https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/issue/feed Revista Conexão UEPG 2025-11-07T12:26:23+00:00 Beatriz Gomes Nadal revistaconexao@uepg.br Open Journal Systems <p><strong>A Revista Conexão UEPG - QUALIS A3</strong> foi lançada em 2005 com o objetivo de incentivar aos que participam de projetos extensionistas a divulgar suas atividades e produção na área. As submissões são em fluxo continuo.</p> <p> </p> <p>ISSN: 2238-7315</p> https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24681 O CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL SOB AS PERSPECTIVAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO E CULTURA DO CAMPUS JOÃO PESSOA – IFPB 2025-05-28T17:58:22+00:00 Andreia Cavalcanti de Oliveira andreia.oliveira@ifpb.edu.br Alysson André Régis Oliveira alysson.oliveira@ifpb.edu.br Ilka Maria Soares Campos ikk.campos@gmail.com Deyse Ayres Mendes do Nascimento dayse.nascimento@ifpb.edu.br Ster Batista de Lima ster.lima@academico.ifpb.edu.br Maria Vitória Sales de Moura vitksaales2016@gmail.com <p>Este estudo analisa o conhecimento organizacional nas atividades extensionistas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, e seu impacto nas decisões estratégicas. A gestão do conhecimento organizacional é um tema pouco explorado no Brasil, especialmente em organizações públicas portanto a pesquisa visa contribuir para preencher essa lacuna, explorando a extensão como ferramenta estratégica. Utilizando abordagem metodológica mista, combinando análise quantitativa e qualitativa, foram analisadas atividades de extensão e cultura concluídas entre 2014 e 2023, considerando principais produções, tipos de ações e enfoques estratégicos. A coleta de dados envolveu análise documental, com tratamento por Análise de Conteúdo e Estatística. A pesquisa concluiu que as atividades extensionistas estão alinhadas as necessidades da comunidade e as demandas acadêmicas, destacando-se pela relevância social e adaptação local. Assim, o estudo reforça a importância da utilização estratégica do conhecimento gerado nas práticas extensionistas para aprimorar a gestão e a tomada de decisões na instituição.</p> <p>Palavras-chave: Conhecimento Organizacional; Atividades de Extensão; IFPB.</p> 2025-08-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25082 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DE CIGARRO ELETRÔNICO EM 2023 2025-09-02T17:08:19+00:00 Ana Clara Possamai Moraes 23045240@uepg.br Yran Augusto de Lima Batista yran.augustoo@gmail.com Lislei Teresinha Preuss ltpreuss@uepg.br Camila Marinelli Martins camila.marinelli@aacet.com.br Ricardo Zanetti Gomes rzgomes@uepg.br <p>Este estudo faz parte do projeto extensionista “acompanhamento dos pacientes no ambulatório de' cirurgia vascular” e investiga o uso de cigarros eletrônicos entre estudantes de medicina, analisando o perfil epidemiológico, a influências sociais e percepções sobre o tema. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, os acadêmicos de medicina foram convidados a preencher um questionário via Google Forms. Observou-se que a maioria da população é do sexo masculino (50,20%), e um terço da amostra tem entre 20 e 22 anos. 44,02% da amostra total relatou já ter feito o uso de CE, com maior prevalência entre homens (61,11%). A pesquisa destaca que o sexo masculino, o contexto pandêmico, fatores familiares e etários impactam o uso de CE, principalmente no início da vida acadêmica, revelando preocupações para a saúde pública, prática médica e a necessidade de estratégias preventivas e educacionais voltadas para esta população-alvo.</p> <p>Palavras-chave: Cigarros eletrônicos; Tabagismo; Perfil Epidemiológico; Estudantes.</p> 2025-10-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24742 PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL DE PESSOAS COM COMPROMETIMENTO NEUROLÓGICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA GRUPAL 2025-04-22T12:51:46+00:00 Ana Cristina Cardoso da Silva ana.cardoso-silva@unesp.br Lia Aya Haraguni lia.haraguni@unesp.br Tatiane Vitória Sayuri Iabuki tatiane.iabuki@unesp.br <p>Pessoas com disfunção neurológica experimentam incapacidades e sintomas físicos, sensoriais, cognitivos e psiquiátricos; situações de isolamento social e de violação de direito. Portanto, necessitam de assistência em uma perspectiva integral. Este artigo relata a experiência do projeto de extensão “grupo de atividades e convivência: ampliando a participação de pessoas com deficiência na vida social”, desenvolvido junto às pessoas com disfunção neurológica, em um centro especializado em reabilitação. Com embasamento na Reabilitação Baseada na Comunidade e a partir de metodologia colaborativa, foram desenvolvidas atividades expressivas, artísticas e festivas, jogos e dinâmicas. A convivência e as experiências do fazer estimularam a construção e o fortalecimento de uma rede de apoio; a autonomia; a socialização; o sentimento de pertencimento; as trocas afetivas e o cuidado em saúde. Os resultados reafirmam que os grupos são estratégias possíveis para a prática em terapia ocupacional na busca pela saúde, participação na vida social e qualidade de vida.</p> <p>Palavras-chave: Reabilitação; Participação social; Terapia Ocupacional; Qualidade de Vida.</p> 2025-08-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25219 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O ENSINO EM UM CURSINHO UNIVERSITÁRIO POPULAR 2025-09-26T11:56:58+00:00 João Pedro Nunes de Souza joaosouzafmabc50@gmail.com Leonardo José Steil steil@ufabc.edu.br <p>A Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC é um programa permanente de extensão que pode ser caracterizado como um Cursinho Universitário Popular (CUP) que oferece um curso gratuito para estudantes de escolas públicas. O preparo dos instrutores, que ministram as aulas, é realizado através de um Programa de Desenvolvimento para o Ensino (PDE). O presente estudo descreve as atividades e fundamentos teóricos dos encontros formativos do PDE a partir de um relato de experiência. A principal potencialidade do PDE é oferecer subsídios elementares de um conhecimento pedagógico geral para instrumentalizar uma prática crítica e reflexiva de instrutores não vinculados aos cursos de licenciatura. O principal desafio é a diversidade de objetivos, experiências e repertório do público de instrutores. Em suma, iniciativas semelhantes são necessárias para qualificar a prática docente em um CUP que representa uma oportunidade singular para promoção da equidade de acesso e permanência no ensino universitário.</p> <p>Palavras-chave: Extensão Universitária; Cursinho Popular Universitário; Formação de Professores.</p> 2025-11-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24796 A AVALIAÇÃO DE SESSÕES DE PLANETÁRIO ABERTAS AO PÚBLICO EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO 2025-06-02T11:09:14+00:00 Alessandro Damásio Trani Gomes alessandrogomes@ufsj.edu.br <p>Este estudo apresenta a avaliação das sessões de cúpula abertas ao público no âmbito do programa de extensão “Planetário da UFSJ”, realizadas entre maio de 2022 e março de 2024. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa, com base em um questionário online respondido por 202 participantes para analisar o perfil do público, o interesse e conhecimento em astronomia, e a percepção sobre a experiência no planetário. Os resultados indicam um alto nível de satisfação, com destaque para o acolhimento da equipe, a interação com as planetaristas e a contribuição da atividade para o aprendizado astronômico. Os resultados reforçam a importância da extensão universitária na popularização e democratização do conhecimento científico em planetários, além de apontarem novas oportunidades de pesquisa na área.</p> <p>Palavras-chave: Extensão universitária; Planetário; Astronomia; Popularização da ciência.