas Avançadas foi exitosa ao atingir seu objetivo de promover a extensão universitária.</p> <p>Palavras-chave: Projeto Rondon; Voluntariado universitário; Desenvolvimento local; Extensão universitária.</p>2024-08-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23274EVOLUÇÃO DO CONCEITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E SUA INSERÇÃO NAS NORMATIVAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR2024-09-02T13:07:39+00:00Edivana de Albuquerque Canto Volanteedivana.volante@gmail.comAurea Andrade Viana de Andradeaureavgeo@yahoo.com.br<p>Este estudo investiga a evolução da extensão universitária no Brasil, com ênfase na experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a primeira universidade tecnológica do país. A extensão é concebida como um canal de comunicação entre a academia e a sociedade, com o objetivo de fomentar a produção conjunta de conhecimentos. A pesquisa revisa a trajetória da extensão desde a fundação da UTFPR, em 2005, até a recente normativa de 2022, abordando a adequação da universidade às diretrizes do Plano Nacional de Educação, que estipula que 10% dos créditos curriculares sejam alocados a atividades de extensão. A investigação incluiu uma revisão bibliográfica e a análise de documentos oficiais da UTFPR, como legislações e diretrizes institucionais. Destaca-se que, para além da obrigatoriedade, é imperativo o comprometimento de todos os envolvidos (docentes, discentes e comunidade) para assegurar a qualidade das ações extensionistas e sua relevância social. Nesse sentido, a extensão deve ser considerada um componente essencial na formação do estudante, promovendo um diálogo efetivo entre a universidade e a sociedade, de modo que ambos os lados sejam mutuamente beneficiados.</p> <p>Palavras-chave: Extensão; Universidade Tecnológica; Curricularização.</p>2024-10-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23474MINHAS VELHAS HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA INTERDISCIPLINAR COM IDOSOS2024-07-29T18:47:42+00:00Ítalo Moisés Mendes Santiagoitalo.santiago@uemasul.edu.brLílian Castelo Branco de Limaliliancastelo@uemasul.edu.br<p>O eixo extensionista das universidades desempenha um papel crucial no enfrentamento dos desafios sociais, como o envelhecimento da população. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de quinze estudantes de Medicina no projeto "Minhas Velhas Histórias: música, literatura e saúde mental para idosos", vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Realizado entre março e outubro de 2023, o projeto visou oferecer cuidado e promover a saúde dos idosos em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e em um Centro de Convivência para Idosos (CCPI), em Imperatriz, Maranhão. As atividades incluíram musicoterapia, contação de histórias, ludismo, dinâmicas interpessoais e uma campanha social, resultando em benefícios significativos para a saúde mental dos idosos e dos estudantes, como a humanização dos acadêmicos e o fortalecimento de vínculos intergeracionais.</p> <p>Palavras-chave: Extensão Universitária; Pessoa Idosa; Música; Saúde.</p>2024-08-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23659CARTAS DA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DE CONSTITUIÇÃO DE MEMÓRIA VIVA2024-07-25T19:24:56+00:00Lara de Oliveira Moreiralaradeoliveiramoreiraa@gmail.comThais Florencio de Aguiarthais.aguiar@gmail.comDaniela Xavier Haj Mussidanixhm@gmail.com<p>O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão “Cartas da Pandemia: o relato e a troca entre experiências vividas na crise atual como forma de solidariedade”. Ele consistiu na troca anônima de mais de duas centenas de correspondências entre remetentes e destinatários solidários em meados de 2020 e 2021, momentos distintos da pandemia de Covid-19, durante cursos virtuais oferecidos pela Rede Emancipa de educação popular. As cartas refletem o contexto das mazelas pandêmicas, marcado por contágio viral, desestímulo ao isolamento social, falta generalizada de redes de apoio e precariedade de políticas públicas que constituíram dispositivos necropolíticos empregados pelo governo de extrema-direita. As correspondências catalogam atos de “escrevivências” (C. Evaristo, 2020) e recursos de escuta, comunicação, sociabilidade e cuidado complementares a medidas terapêuticas. Assim, conformam uma memória social viva em suporte a narrativas de consciência histórica, a partir de relatos críticos, em dissonância com os discursos negacionistas oficiais.</p> <p>Cartas; Pandemia de Covid-19; Memória social viva; Escrevivências; Saúde mental.