https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/issue/feedRevista Conexão UEPG2025-04-09T11:07:31+00:00Beatriz Gomes Nadalrevistaconexao@uepg.brOpen Journal Systems<p><strong>A Revista Conexão UEPG - QUALIS A3</strong> foi lançada em 2005 com o objetivo de incentivar aos que participam de projetos extensionistas a divulgar suas atividades e produção na área. As submissões são em fluxo continuo.</p>https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24507A PRÁTICA TEATRAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ESCOLARES2025-03-10T11:50:43+00:00Natália Vitória Naigles Dornellesnataliadornelles.aluno@unipampa.edu.brAléxia Marques Scaramussaalexiascaramussa.aluno@unipampa.edu.brHecson Jesser Segathecsonsegat@unipampa.edu.brMarina dos Santosmarinasantos@unipampa.edu.br<p>Este estudo avaliou uma intervenção educativa que usou o teatro para promover hábitos alimentares saudáveis entre alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A peça “Chapeuzinho em: O Mistério de sua Cesta Mágica” destacou os benefícios de uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados e os riscos do consumo de ultraprocessados. Estudantes de Nutrição da UNIPAMPA criaram e apresentaram o espetáculo para alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano no município de Itaqui/RS. Após a atividade, uma pesquisa indicou que a maioria dos escolares compreendeu quais alimentos devem fazer parte de uma alimentação adequada e saudável. Além disso, 88,5% dos alunos relataram grande satisfação com a experiência. Deste modo, o estudo conclui que o teatro é uma ferramenta eficaz e interativa, que pode ser utilizada para atividades de educação nutricional, unindo arte e aprendizado, sendo uma ferramenta para atividades de extensão.</p> <p>Palavras-chave: Teatro; hábitos alimentares; intervenção educativa; lúdico; promoção de saúde; infância.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24353PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A PRESENÇA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA ESCOLA2025-04-09T11:07:31+00:00Paulo Wichnoskipaulo.wichnoski@ies.unespar.edu.brVânia Gryczakvaniag@unicentro.brVanessa Michele Loureiro de Queirozvanessamichele.vm@gmail.comAlecsandro de Camposalecsandrodecampos@hotmail.com<p>O novo paradigma que institui a curricularização de ações extensionistas em todos os cursos de graduação coloca em evidência o papel da extensão na tríade organizacional das universidades brasileiras. No escopo dessa configuração, realizamos e implementamos ações extensionistas em uma escola pública do município de Coronel Vivida, situado no estado do Paraná, em colaboração com os professores a ela vinculados. Com a intenção de compreender como esses professores perceberam a presença dessas ações na escola, efetuamos uma pesquisa de cunho fenomenológico, cujos desdobramentos apontam percepções que refletem a boa organização das ações desenvolvidas, a contribuição para o processo de ensino e aprendizagem e para o trabalho pedagógico, bem como o interesse por parte dos professores pela continuidade dessas ações no ambiente escolar. Essas percepções reconhecem a presença das ações de extensão na escola como um mecanismo de reconfiguração das ações pedagógicas e das formas de ser e agir nesse espaço.</p> <p>Palavras-chave: Extensão universitária. Educação infantil. Pesquisa fenomenológica.</p>2025-04-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24386PRODUÇÃO DA BATATA-DOCE POR AGRICULTORES CAMPONESES EM FONDWA, HAITI2025-03-10T11:42:07+00:00Jean-Fritz Milienfritzmilien@yahoo.frLudsonde Lafontantlafont81@yahoo.frJaime Alberti Gomesjagomes@uepg.brNátali Maidl de Souzanatali.maidl@gmail.comCarlos Hugo Rochachrocha@uepg.brPedro Henrique Weirich Netolama1@uepg.br<p>A batata-doce [Ipomoea batatas L. (Lam.)] é um alimento fundamental para segurança alimentar do Haiti. Visando processos de produção mais sustentáveis caracterizou-se o sistema de produção de batata-doce na Região de Fondwa, Haiti. Foram visitados 39 camponeses, onde aplicou-se questionário semi-estruturado. Esses relataram 28 genótipos, porém somente 12 foram identificados no campo. O sistema de produção é familiar, com contratação ocasional de mão de obra. Foram citadas duas pragas de importância, Cylas formicarius e o Conoderus vespertus. A produtividade apresentou médias variando de 1,22 a 2,99 Mg ha-1, confirmando a expectativa de baixos valores. Os camponeses ganham entre HTG$ 41.000 e 51.000 (entre US$ 410,00 e 510,00) por safra. Estratégias para desenvolvimento sustentável devem ser estudadas, uso de genótipos adaptados, plantas de cobertura, construção da fertilidade química, física e biológica do solo e sistemas agroecológicos são ações que podem ser implementadas.</p> <p>Palavras-chave: Ipomoea batatas L. (Lam.); Agricultura Camponesa; Extensão Rural; Desenvolvimento Sustentável.</p>2025-04-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025