</p> 2025-08-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25437 TECENDO SABERES: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM UMA ASSOCIAÇÃO DE SENHORAS ARTESÃS EM OURO PRETO (MG) 2025-08-20T12:45:27+00:00 Tays Torres Ribeiro das Chagas tays.chagas@ufop.edu.br Bernardo Almeida Rocha bernardob.rocha@hotmail.com Yã Grossi Andrade ya.andrade@ufop.edu.br Julia Pereira Bonilho julia.bonilho@aluno.ufop.edu.br <p>Este artigo relata uma experiência extensionista desenvolvida junto à Associação das Senhoras Artesãs (ASA) de Ouro Preto (MG), por meio do projeto de extensão “Mulheres de ASAs: artesanato empreendedor com mulheres rurais”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. O projeto teve como foco o fortalecimento do empreendedorismo feminino, valorizando o bordado como patrimônio cultural e promovendo a capacitação técnica e organizacional das artesãs. Por meio de oficinas, assessoramento e apoio à participação em editais, as mulheres ampliaram suas habilidades, autonomia e geração de renda, além de promoverem a inovação em produtos ligados à tradição local. A atividade também contribuiu para a formação prática e crítica dos discentes, aproximando-os da realidade social e fortalecendo o diálogo entre universidade e comunidade. Como resultado, observou-se o fortalecimento da associação, a valorização dos saberes artesanais e o impacto positivo na economia local, demonstrando o potencial transformador da extensão universitária.</p> <p>Palavras-chave: Trabalho artesanal; Extensão universitária; Empreendedorismo feminino; Bordado.</p> 2025-10-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24834 A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA REABILITAÇÃO ESTÉTICA E SOCIAL DE PACIENTE COM MUTILAÇÃO FACIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO 2025-09-09T11:07:57+00:00 Mariana Nunes Godoi Moreira Mariana.nunes@sou.unifal-mg.edu.br Maira Foresti Vieira Munhoz maira.munhoz@unifal-mg.edu.br Marcela Filié Haddad marcela.haddad@unifal-mg.edu.br <p>O Projeto de Extensão ReabilitArte, da Universidade Federal de Alfenas, visa oferecer reabilitação protética a pacientes com mutilações bucomaxilofaciais, restaurando estética, funcionalidade e autoestima. O tratamento de câncer de cabeça e pescoço frequentemente resulta em mutilações faciais, afetando a imagem e a qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, a reabilitação protética é essencial para recuperar funções fisiológicas e melhorar o bem-estar emocional e social. Este estudo destaca a importância das atividades extensionistas na reabilitação bucomaxilofacial, apresentando o caso clínico de uma paciente com mutilação nasal causada por melanoma, tratada com uma prótese nasal. O processo incluiu moldagem facial, confecção do modelo em gesso, escultura em cera e processamento laboratorial da prótese, que foi fixada a uma armação de óculos. A paciente relatou estar satisfeita com o resultado estético e funcional, evidenciando o impacto positivo na autoestima e reintegração social. </p> <p>Palavras-chave: Nariz; Deformidades Adquiridas Nasais; Prótese Maxilofacial; Anormalidades Maxilofaciais.</p> 2025-10-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24935 INTERCÂMBIO DE MULHERES CAMPONESAS: PROCESSO FORMATIVO NO ÂMBITO DA EXTENSÃO POPULAR 2025-08-25T13:18:05+00:00 Maria Flávia Dantas da Cruz fvmaria5@gmail.com Leandro Vieira Cavalcante leandro.cavalcante@ufrn.br Anelisse da Silva Pinheiro anelissepnhr1@gmail.com Ozeane Araújo de Albuquerque da Silva ozeanealbuquerque@yahoo.com.br <p>O intercâmbio trata-se de uma prática social pautada na realização de vivências em contextos espaciais distintos daqueles cotidianamente vivenciados pelos sujeitos participantes. O diálogo de saberes e a construção compartilhada de conhecimentos estão na base do processo formativo dos intercâmbios. Aborda-se essa atividade desde a perspectiva da extensão popular, de modo que favorece a colaboração e a solidariedade entre os participantes. Foi nesse sentido que a Cáritas Diocesana de Caicó e o Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (SEMIAR), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), propuseram a realização de um intercâmbio com mulheres camponesas, no âmbito do projeto de extensão “Transição Agroecológica e Economia Solidária no Seridó Potiguar”. O intercâmbio ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025 e proporcionou com que mulheres da Serra de Santana (RN) pudessem conhecer experiências de convivência com o semiárido, agroecologia e economia solidária na Chapada do Apodi (CE). Desse modo, objetiva-se apresentar uma análise qualitativa da atividade extensionista do intercâmbio, entendido aqui como uma prática de extensão popular, descrevendo os principais resultados decorrentes dessa atividade e refletindo acerca das suas potencialidades para o processo formativo das mulheres camponesas.</p> <p>Palavras-chave: Intercâmbio. Mulheres. Extensão. Diálogo de Saberes.</p> 2025-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24386 PRODUÇÃO DA BATATA-DOCE POR AGRICULTORES CAMPONESES EM FONDWA, HAITI 2025-03-10T11:42:07+00:00 Jean-Fritz Milien fritzmilien@yahoo.fr Ludsonde Lafontant lafont81@yahoo.fr Jaime Alberti Gomes jagomes@uepg.br Nátali Maidl de Souza natali.maidl@gmail.com Carlos Hugo Rocha chrocha@uepg.br Pedro Henrique Weirich Neto lama1@uepg.br <p>A batata-doce [Ipomoea batatas L. (Lam.)] é um alimento fundamental para segurança alimentar do Haiti. Visando processos de produção mais sustentáveis caracterizou-se o sistema de produção de batata-doce na Região de Fondwa, Haiti. Foram visitados 39 camponeses, onde aplicou-se questionário semi-estruturado. Esses relataram 28 genótipos, porém somente 12 foram identificados no campo. O sistema de produção é familiar, com contratação ocasional de mão de obra. Foram citadas duas pragas de importância, Cylas formicarius e o Conoderus vespertus. A produtividade apresentou médias variando de 1,22 a 2,99 Mg ha-1, confirmando a expectativa de baixos valores. Os camponeses ganham entre HTG$ 41.000 e 51.000 (entre US$ 410,00 e 510,00) por safra. Estratégias para desenvolvimento sustentável devem ser estudadas, uso de genótipos adaptados, plantas de cobertura, construção da fertilidade química, física e biológica do solo e sistemas agroecológicos são ações que podem ser implementadas.</p> <p>Palavras-chave: Ipomoea batatas L. (Lam.); Agricultura Camponesa; Extensão Rural; Desenvolvimento Sustentável.</p> 2025-04-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25004 BONECAS RITXOKÓ EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO: A ARTE DE FAZER, BRINCAR E REPRESENTAR O UNIVERSO FEMININO 2025-07-03T17:28:11+00:00 Elisangela Christiane de Pinheiro Leite Munaretto profartelis@gmail.com Maclovia Corrêa da Silva macloviasilva@professores.utfpr.edu.br <p>Este artigo apresenta um recorte do projeto extensionista "Diversidade cultural de povos indígenas na sociedade brasileira", vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Focamos na extensão, pesquisa e ensino, sobre a arte de fazer as bonecas Ritxokó, no universo feminino da cultura Karajá, os quais nos levaram a uma pesquisa bibliográfica, mobilizadora para a prática experimental com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo revelou possibilidades de aliar extensão, pesquisa e ensino, recorrendo à arte indígena como indutora da proposta metodológica. Fundamentamo-nos em pesquisas que reconhecem as bonecas Ritxokó como Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, além de depoimentos e oficinas práticas. Constatamos que a temática indígena, quando amplamente debatida em contextos de aprendizagem, por meio da confecção de bonecas da cultura Karajá, revelou saberes expressivos da representatividade feminina indígena.</p> <p>Palavras-chave: Cultura Indígena Karajá; Universo Feminino; Bonecas Ritxokó; Educação; Arte.</p> 2025-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24501 AÇÃO EXTENSIONISTA E PRÁTICA DIALÓGICA NA VALORIZAÇÃO DA CIDADE COMO PROBLEMA PÚBLICO. REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO ÁGORA: CIDADE E POLÍTICA EM JUIZ DE FORA – MG 2025-05-26T19:34:19+00:00 Clarice Cassab clarice.cassab@ufjf.br Wagner Barbosa Batella wagner.batella@ufjf.br <p>Neste trabalho, por meio do relato de uma ação extensionista intitulada “Ágora: cidade e política em Juiz de Fora”, problematiza-se o papel da cidade como a arena do debate político, do exercício da Democracia e como lócus do encontro. A partir da compreensão acerca da extensão enquanto uma prática formativa e educativa, discute-se a cidade como o local de realização da política. O projeto em questão foi desenvolvido a partir de uma metodologia que valorizou as “conversas de rua” que ocorreram em diferentes locais da cidade de Juiz de Fora - MG. Após os relatos dos encontros, conclui-se com os principais desafios enfrentados e os desdobramentos do projeto nas práticas dos docentes e dos discentes.