</p>2024-10-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23096INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO DO TÊNIS DE CAMPO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 11 ANOS2024-10-10T20:10:32+00:00Antonio Henrique Ximenes de Andradeantoniohenriqueximenes@gmail.comMariane Aparecida Cocomariuenpedf@gmail.comWalcir Ferreira Limawalcirflima@uenp.edu.brSilvia Bandeira da Silva Limasilviabslima@uenp.edu.brFlávia Évelin Bandeira Lima Valérioflavia.lima@uenp.edu.br<p>Sabe-se que, tradicionalmente, o tênis beneficia o ensino baseado na repetição de movimentos, ao passo que metodologias como o Teaching Games for Understanding opõem-se ao ensino descontextualizado. Cientes, integrantes da ITF lançaram o programa Play and Stay, capacitando o aluno a jogar na primeira aula. O objetivo deste estudo é investigar a influência do tênis no desenvolvimento motor e a eficiência dos métodos nessa tarefa. Como amostra, compõem-se 40 crianças participantes do projeto de extensão “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”, divididas em grupos, cada um estimulado por um método. O TGMD-2 foi aplicado pré e pós 17 semanas. Comparando-se os resultados pré e pós-intervenção, encontrou-se um aumento no espectro de desenvolvimento motor (p<0,001) e nas proporções (%) de desenvolvimento motor (p=0,014). Porém, comparando-se os resultados pós-intervenção dos grupos, não se observaram diferenças significativas (p=0,283). Conclui-se, então, que a prática do tênis influencia positivamente o desenvolvimento motor grosso, porém, sem maior eficiência de um método.</p> <p>Palavras-chaves: Tênis; Destreza Motora; Metodologia.</p>2024-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23240CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES DE CACAU DE VÁRZEA: IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E NA QUALIDADE DAS AMÊNDOAS DE CACAU EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO RIO MOJU, PARÁ2024-08-14T13:48:19+00:00Angela Maria Miranda Silvaanjelama@ufpa.brDouglas dos Santos Alvesdouglas.alves@itec.ufpa.brDanielle Amaral e Silvadanielle.amaral.e.silva@gmail.comConsuelo Lucia Sousa de Limasousa@ufpa.brJesus Nazareno Silva de Souzajsouza@ufpa.br<p>O cacaueiro (Theobroma cacao L.) é uma planta originária da floresta tropical úmida americana, que produz o cacau, matéria-prima essencial na fabricação do chocolate. Desde 2017, o estado do Pará se destaca como o maior produtor de amêndoas de cacau no Brasil, especialmente as cultivadas no ecossistema de várzea. Este artigo tem como objetivo avaliar os impactos da capacitação de produtores de cacau para o desenvolvimento sustentável em uma comunidade ribeirinha do rio Moju como parte do programa de extensão intitulado “Capacitação dos Ribeirinhos para Implementar os Processos de Fermentação e Secagem das Sementes e Controle de Qualidade das Amêndoas para Valorização do Cacau Várzea”. Foram empregados métodos de capacitação teórico-práticos, junto com análises laboratoriais das amêndoas antes e após o treinamento. Os resultados indicam que a capacitação é fundamental para a produção de amêndoas de melhor qualidade, com potencial para gerar empregos, aumentar a renda e diversificar a produção ribeirinha.</p> <p>Palavras-chave: Cacau de várzea; Sustentabilidade rural; Bioeconomia.</p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23439 FORMAÇÃO E AÇÃO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR - UFSCurso NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO2024-08-20T14:42:58+00:00Nataly Carvalho Lopesnatalylopes@ufscar.brIsabella Mikules de Jesusisabellamj@estudante.ufscar.brKaminski Zoz Daju Diaskaminskizoz123@gmail.comCassiano Dias Santoscassiano.santos@estudante.ufscar.brMateus Maiorga Rodrigues mateus.maiorga@estudante.ufscar.br<p>O UFSCurso existe desde 2009, quando o campus UFSCar Araras passou a contar com os cursos de Licenciaturas em Química, Física e Biologia. Assim, os professores bolsistas da atividade são estudantes não somente das licenciaturas, mas também dos cursos de bacharelado em Agronomia, Agroecologia e Biotecnologia do campus. Desde seu início, a atividade de extensão tem caráter formativo, tanto para os estudantes que nele se formam, com o objetivo de ingressar no ensino superior público, quanto para os professores bolsistas e para os coordenadores. Esses processos formativos são possíveis por meio de uma compreensão da extensão como comunicação, de acordo com os princípios teóricos e conceituais de Paulo Freire. Assim, foi possível constituir dados, a partir dos relatórios anuais dos bolsistas, e interpretá-los, por meio da análise textual discursiva, com vistas à compreensão das potencialidades formativas desta atividade, elementos que são propostos neste trabalho, que compreende discussões do período mais recente de vigência do UFSCurso, entre os anos 2018 e 2023.