</p> <p>Palavras-chave: Extensão universitária; Ágora; Cidade; Política.</p> 2025-08-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25062 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CÁRCERE: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM GESTÃO SOCIAL, AGROECOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL 2025-09-29T11:33:37+00:00 Guilherme Smaniotto Tres guis3@hotmail.com Washington José de Souza wsufrn@gmail.com Romoaldo Marroque Torres romoaldomarroque@gmail.com Diego José do Nascimento Rabelo academicoufrn@gmail.com <p>Ações no contexto penal precisam considerar oportunidades de melhoria nas condições prisionais, de ocupação e de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Assim, descrevemos experiência de extensão universitária no sistema penal brasileiro, desenvolvida sob metodologia e princípios da gestão social, com exposições dialogadas, atividades práticas e reflexões em grupo em torno de conceitos e práticas de economia solidária, segurança e soberania alimentar e agroecologia. Obtivemos, como resultados, instalação de uma horta, de um minhocário, avanços entre os apenados na compreensão dos valores de atos cooperativos, de práticas de alimentação saudável e da conscientização em torno de efeitos socioambientais dos sistemas de produção e consumo. A experiência gerou contribuição pela inserção da extensão universitária no sistema penal, alicerçada em princípios teórico-práticos que têm potencial para viabilizar o acesso de apenados a conhecimentos sobre segurança alimentar e nutricional, bem como a sistemas de trabalho e produção mais justos, contribuindo para sua ressocialização.</p> <p>Palavras-chave: Direitos Humanos; Educação no cárcere; Remição de pena.</p> 2025-10-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25148 LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE JOGOS COLABORATIVOS: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, LUDICIDADE E MEDIAÇÃO DE SABERES 2025-10-09T13:59:33+00:00 Jeferson Antunes cat_kalderash@hotmail.com Maria Eduarda Nunes de Souza eduardans2@outlook.com Ana Clarice Bezerra de Araujo Silva clarice075@hotmail.com Abigayl Fernandes da Silva abigayl.fernades@gmail.com <p>Envolver metodologias educacionais e extensão universitária remete a uma práxis ligada a educação. Com a participação de instituições educacionais em múltiplos níveis, de forma positiva e propositiva, a pesquisa e desenvolvimento de produtos específicos para a educação pode ser um caminho que orienta essas práxis afim de desenvolver mais que produtos, estabelecendo relações e vínculos entre pessoas e instituições. O presente estudo apresenta considerações iniciais que deram origem ao Laboratório Interdisciplinar de Jogos colaborativos (LIJC), bem como estudos e análises sobre seu primeiro jogo implementado, a CRIATIVA. Seguimos um percurso teórico que demonstra os aspectos norteadores, bem como nosso conceito de extensão universitária, em seguida apresentamos o jogo criado, para então expor os resultados da aplicação desse jogo a partir de um relato de experiência.</p> <p>Palavras-Chave: Jogos cooperativos; Educação; Extensão universitária.</p> 2025-11-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24787 CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO ACERCA DE DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI 2025-06-11T12:48:41+00:00 Marcio Antonio Ferreira Camargo marcio.camargo@uemg.br CARMEN APARECIDA CARDOSO MAIA CAMARGO carmen.camargo@uemg.br Sara Aparecida Alexandre sara.2144333@discente.uemg.br <p>O projeto extensionista “Desenvolvimento de Campanhas de Conscientização sobre doenças transmitidas por Mosquitos <em>Aedes aegypti</em>” foi desenvolvido em 2024 por docentes e discentes da Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil, sendo relevante pela elevada prevalência da dengue no estado nesse ano. O projeto objetivou orientar, educar e informar alunos, professores e funcionários de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio de escolas estaduais sobre prevenção, sintomas, tratamento e impacto da doença sobre a saúde da população do município. Foram realizadas rodas de conversa e palestras. O desenvolvimento do projeto amplia a formação dos acadêmicos e da comunidade escolar. Mediante cenário de greve das instituições públicas em 2024, fez-se necessário empenho e resiliência para conduzir o projeto e atender às expectativas iniciais. Mesmo com obstáculos ao desenvolvimento do projeto, foram encontradas alternativas para disseminar as ações propostas e informações. Houve troca de saberes entre participantes e acadêmicos. </p> <p>Palavras-chave: Conscientização pública; <em>Aedes aegypti</em>; Infecção pelo Vírus da Dengue.</p> 2025-11-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25293 O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE 2025-09-04T16:21:34+00:00 Tania Gabriele Valverde da Costa taniagabriele@ufpr.br Márcia Kiyoe Shimada shimada@ufpr.br Larissa Reifur reifurla@ufpr.br <p>Este artigo descreve a experiência de uma discente do curso de Enfermagem de uma universidade pública brasileira, extensionista do Projeto Promoção da Saúde Animal, Humana e Ambiental. O projeto está ancorado nas Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária Brasileira e aplica metodologias que integram a comunidade no planejamento das ações extensionistas junto com o extensionista, conferindo-lhe um caráter multidisciplinar e interdisciplinar. Essas ações abrangem públicos variados; portanto, as estratégias de educação em saúde são elaboradas por meio de materiais e linguagem adaptados conforme as necessidades da comunidade. Essas atividades impactaram positivamente a discente extensionista, no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro profissional de saúde e as comunidades atendidas, estimulando o autocuidado da saúde. Evidencia-se, assim, a relevância da extensão como pilar fundamental da universidade pública para a formação dos profissionais, de forma a estimular o compromisso social e a responsabilidade profissional.</p> <p>Palavras-chave: Enfermagem; Extensão Universitária; Formação do profissional de saúde.</p> 2025-10-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24917 AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE QUEIJOS COLONIAIS DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - PARANÁ 2025-05-28T17:29:07+00:00 Simone de Oliveira monyoliveira89@gmail.com Ana Carla Ribeiro Ferreira anacarla241201@gmail.com Fernanda Silva Farinazzo fsfarinazzo@gmail.com Eduarda Molardi Bainy eduarda.bainy@uffs.edu.br <p>A produção de queijos Coloniais é uma tradição na região Sul do Brasil, representando identidade cultural e renda para muitas famílias. O objetivo deste artigo é a caracterização dos queijos coloniais e do processo de produção de uma agroindústria familiar localizada no município de Cantagalo, no Território Cantuquiriguaçu, Paraná. Foram analisados quatro tipos de queijos: Tradicional, Temperado, Defumado e ao Vinho. Os queijos foram classificados como de média umidade (36,0% a 45,9%), com massas semiduras, e, quanto ao teor de gordura, os queijos Tradicional e Temperado foram classificados como gordos, enquanto o Defumado e ao Vinho classificados como semigordos. A atividade de água teve valor médio de 0,90, o pH médio foi 5,4, e os queijos apresentaram características sensoriais distintas. Portanto, a caracterização da produção e dos queijos coloniais permitiu uma melhor compreensão das propriedades dos queijos produzidos na agroindústria e sua diferenciação em relação a outros tipos de queijos.</p> <p>Palavras-chave: queijaria artesanal; composição centesimal; caracterização.</p> 2025-08-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24980 FOTOEDUCAÇÃO NO ESPORTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO 2025-09-09T16:24:58+00:00 Bárbara da Silva e Souza Lorca barbara.lorca@uerj.br Telles Henriques Maffra Lessa henrique.telles8@gmail.com Carlos Eduardo Collazo Pontes pontes.kdu@gmail.com <p>A luz solar traz benefícios ao organismo, mas a exposição excessiva representa riscos à saúde devido à radiação solar. Esportistas são especialmente vulneráveis, pois permanecem longos períodos expostos ao sol durante treinos e competições. Pensando nisso, realizou-se um evento extensionista com integrantes do projeto "Cosméticos em Fatos", para sensibilizar praticantes de esportes ao ar livre sobre fotoeducação (importância da fotoproteção e os efeitos da radiação solar), por meio de estratégias lúdicas, como jogos, folhetos informativos e perguntas temáticas. Este artigo descreve, em forma de relato de experiência, os resultados da ação realizada com esportistas do Centro Esportivo Miécimo da Silva, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A atividade destacou a relevância das ações extensionistas para ampliar o conhecimento da população, promovendo proteção e bem-estar, além de confirmar que essas iniciativas fortalecem a autonomia em saúde, disseminam o conhecimento científico e aproximam a universidade da comunidade.</p> <p>Palavras-chave: Radiação solar; Fotoproteção; Extensão universitária.</p> 2025-10-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24468 A TERRITORIALIZAÇÃO NA SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA 2025-04-08T18:41:03+00:00 Andrea Gomes Linard linard@unilab.edu.br Sérgio Servilha de Oliveira sservilha@unilab.edu.br Stephany da Silva Rodrigues stephanyslvrodrigues@aluno.unilab.edu.br Antônia Carla Gomes da Silva Magalhães rcarla838@gmail.com Vitória Ellen Barroso Bomfim ellenbomfim7@aluno.unilab.edu.br Ellen da Silva Fernandes Ellensilvafernandes12@gmail.com <p>Objetivou-se realizar um curso de aperfeiçoamento com foco no uso de ferramentas para analisar a situação de saúde da população no território da Estratégia Saúde da Família (ESF). A Formação foi financiada pelo Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura da Unilab, com carga horária de 40h e realizado em 2024. Participaram das atividades 47 pessoas. A programação da formação abordou os seguintes temas: territorialização como instrumento do planejamento local da atenção básica, fases da territorialização e construção do mapa da microárea. Como resultados, foram construídos 9 mapas dos municípios de Acarape e Barreira, dos quais 2 foram feitos, respectivamente, no <em>Google Earth</em> e <em>Maps</em>, e 7 desenhos à mão livre. A descrição dos mapas listava no território dados epidemiológicos, equipamentos sociais e sinalizava problemas de saúde relevantes. Conclui-se que a iniciativa é necessária para fortalecer o cuidado qualificado do paciente na ESF.</p> <p>Palavras-chaves: Mapa; Agentes Comunitários de Saúde; Saúde da Família.</p> 2025-05-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25037 ENTRE ALGORITMOS E EMOÇÕES: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE UM CURSO ON-LINE ABERTO E MASSIVO COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2025-11-07T12:26:23+00:00 Cristiano da Cruz Fraga dacruzfraga@yahoo.com.br Cecilia Decarli cecilia_decarli@hotmail.com Cíntia Inês Boll cintiaboll@gmail.com <p>O artigo apresenta um relato de experiência do curso on-line aberto e massivo (MOOC), intitulado “Inteligência Emocional e Inteligência Artificial: um debate para o futuro da educação”, ofertado ao grande público interessado na temática no âmbito da educação, abrangendo, assim, professores e estudantes de licenciatura. O estudo tem por objetivo apresentar o curso e analisar dados coletados pelos cursistas por meio de análises multivariadas, a fim de verificar expectativas e possibilidades da integração entre Inteligência Artificial e Inteligência Emocional. A metodologia consiste em relato de experiência e análise textual de respostas de fóruns no período de julho de 2024 a abril de 2025. O curso segue disponível, e novas interações podem ocorrer após a publicação deste estudo. Os resultados apresentam os temas abordados pelo curso e as conexões estabelecidas pelos cursistas. O MOOC produzido e o material gerado em virtude dele serão úteis na disseminação do conceito de Amorismo em tempos de Inteligência Artificial.</p> <p>Palavras-chave: Amorismo; Inteligência Emocional; Inteligência Artificial; Iramuteq; Análise textual.</p> 2025-11-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24691 IMPACTOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PERCURSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2025-04-07T13:19:33+00:00 Bianca Fernandes bianca.fernandes1@unesp.br Denise Aparecida Corrêa denise.correa@unesp.br <p>O artigo teve como objetivo analisar as percepções de licenciados/as em Educação Física sobre a experiência de atuarem em um projeto de extensão universitária na escola, bem como identificar os processos educativos desencadeados no percurso de formação inicial docente. A pesquisa contou com nove participantes, que responderam a um questionário eletrônico e participaram de entrevistas semiestruturadas, analisadas por categorização temática. Três categorias emergiram: (a) “Descobrir-se professor/a”, relacionada às motivações iniciais para integrar o projeto; (b) “Aprendendo uns com os outros”, destacando aprendizagens influenciadas pela Pedagogia Freireana; e (c) “Tornar-se professor/a”, evidenciando impactos na identidade docente. Os achados indicam que a experiência no projeto favoreceu o conhecimento do ambiente escolar, a troca de saberes, o fortalecimento de relações e o desenvolvimento profissional e pessoal. O estudo reforça a importância da extensão universitária na formação docente, consolidando seu papel no tripé universitário, junto ao Ensino e à Pesquisa.</p> <p>Palavras-chave: Formação de Professores; Prática Pedagógica; Extensão Universitária; Educação Física; Ambiente Escolar.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25093 O EMPREGO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BELÉM. 2025-08-14T14:41:31+00:00 Breno Rodrigo de Oliveira Alencar breno.alencar@ifpa.edu.br Abimael Nonato de Souza nonatoabimael@gmail.com <p>O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (LABTEC), criado em 2020 no IFPA–Campus Belém. Vinculado a editais internos, o projeto promove a tradução, resenha e divulgação de textos acadêmicos sobre TDICs por meio de mídias digitais como Instagram, TikTok e site. A metodologia adotada envolve trabalho colaborativo entre pesquisadores, tradutores, resenhistas e gerenciadores de mídias, com organização via Google Drive e uso do Meta Business para análise de engajamento. Desde sua criação, o LABTEC traduziu 26 textos, publicou 12 resenhas e realizou mais de 450 postagens, alcançando cerca de 760 mil visualizações. Os resultados demonstram que é possível tornar o conhecimento científico acessível à comunidade externa por meio da comunicação digital. O projeto contribui para o letramento digital e a internacionalização da produção acadêmica na Amazônia Oriental.</p> <p>Palavras-chave: Tradução; Extensão; Mídias digitais; Redes socias; IFPA.</p> 2025-10-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24752 BANCA DA CIÊNCIA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO 2025-04-03T19:20:49+00:00 Vitor Amorim vitor.amorim@unifesp.br Giselli Belli giselli.belli@unifesp.br Ana Paula Moreira Alves paula.alves@unifesp.br Emerson Izidoro emerson.izidoro@unifesp.br <p>Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a adaptação de práticas pedagógicas na Unidade Curricular (UC) Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Ciências I durante a pandemia de COVID-19, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com foco no projeto Banca da Ciência, destaca-o como um espaço de extensão universitária integrado às atividades acadêmicas, articulando ensino, pesquisa e extensão. A pandemia exigiu adaptações, incluindo a transição para o ensino remoto e a criação de vídeos-experimentos como alternativa às avaliações presenciais. Os graduandos desenvolveram materiais audiovisuais para explorar conceitos científicos de forma prática e contextualizada. Esses vídeos ampliaram a divulgação científica nas redes sociais do projeto. A análise destaca a extensão universitária como ferramenta para conectar teoria e prática na formação docente, valorizando criatividade, interdisciplinaridade e reflexão crítica para enfrentar desafios educacionais contemporâneos.