</p> <p>Palavras-chave: Docência; Educação; Pré-vestibular; Formação de professores.</p>2024-09-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23556EDUCAR PELA PESQUISA COMO MODO DE SER DO(A) PROFESSOR(A)2024-09-12T18:22:42+00:00Roberta Chiesa Bartelmebsroberta.bartelmebs@ufpr.brRobson Simplício de Sousarobson.simplicio@ufpr.brTiago Venturitiago.venturi@ufpr.br<p>Neste artigo, apresentamos o relato de experiência de um curso de formação continuada, ofertado na modalidade de atividade de extensão no ano de 2021. O objetivo deste trabalho é discutir a pesquisa como um princípio educativo na Educação Básica. Participaram da atividade 23 professoras e professores da Educação Básica e gestores de uma escola particular da região oeste do Paraná. A análise dos dados, coletados por meio de um questionário aberto, foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva, chegando-se às seguintes categorias finais: o Educar pela pesquisa na visão dos professores; concepções de pesquisa e mudanças a partir do curso; a importância da atividade de pesquisa em sala de aula. Dentre os participantes do curso, foi possível observar um movimento transformador em direção à pesquisa como princípio educativo, visto que os professores participantes reconheceram a importância da aprendizagem de novos conhecimentos científicos integrados aos contextos, ambientes e espaços dos alunos, rumo à compreensão de mundo. Ao final, considera-se que a pesquisa como princípio educativo trata-se de uma estratégia e de uma postura docente.</p> <p>Palavras-chave: Formação continuada; Educar pela pesquisa; Postura docente. </p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23168FORTALEZAS E POTENCIALIDADES DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL2024-07-15T15:17:13+00:00Lucimar Aparecida Britto Codatolucimarcodato@uel.brGiovana Cunha Stecagiovana.cunha.steca@uel.brLucas Fernando de Oliveira Tomaz Ferraressolucas.ferraresso@unesp.br<p>Ações extensionistas (AE) compartilham o ensino-aprendizagem entre a comunidade e a Universidade. Constroem diálogos e provocam transformações resolutivas e includentes. Este estudo objetivou conhecer percepções de professoras atuantes em um Centro de Educação Infantil (CEI) sobre fortalezas e potencialidades das AE realizadas nessa instituição. Os dados foram coletados mediante entrevistas abertas, gravadas e transcritas com quatorze professoras, após aprovação do projeto de pesquisa “Percepções de professoras de Centro de Educação Infantil sobre atividades extensionistas” pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 67725123.3.0000.5231). Constatou-se que uma comunicação inteligível durante as AE é fundamental para a assimilação dos conteúdos pelas crianças. Quando elas compreendem aspectos relacionados ao autocuidado, podem promover saúde em seus núcleos familiares. O planejamento conjunto das AE é indispensável para o conhecimento das necessidades da escola. As AE foram consideradas instrumentos sinérgicos às atividades desenvolvidas pelo CEI e importantes para a formação dos discentes, desde que haja abertura para o ensino-aprendizagem.</p> <p>Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Educação infantil; Integração social; Educação em saúde; Ensino superior.</p>2024-08-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23278DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM MENORES DE DOIS ANOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO TRANSVERSAL2024-10-21T11:56:27+00:00Ingrid Joyce Souza BezerraingrID.JSBEZERRA@UFPE.BRWeslla Karla Albuquerque Silva de Paulaweslla.paula@ufpe.brThaís de Almeida da Silvathais.asilva@ufpe.brAna Paula Esmeraldo Limaana.plima@ufpe.br<p>O estudo objetivou analisar o padrão de desenvolvimento infantil nos menores de dois anos acompanhados nas consultas de enfermagem antes e durante a pandemia da covid-19. Trata-se de pesquisa transversal, quantitativa, com dados secundários provenientes das consultas de enfermagem em puericultura, realizadas pelo projeto de extensão “Puericultura: promoção e proteção da infância saudável – Puppis”. A amostra foi composta por 62 crianças de 0 a 24 meses de vida, atendidas pelo projeto entre 2018 e 2022. Para a análise, utilizou-se o software SPSS e aplicaram-se testes Qui-quadrado de Pearson/Exato de Fisher e razão de prevalência. Dos 62 lactentes, 41,9% apresentaram alteração no desenvolvimento, cuja prevalência foi 64% menor no período pré-pandêmico (RP 0,36; IC 95% 0,06-0,59). As alterações do desenvolvimento infantil mostraram associação com o período pandêmico (p<0,003) e com o trabalho remunerado materno (p<0,025), apontando para a importância do ambiente e dos cuidados maternos para a promoção do desenvolvimento pleno infantil.