</p> <p>Palavras-chave: Divulgação Científica; Curricularização da Extensão; Ensino de Ciências; Formação docente; Produção audiovisual.</p> 2025-05-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25286 AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURRICULARIZADA: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE CONFORMIDADE COM BASE EM DIRETRIZES NORMATIVAS E INSTITUCIONAIS 2025-10-08T14:09:42+00:00 Márcia Gabriele Carvalho Silva gabriele.cs@uft.edu.br Aloísio Bolwerk bolwerk@mail.uft.edu.br <p>A curricularização da extensão, regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, consolida a concepção da extensão universitária como função pontencializadora na formação dos estudantes e na capacidade de intervir em benefício da sociedade. Contudo, para que o propósito de transformação social seja efetivamente alcançado, as atividades extensionistas devem ser orientadas pelos princípios e diretrizes estabelecidos na referida resolução. Neste contexto, este trabalho apresenta um breve histórico normativo da avaliação da extensão no Brasil, destacando os marcos instituídos pelo FORPROEX e pela Política Nacional de Extensão. A partir da análise documental de marcos legais e institucionais, especialmente no contexto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o estudo propõe uma matriz avaliativa de aderência dos projetos de extensão às diretrizes estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 7/2018 e pelos documentos normativos da Universidade. Conclui-se que a institucionalização da avaliação é condição para assegurar a efetividade das ações de extensão como espaço formativo e transformador.</p> <p>Palavras-chave: Curricularização da Extensão; Avaliação Institucional; Extensão Universitária.</p> 2025-11-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24810 MITIGAÇÃO DA DESINFORMAÇÃO SOBRE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: O PAPEL DO PROJETO INFORAIO 2025-05-29T16:26:56+00:00 Raimundo Vitor Santos Pereira vitorspereira2010@gmail.com Ludmila Monteiro da Silva ludmila@ufpa.br Edilane Rosária Bezerra Negrão edilanerbnegrao@gmail.com Aline Maria Meiguins de Lima ameiguins@ufpa.br Paulo Afonso Fischer Kuhn pkuhn@ufpa.br Francisco de Oliveira Souza franciscogeof@gmail.com <p>A alta incidência de descargas atmosféricas na Região Metropolitana de Belém (RMB) representa um risco significativo, exigindo a disseminação de informações. Este estudo analisa a percepção da população urbana e rural da RMB sobre descargas atmosféricas, utilizando dados coletados pelo projeto de extensão INFORAIO, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). Foram aplicados questionários presenciais e online, alcançando 642 participantes, com o objetivo de avaliar o conhecimento popular sobre raios, relâmpagos e trovões, bem como as medidas de segurança adotadas durante tempestades. Os resultados evidenciam fraco entendimento dos fenômenos, especialmente em comunidades rurais, onde a vulnerabilidade socioeconômica agrava os impactos desses fenômenos. O projeto INFORAIO revelou-se uma importante ferramenta na mitigação da desinformação, promovendo ações educativas em escolas e utilizando mídias sociais para ampliar o alcance das informações. Conclui-se que iniciativas de divulgação científica, como o INFORAIO, são fundamentais para conscientização da população associados às descargas atmosféricas na RMB.</p> <p>Palavras-chaves: Projeto de extensão; População; Eletricidade Atmosférica; INFORAIO.</p> 2025-08-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25562 ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE RECREATIVA COM BASE NA EDUCAÇÃO CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE 2025-10-31T11:49:57+00:00 Andreia de Jesus andreia.jesus@ufpr.br Fernanda Regina Rios Assis fernanda.2019@alunos.utfpr.edu.br Beatriz Belfort Silveira Amaral beatrizbelfort@alunos.utfpr.edu.br Marília Abrahão Amaral mariliaa@utfpr.edu.br Leonelo Dell Anhol Almeida leoneloalmeida@utfpr.edu.br <p>O objetivo deste artigo é relatar uma experiência empírica a partir de uma atividade recreativa/educacional, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental 1. A atividade faz parte da ação extensionista (AE) “Entre telas, sons e saberes”. A ação é resultado da parceria entre universidade e entidade social, e seu planejamento teve origem em uma disciplina de pós-graduação. Para a elaboração das atividades, foi considerado o contexto educacional de contraturno, com a seguinte fundamentação teórica: dialogicidade e alteridade; estudos CTS e concepção freiriana de extensão. Além disso, o planejamento da AE conecta dois métodos, temas geradores e sequências didáticas, e recursos tecnológicos voltados a estudantes do Ensino Fundamental 1. O resultado satisfatório da AE foi possível devido a: identificação das reais necessidades de suporte à instituição parceira; planejamento de atividades com coparticipação dos atores; dialogicidade com a comunidade; avaliação dos resultados com os profissionais e crianças da instituição parceira para identificação de melhorias.</p> <p>Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino-Pesquisa-Extensão; Tema Gerador; Sequência Didática.</p> 2025-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24881 RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA EM SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO VIVAZ 2025-06-10T11:54:42+00:00 Paulo Vinicius Silva Rodrigues paulo.visiro@gmail.com Lucas Silva Santos lsilvasantos640@gmail.com Thaylanna Brito da Fonsêca Nóbrega enf.thaylanna@gmail.com Bruna Fernandes dos Santos brunafernandes@ufba.br Wanderley Matos Reis Júnior wanderley.matos@uesb.edu.br Helca Franciolli Teixeira Reis helca.reis@ufba.br <p>Este estudo objetiva relatar a experiência de implantação e realização de rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em serviços especializados em saúde mental e descrever as contribuições da interlocução entre ensino, pesquisa e extensão. O estudo é derivado do projeto de pesquisa e extensão "Terapia Comunitária Integrativa no território: espaços de cuidado para pessoas em sofrimento psíquico", com abordagem qualitativa e descritiva, sob a configuração de relato de experiência. A abordagem foi realizada com pessoas em sofrimento psíquico e familiares cadastrados naqueles serviços, em um município baiano, no Brasil. A experiência confirmou que a TCI é um dispositivo de cuidado em saúde mental potente, viável e essencial para o enfrentamento de situações promotoras de sofrimento, promovendo a qualidade de vida individual e coletiva. Assim, compreendeu-se que o eixo ensino-pesquisa-extensão, aliado às repercussões significativas para os usuários, destaca a importância de investir em práticas terapêuticas comunitárias, oportunizando aos participantes o protagonismo do seu processo de cuidado.</p> <p>Palavras-chave: Prática de Saúde Integral; Saúde Mental; Serviços de Saúde para Estudantes; Terapia Comunitária Integrativa.</p> 2025-09-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24947 PROTAGONISMO ESTUDANTIL: O POTENCIAL DE UMA COMUNIDADE FRENTE AOS ESPAÇOS SILENCIADOS NO ENSINO SUPERIOR 2025-08-27T12:01:45+00:00 Beatriz Louzada Guedes Carneiro da Fontoura beatriz.fontoura@gmail.com Yasmin Nunes Melo yasmin.nunes.melo@gmail.com Meire Kamile Montalvão Marques kamilemarquesm@gmail.com Wyder Yann Costa Rodrigues wyderyanncostarodrigues2004@gmail.com Anne de Resende Lombardi lombardianne05@gmail.com Wilsa Maria Ramos ramos.wilsa@gmail.com <p>O artigo relata a experiência do projeto de extensão universitária Comunidade Virtual de Aprendizagem e Práticas da Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, destacando sua contribuição para a formação acadêmica e o desenvolvimento interpessoal dos estudantes. A comunidade é composta por discentes de graduação, uma professora coordenadora e ex-alunas voluntárias. As atividades incentivam a construção coletiva de conhecimentos, redes de pertencimento e acolhimento de discentes, docentes e técnicos, configurando-se como espaço dialógico de luta e resistência diante de exclusões e desigualdades sociais nos microespaços silenciados na universidade. Em cinco anos, mais de 1200 pessoas foram beneficiadas pelas oficinas, minicursos e rodas de conversa, além de conteúdos multimídia produzidos pelos estudantes. Os resultados apontam que a autogestão compartilhada da comunidade amplia as possibilidades de emergência do protagonismo estudantil e favorece o engajamento e o enfrentamento das desigualdades e exclusões sociais vivenciadas na universidade.</p> <p>Palavras-chave: Protagonismo estudantil; Comunidade de aprendizagem; Pertencimento; Espaços silenciados; Extensão universitária.</p> 2025-10-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24455 ATIVIDADE DE EXTENSÃO - MODALIDADES DE ESPORTE E LAZER ADAPTADAS AO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE CÁCERES/MT 2025-04-29T13:14:50+00:00 Idelmar da Silva Freitas idelmar.freitas@unemat.br Maria do Horto Salles Tiellet tiellet.maria@unemat.br Viviane Teixeira Silveira viviane.silveira@unemat.br <p>Neste artigo constam as atividades de extensão feitas com adolescentes em conflito com a lei, propostas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. As atividades do projeto de extensão “Esporte e Lazer no CASE” ocorreram no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres/MT por meio do desenvolvimento de práticas de esporte e lazer. Os sujeitos envolvidos, por adesão voluntária, foram dez (10) adolescentes em regime de internação. Destaca-se a importância de que as instituições de ensino superior desenvolvam atividades de extensão nos Centros de Atendimento Socioeducativos, considerando que elas podem auxiliar o adolescente na redução da ansiedade e do estresse, além de alimentar e reforçar o cumprimento de regras, a tolerância e a disciplina como condição para a execução das atividades cotidianas, pois o esporte e lazer figuram como eixo estratégico importante nos Parâmetros Pedagógicos das Ações Socioeducativas.</p> <p>Palavras-Chave: Educação Física; Esporte e lazer; Adolescente em conflito com a lei; Direitos humanos.</p> 2025-06-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25016 CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 2025-09-01T12:10:39+00:00 Tiago Lemos Silva tiagol882@gmail.com Kamanda Raylana Marques dos Reis kamandaraylana@gmail.com Letícia Sousa dos Santos leticiasousa003@gmail.com Patricia Maria Martins Nápolis pnapolis@uol.com.br <p>A importância da Educação Ambiental (EA) para a formação continuada é comumente descrita na literatura. A partir disso, analisamos as concepções sobre Meio Ambiente (MA) e EA antes e após um curso de formação. Ademais, verificamos se essas concepções variaram conforme a formação profissional dos participantes. O curso, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Etno e Educação Ambiental da Universidade Federal do Piauí, ocorreu de forma virtual em outubro de 2020, totalizando 64h distribuídas em 22 palestras. Os dados foram coletados antes e após o curso, por meio de questionários aplicados via Google Forms, que incluíram concepções sobre EA, MA e dados socioeconômicos. Participaram 54 docentes de diferentes instituições de ensino em 11 estados do Brasil. Os resultados indicaram que os participantes conceberam, majoritariamente, o MA como sistema, e a EA em uma perspectiva conservacionista. As concepções variaram de acordo com a formação, com maior diversidade identificada em Ciências Biológicas. O curso possibilitou reflexões sobre a EA e o MA no contexto escolar, evidenciando a importância da formação continuada para a ressignificação de concepções e fortalecimento de abordagens interdisciplinares.</p> <p>Palavras-chave: Concepções docentes; Contexto escolar; Educação Ambiental; Meio Ambiente.</p> 2025-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24507 A PRÁTICA TEATRAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ESCOLARES 2025-03-10T11:50:43+00:00 Natália Vitória Naigles Dornelles nataliadornelles.aluno@unipampa.edu.br Aléxia Marques Scaramussa alexiascaramussa.aluno@unipampa.edu.br Hecson Jesser Segat hecsonsegat@unipampa.edu.br Marina dos Santos marinasantos@unipampa.edu.br <p>Este estudo avaliou uma intervenção educativa que usou o teatro para promover hábitos alimentares saudáveis entre alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A peça “Chapeuzinho em: O Mistério de sua Cesta Mágica” destacou os benefícios de uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados e os riscos do consumo de ultraprocessados. Estudantes de Nutrição da UNIPAMPA criaram e apresentaram o espetáculo para alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano no município de Itaqui/RS. Após a atividade, uma pesquisa indicou que a maioria dos escolares compreendeu quais alimentos devem fazer parte de uma alimentação adequada e saudável. Além disso, 88,5% dos alunos relataram grande satisfação com a experiência. Deste modo, o estudo conclui que o teatro é uma ferramenta eficaz e interativa, que pode ser utilizada para atividades de educação nutricional, unindo arte e aprendizado, sendo uma ferramenta para atividades de extensão.</p> <p>Palavras-chave: Teatro; hábitos alimentares; intervenção educativa; lúdico; promoção de saúde; infância.</p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25070 PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA VIDA EM PRISÃO NAS CARTAS DOS RECUPERANDOS DA APAC 2025-08-29T11:43:50+00:00 Helio Cardoso de Miranda Junior mirandahelio@yahoo.com.br Clara Helena Lage Campos de Araújo clarahelenac@gmail.com Maria Quintella Siqueira mariaquintellasiqueira@gmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os processos de subjetivação de pessoas encarceradas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), instituição que compõe o sistema alternativo de cumprimento de pena privativa de liberdade. Utilizou-se como material de análise cartas e bilhetes enviados pelos recuperandos de uma das unidades daquela instituição à equipe de psicologia do Programa de Extensão “(A)penas Humanos” da PUC Minas. Ao material, aplicou-se a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Constatou-se que três temas formam núcleos discursivos nas cartas dos recuperandos: as perdas vividas; o desamparo / a impotência; a incerteza sobre o futuro. Utilizou-se também a teoria psicanalítica para entender esses temas. Esses resultados demonstram que, apesar das diferenças significativas entre a Apac e no sistema penal comum, ainda há muito a ser feito para possibilitar aos sujeitos encarcerados cumprir a pena com dignidade e expectativa de reintegração social.</p> <p>Palavras-chave: Sistema Prisional, Apac, Subjetivação, Análise de conteúdo, Psicanálise.</p> 2025-11-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24726 AÇÕES DE CUIDADO NA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL EM PROJETO DE EXTENSÃO 2025-10-07T14:06:09+00:00 Daisy Amanda Xavier daisyaamanda@gmail.com Sebastião Caldeira calenf3@gmail.com Alessandra Crystian Engles dos Reis acereis75@gmail.com Camila Cristiane Formaggi Sales Ribeiro camila_cfs14@hotmail.com Elyabe Rodrigues elyabe@udc.edu.br Marcos Freitas de Moraes marcos.moraes@unioeste.br <p>Introdução: A consulta de enfermagem pré-natal envolve prevenção, promoção da saúde e tratamento. Trata-se de Projeto de Extensão, número 24775/2008-PROEX-Unioeste: Humanização no Cuidado à mulher. Objetivo: Descrever as ações de cuidado na consulta de enfermagem no pré-natal em projeto de extensão. Metodologia: Pesquisa em prontuários e relatórios no Núcleo Assistencial Francisco de Assis no Bairro Interlagos em Cascavel PR. Dados coletados entre julho e agosto de 2024, dispostos em gráficos no Microsoft Excel®. Resultados: Foram 454 gestantes atendidas, com 1233 consultas de enfermagem no pré-natal, com exame clínico obstétrico, orientações direcionadas ao ciclo gravídico-puerperal, cuidados ao bebê, elaboração do plano de parto, reforçando os direitos e o reconhecimento e proteção à violência obstétrica. Considerações: O princípio orientativo foi o ensino e a aprendizagem aos 187 extensionistas, primando pelas evidências científicas, aprimoramento técnico, ético e humanístico.