</p> <p>Descritores: Desenvolvimento infantil; Lactente; Pandemia; Covid-19; Relações Comunidade-Instituição; Enfermagem Pediátrica.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23486ENGLISH PALOOZA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS NA PRÁTICA EXTENSIONISTA2024-10-10T18:08:48+00:00Ana Paula Carvalho Schmidtana.carvalho@ufsm.brAngelica Micoanski Thomazineangelica.micoanski@ufsm.br<p>Este relato discorre sobre o estudo teórico e a análise de recursos didáticos como base para o planejamento e a execução de atividades criadas pelos estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a partir de uma perspectiva crítica de ensino de línguas. O projeto, que foi desenvolvido no segundo semestre de 2023, como parte da disciplina de Dimensões Políticas do Ensino da Língua Inglesa, deu origem ao evento English Palooza, ocorrido no espaço de Extensão da UFSM no Shopping Praça Nova, onde quatro atividades foram executadas, simultaneamente, com diferentes públicos-alvo. As atividades oportunizaram que a comunidade local, não acadêmica, pudesse acessar, através de atividades lúdicas, recursos com enfoque na aprendizagem de língua adicional sob a perspectiva crítica de ensino, produzidos pelos professores em pré-serviço.</p> <p>Palavras-chave: Formação de professores; Ensino de língua inglesa; Envolvimento da/com a comunidade; Projeto de extensão.</p>2024-10-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23757AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA2024-09-20T14:38:34+00:00Rafaela da Silva Peixotorafaeladasilvapeixoto@gmail.comLeonardo Pires Prietschleonardoprietsch07@gmail.comMarcelo Dias Lemosmarcelodlemos42@gmail.comGuilherme Santana de Avilaguilhermesdeavila@gmail.comLuciana Toaldo Gentilini Avilalutoaldo@msn.com<p>O objetivo deste relato de experiência foi o de relatar e analisar os pontos positivos e as dificuldades de atuação pedagógica com os grupos de crianças da Educação Infantil atendidas pelo Projeto de Extensão Movimenta. Este projeto tem como propósito a construção e execução de práticas pedagógicas embasadas nos conhecimentos da Educação Física, articulados aos conhecimentos da Educação Infantil para crianças de escolas municipais que ofertam creche e pré-escola na cidade do Rio Grande - RS. Os dados deste relato são provenientes do seminário de divulgação e avaliação das ações do projeto, ocorrido em 2023. Os resultados revelam, especialmente, como pontos positivos a aproximação dos/as extensionistas com a realidade da Educação Infantil e o aumento do repertório motor do grupo de crianças atendidas e, como desafios, a falta de infraestrutura das escolas para a realização das brincadeiras e o desconhecimento de alguns/as extensionistas em relação às características das crianças.</p> <p>Palavras-chave: Conhecimentos da Educação Física; Crianças; Extensão Universitária.</p>2024-11-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23101USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA2024-08-22T12:50:23+00:00Deborah Evelyn Ribeiro dos Santos201911363@uesb.edu.brAisa Rocha Aguiar202010431@uesb.edu.brCamila Santos Lemos201920226@uesb.edu.brThalia Souza Silvasouzathalia126@gmail.comRuanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga201920359@uesb.edu.brManoelito Ferreira Silva Juniormanoelito_fsjunior@hotmail.com<p>O objetivo deste relato de experiência foi descrever uma ação extensionista educativa de saúde bucal com metodologia ativa para surdos. A ação foi realizada por integrantes do ‘Projeto Sorrir’ da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico de Jequié/BA. Participaram seis surdos. Inicialmente, apresentaram-se onze termos relacionados à saúde bucal com imagens/legendas e seus respectivos sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a apresentação de cada termo, houve interação com o público-alvo sobre o contexto do termo, com colaboração de dois professores de Libras da instituição. Para verificação de aprendizagem e fixação dos termos, realizou-se o jogo das três pistas, em que, para cada termo, haveria três dicas, e os participantes deveriam descobri-lo, respondendo em Libras ou apontando as imagens. A ação possibilitou interação e benefícios no conhecimento de Libras e de saúde bucal, tanto para os surdos como para os discentes extensionistas.</p> <p>Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação em Saúde Bucal; Saúde Bucal; Relações Comunidade-Instituição.