</p> <p>Palavras-chave: Extensão Comunitária; Cuidado Pré-Natal; Saúde da Mulher; Enfermagem de Atenção Primária.</p> 2025-11-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25173 EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS URBANOS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM USO DE QR CODES NA ARBORIZAÇÃO PÚBLICA 2025-08-25T11:04:30+00:00 Bruna Alves da Silva brunasilva.20180034174@uemasul.edu.br Railton Morais Oliveira railtonoliveira.20180041052@uemasul.edu.br Argel Costa Souza argelsousa.20200003162@uemasul.edu.br Joabel Raabe joabel.raabe@uemasul.edu.br Michael Douglas Roque Lima michael.lima@uemasul.edu.br Naize Santos Alves naizealves.20180041339@uemasul.edu.br <p>O presente trabalho de extensão universitária teve como objetivo disponibilizar informações à comunidade sobre as espécies arbóreas presentes na Praça União do município de Imperatriz – MA, por meio da instalação de placas com QR Codes, como estratégia de promoção da educação ambiental e também para levantar a quantidade de espécies presentes na praça. As placas fornecem dados como nome científico, origem, morfologia e curiosidades, aproximando a população da biodiversidade local. Foram catalogados 83 indivíduos pertencentes a 24 espécies, distribuídas em 17 famílias botânicas, sendo 58,3% nativas. As análises dendrométricas incluíram altura, circunferência e área de sombreamento, que cobrem 4.253,63 m², correspondendo a 75% da praça. O índice de Shannon-Weaver revelou diversidade moderada (H’ = 2,53) e a equabilidade de Pielou indicou distribuição relativamente homogênea das espécies florísticas (J = 0,79). A iniciativa integrou tecnologia e sustentabilidade, promovendo sensibilização ambiental, visibilidade acadêmica e valorização da arborização urbana como instrumento de conservação.</p> <p>Palavras-chave: Arborização urbana; Conscientização; Educação ambiental; Extensão universitária.</p> 2025-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24794 CONECTANDO ACADEMIA E SOCIEDADE: O IMPACTO DO PROJETO BIOTEC O QUÊ? NA POPULARIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2025-10-07T14:09:58+00:00 Débora Luíse Rocha de Carvalho debora.luise@academico.ufpb.br Anderson Furtado Lacerda andersonfl.ti1@gmail.com Geovana de Santana Ferreira geovanaf1338@gmail.com Luís Felipe Cavalcanti Carlos felipeluis.carlos@gmail.com Flávia de Oliveira Paulino flavia@cbiotec.ufpb.br <p>A extensão universitária é um instrumento fundamental para aproximar ciência e sociedade, permitindo que o conhecimento produzido nas universidades alcance e beneficie a comunidade. Nesse contexto, foi desenvolvido o projeto “BIOTEC O QUÊ? – Popularização do conhecimento científico em Biotecnologia de Alimentos, Ano III”, pela Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de ampliar a percepção social sobre a Biotecnologia de Alimentos. A principal estratégia utilizada foi a criação e manutenção do perfil @biotecnologiadealimentos, no Instagram®, por meio do qual foram divulgados conteúdos acessíveis em diferentes formatos, como vídeos em reels, quizzes interativos e postagens ilustrativas sobre temas diversos, incluindo segurança alimentar, fermentação e valor nutricional de cogumelos. O perfil obteve aumento expressivo de alcance e de interações, com destaque para os vídeos curtos, que atingiram maior número de visualizações. Além das atividades digitais, foi ofertado um minicurso presencial sobre cogumelos, que combinou atividades teóricas e práticas e recebeu avaliações altamente positivas dos participantes. Conclui-se que a iniciativa contribuiu para a popularização da Biotecnologia de Alimentos, reforçando o papel da extensão universitária como elo essencial entre universidade e sociedade e como ferramenta eficaz de divulgação científica.</p> <p>Palavras-Chave: Extensão universitária; Biotecnologia de Alimentos; Instagram; Minicurso.</p> 2025-10-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25364 ALIMENTO SEGURO E SAÚDE PÚBLICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ESCOLA DE REALEZA-PR 2025-10-07T13:49:23+00:00 Giordanna Pereira Gomes giordannag@gmail.com Maria Eduarda Kawka kawkamariaeduarda@gmail.com Ana Julia Borges Hall anahall@estudante.uffs.edu.br Breno Amaral Ojeda breno.ojeda@estudante.uffs.edu.br Laiana Barros de Araújo laianaaraujo203@gmail.com Karina Ramirez Starikoff karina.starikoff@uffs.edu.br <p>A “Gincana do Alimento Seguro” foi desenvolvida pelos projetos de extensão “Semeando sustentabilidade: fortalecimento das agroindústrias da agricultura familiar” e “Condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos de produtos de origem animal”. O objetivo foi promover e divulgar a conscientização sobre alimento seguro para estudantes do ensino médio em Realeza, PR. Inicialmente, foi aplicado um questionário a todos os alunos para avaliar o nível de familiaridade com o tema. Na sequência, foram realizadas quatro atividades: 1. identificar erros em ambientes de manipulação de alimentos; 2. verificar a ocorrência de contaminação durante o preparo de refeições; 3. analisar os rótulos de produtos de origem animal; e, 4. visualizar a contaminação cruzada e a manipulação inadequada de alimentos. A gincana foi aplicada a 115 alunos, distribuídos em quatro turmas. A experiência mostrou o potencial das metodologias ativas para o envolvimento do público estudantil, contribuindo para a formação de consumidores mais conscientes e para a interação entre universidade, escola e comunidade. </p> <p>Palavras-Chave: Boas Práticas de Fabricação; Metodologias ativas; Ensino Médio.</p> 2025-11-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24823 TREINAMENTO E PREVENÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DA BAHIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA 2025-08-08T14:01:49+00:00 Caio Cezar Ferreira Fraga 22021109@discente.uefs.br Rebeka Mayara Almeida de Oliveira 21021070@discente.uefs.br Daniel da Conceição Sacramento 20121004@discente.uefs.br Yan Lucas Castro de Almeida y.castro594@gmail.com Juliana Laranjeira Pereira jlpsantos@uefs.br Soraya Fernanda Cerqueira Motta sfcmotta@uefs.br <p>Os primeiros socorros são ações para atender vítimas de acidentes e agravos súbitos à saúde, visando preservar a vida até a chegada de profissionais especializados. A educação em primeiros socorros é essencial em ambientes acadêmicos, onde a ocorrência de emergências é frequente devido à concentração de pessoas em diversas atividades. Nesse contexto, este relato de experiência tem como objetivo compartilhar iniciativas desenvolvidas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) pelo Programa de Educação em Primeiros Socorros nas Instituições de Educação Básica (PEPS). Foram realizadas quatro oficinas teórico-práticas voltadas à prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros. As oficinas utilizaram metodologias inovadoras para preparar a comunidade quando exposta a situações reais. No total, 50 pessoas participaram dos treinamentos. Os resultados mostraram, por meio dos relatos dos participantes, que a maioria se sentiu mais preparada após os treinamentos, destacando a importância do ensino prático e boa apreensão quanto às técnicas trabalhadas. </p> <p>Palavras-chave: Primeiros Socorros; Educação em Saúde; Prevenção; Extensão Universitária.