</p>2024-09-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23262PROGRAMA MULHERES MIL E O PAPEL SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE2024-08-14T13:55:53+00:00Giselle Schweickardtgisellesadvocacia@gmail.comMaria Raquel Caetanomariacaetano@ifsul.edu.br<p>O artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado intitulada “Programa Mulheres Mil no câmpus Venâncio Aires do IFSul: histórias de inclusão e emancipação de mulheres”. O programa se caracteriza como extensão e a pesquisa teve o objetivo de investigar as repercussões do programa, enquanto política pública de inclusão e emancipação social, na vida das egressas dos anos de 2014 a 2022, no câmpus Venâncio Aires do IFSul. O Programa Mulheres Mil é uma política pública de gênero que tem o objetivo de proporcionar inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele representa um importante movimento para a cultura de inclusão e democratização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Dessa forma, o objetivo foi apresentar parte dos resultados da pesquisa, a fim de demonstrar a relevância do programa, caracterizado como extensão, para que os Institutos Federais cumpram seu papel social e assumam o compromisso de contribuir para o enfrentamento das desigualdades.</p> <p>Palavras-chave: Programa Mulheres Mil; Inclusão; Emancipação; Democratização; Instituto Federal.</p>2024-10-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23442COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) EM FEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR2024-08-14T13:46:04+00:00Caroline Fasolofasolocaroline@gmail.comValdecir José Zoninvaldecir.zonin@uffs.edu.brTarita Cira Debonitarita.deboni@uffs.edu.br<p>O presente estudo tem como objetivo verificar o saber, os limites e as potencialidades de comercialização das PANC por parte dos agricultores familiares em feiras livres do Oeste Catarinense. O trabalho lançou mão de estudo de caso, com entrevista semiestruturada, em cinco feiras livres, distribuídas nos municípios de Chapecó, Seara e Paial, na Região Oeste de Santa Catarina. A amostra foi constituída por 20 agricultores familiares que desempenham a função de feirantes nesses locais. Diante disso, o estudo propõe descrever a realidade social dos agricultores familiares feirantes, bem como procura esclarecer quais fatores contribuem e/ou limitam o uso e a comercialização das PANC por esses sujeitos. Os principais resultados demonstraram que os saberes expressos através do uso e consumo de PANC encontram-se fragilizados pelos agricultores, pois eles consumiram apenas 34 variedades de PANC ao longo de sua vida, uma vez que apenas 38,2% das espécies consumidas foram comercializadas. A pesquisa conclui pela necessidade de oferecer atividades como cursos, palestras, oficinas, de modo a sensibilizar os participantes sobre o cultivo e comercialização de PANC, bem como uma alternativa de fonte de renda e segurança alimentar.</p> <p><br />Palavras-chave: agricultura camponesa; desenvolvimento sustentável; segurança alimentar; consumidor; hábitos alimentares.</p>2024-10-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23566OFICINAS PEDAGÓGICAS: ESTRATÉGIA PROMISSORA NA FORMAÇÃO DE GUARDIÃS E GUARDIÕES MIRINS PARA CONSERVAÇÃO DAS SEMENTES CRIOULAS2024-10-10T14:30:39+00:00Joana Maria Leal Silvamaria432joana@gmail.comLívia de Moura Pioliviapio@ufpi.edu.brSamuel Borges Sousa Silvasamuelborges@ufpi.edu.brJosé Rodrigues da Silvajrodriguesdasilva504@gmail.comPatrícia Sara Lopes Melopatriciasara@ufpi.edu.brMichelli Ferreira dos Santosmichelliferreira@ufpi.edu.br<p>Os guardiões das sementes crioulas são os pequenos produtores que guardam e semeiam as inúmeras variedades de sementes tradicionais. Desse modo, este trabalho é proveniente de um projeto de extensão intitulado “Formando guardiões mirins: resgate, conservação e multiplicação das sementes crioulas”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, que teve por objetivo central formar guardiões mirins do patrimônio genético das sementes crioulas, por intermédio de oficinas pedagógicas em uma escola do campo do município de Itainópolis - Piauí. Foram realizadas 10 oficinas pedagógicas em uma turma de 34 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. As atividades proporcionaram aos alunos a oportunidade de conhecer o papel dos guardiões no cuidado das sementes tradicionais. Com essa iniciativa, espera-se que a conservação das sementes crioulas continue entre as gerações subsequentes.</p> <p>Palavras-chave: Agrobiodiversidade; Conservação; Educação do Campo; Extensão Universitária; Sementes crioulas.</p>2024-11-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024