</p> 2025-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24933 A PRÁTICA EXTENSIONISTA NO PERCURSO FORMATIVO DO GESTOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS 2025-08-25T13:23:49+00:00 Manoel Tibúrcio Lucena Neto lucenatmneto@gmail.com Giselle Borges Lima de Oliveira giselle.borges.141@ufrn.edu.br Antônio Dantas dos Santos Junior antonio.junior.132@ufrn.edu.br Luiz Fellipe Barbosa da Luz fellipeluz96@gmail.com Flávio Luiz Carneiro Cavalcanti flavio.carneiro.010@ufrn.edu.br Everkley Magno Freire Tavares everkleymagno@gmail.com <p>O artigo apresenta o projeto de extensão “Políticas Públicas, Cidadania e Ações Colaborativas” com o objetivo de evidenciar as contribuições dessa prática extensionista no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no processo formativo dos discentes do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN. O desenho metodológico baseia-se na abordagem da pesquisa qualitativa, com relatos descritivos e interpretativos acerca do desenvolvimento do projeto junto à comunidade da Escola Estadual União do Povo, em Natal/RN. As ações empreendidas de forma dialógica promoveram comunicações sobre esporte, sustentabilidade e cidadania, envolvendo atores da comunidade escolar, da universidade e do poder público. Os saberes desenvolvidos ao longo do projeto de extensão foram essenciais para a formação dos futuros gestores de políticas públicas. Dentre esses saberes, destacam-se a liderança adaptativa e a capacidade de articulação a partir da atitude dialógica, reafirmando o papel daqueles profissionais na transformação social e na garantia da cidadania, por meio da implementação de políticas públicas.</p> <p>Palavras-chave: Curricularização da extensão; Campo de Públicas; gestão participativa; cidadania; liderança adaptativa.</p> 2025-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24353 PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A PRESENÇA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA ESCOLA 2025-04-09T11:07:31+00:00 Paulo Wichnoski paulo.wichnoski@ies.unespar.edu.br Vânia Gryczak vaniag@unicentro.br Vanessa Michele Loureiro de Queiroz vanessamichele.vm@gmail.com Alecsandro de Campos alecsandrodecampos@hotmail.com <p>O novo paradigma que institui a curricularização de ações extensionistas em todos os cursos de graduação coloca em evidência o papel da extensão na tríade organizacional das universidades brasileiras. No escopo dessa configuração, realizamos e implementamos ações extensionistas em uma escola pública do município de Coronel Vivida, situado no estado do Paraná, em colaboração com os professores a ela vinculados. Com a intenção de compreender como esses professores perceberam a presença dessas ações na escola, efetuamos uma pesquisa de cunho fenomenológico, cujos desdobramentos apontam percepções que refletem a boa organização das ações desenvolvidas, a contribuição para o processo de ensino e aprendizagem e para o trabalho pedagógico, bem como o interesse por parte dos professores pela continuidade dessas ações no ambiente escolar. Essas percepções reconhecem a presença das ações de extensão na escola como um mecanismo de reconfiguração das ações pedagógicas e das formas de ser e agir nesse espaço.</p> <p>Palavras-chave: Extensão universitária. Educação infantil. Pesquisa fenomenológica.</p> 2025-04-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24982 ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DE GRUPOS OPERATIVOS EM UMA ESCOLA 2025-09-09T10:50:28+00:00 Julia Lobo Michel julia.1656989@discente.uemg.br Ana Clara Andrade Faria Vaz anaclaraafariav002@gmail.com Filipe Gabriel Cardoso Ferreira filipe.1659657@discente.uemg.br Debora Aparecida Silva Souza debora.silva@uemg.br Camila Souza de Almeida csalmeida_1@hotmail.com <p>O objetivo é descrever a realização de grupos operativos sobre sexualidade com adolescentes de uma escola pública estadual. Metodologia: Realização de grupos operativos para trabalhar sobre sexualidade com adolescentes do sexo feminino do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Divinópolis, Minas Gerais. Os grupos ocorreram na própria escola, quinzenalmente, entre agosto e dezembro de 2024, com duração de 40 minutos. Resultados: Foram realizados sete encontros, com média de 10 participantes. Os temas abordados foram: violência contra a mulher, gestação, métodos contraceptivos, aborto, machismo e infecções sexualmente transmissíveis. Os encontros com maior interação foram os mais dinâmicos e lúdicos. Conclusão: A utilização de técnicas mais dinâmicas e lúdicas foram mais efetivas para a discussão da temática. Os temas escolhidos pelas adolescentes foram relacionados a aspectos subjetivos da sexualidade, como violência, preconceitos e tabus enfrentados pelas mulheres ao se vivenciar a sexualidade.</p> <p>Palavras-chaves: Saúde do adolescente; Educação sexual; Escola; Promoção da saúde.</p> 2025-11-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24484 O MERCADO DO LEITE DE TOBIAS BARRETO/SE: CENÁRIO PRODUTIVO E AS TRANSFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS DO LEITE 2025-05-20T17:11:36+00:00 Emilly Karoline dos Santos Alves emilly-karoline2003@hotmail.com Ana Paula Schervinski Villwock ana.agronomia@gmail.com Alessandra Matte amatte@utfpr.edu.br Juliano Luiz Fossá j.fossa@gmail.com <p>O objetivo deste artigo foi analisar o cenário produtivo e as transformações mercadológicas presentes na cadeia produtiva do leite no município de Tobias Barreto/SE. Por meio de questionários semiestruturados aplicados a pecuaristas familiares, foram realizados três estratos de produção, sendo possível constatar que os produtores com maior estrato de produção, de 101 a 300 L dia-1, são os responsáveis pelo maior volume produzido. Por outro lado, não apresentam a maior produtividade, encontrada em produtores com 51 a 100 L dia-1. Em relação ao preço recebido pelo litro de leite, os produtores de 101 a 300 L dia-1 e os de 51 a 100 L dia-1 recebem os menores valores no mercado, ao passo que os produtores de 0 a 50 L dia-1 são os que recebem os maiores valores. Por fim, afirma-se que há heterogeneidade na produção e um processo de integração da indústria de laticínios com os pecuaristas familiares, com foco na venda direta ao laticínio.</p> <p>Palavras-chave: Pecuária familiar. Socioeconomia. Cadeia produtiva.</p> 2025-06-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25057 O CIRURGIÃO-DENTISTA NA PERSPECTIVA INFANTIL: UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA DAS OPINIÕES DE CRIANÇAS 2025-08-21T12:07:41+00:00 Aliny Iank Laroca iankaliny@gmail.com Cristina Berger Fadel cbfadel@gmail.com Claudia Regina Biancato Bastos cbiancato@yahoo.com.br <p>Este estudo tem como objetivo compreender a forma como crianças em fase escolar interpretam o papel do cirurgião-dentista na sociedade. Sob diretrizes qualitativas, acadêmicos de Odontologia do projeto de extensão Nós na Rede coletaram informações de crianças em idade escolar, participantes de uma ação universitária multiprofissional de saúde e integração social. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual e a questão norteadora utilizada foi: “Para que serve o dentista?”. A tabulação dos dados ocorreu por meio da técnica da análise temática de conteúdo, os quais foram discutidos à luz da sociologia e da psicologia infantil. Das respostas de 30 crianças, emergiram três grandes categorias, intituladas: Prevenção em Saúde Bucal, Tratamento Odontológico e Alívio da Dor. Conclui-se que as crianças apresentam uma visão assertiva e predominantemente positiva sobre o papel do cirurgião-dentista na sociedade, refletindo diretamente seu conhecimento e capacidade reflexiva, e, indiretamente, a valorização atribuída a esse profissional.</p> <p>Palavras-chave: Representação Social; Cirurgião-Dentista; Criança; Saúde Bucal.</p> 2025-09-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24714 ECOPONTO UERJ: CINCO ANOS DE PROJETO DE EXTENSÃO EM NOVA FRIBURGO 2025-09-09T10:53:36+00:00 Ana Cristina Fontes Moreira amoreira@iprj.uerj.br Mariana Martins Gomes marianamgomesmg@gmail.com Ana Clara Bezerra dos Santos anaclarabezerradosantos@gmail.com <p>Projetos de extensão proporcionam um diálogo entre a universidade e a sociedade de maneira construtiva e colaborativa. A coleta seletiva de resíduos sólidos é o objetivo do projeto de extensão “Ecoponto UERJ”, em atividade desde 2019 no campus regional da cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. O relato de experiência apresentado utiliza dados quantitativos coletados ao longo de cinco anos de funcionamento do projeto. É possível identificar a localidade dos associados, suas mudanças de comportamento, bem como o quantitativo por tipo de resíduo coletado. Foram desviados do aterro sanitário da cidade cerca de 16 toneladas de resíduos ao longo dos últimos cinco anos. Algumas dificuldades são rotineiras, como o uso adequado dos coletores pelos associados, mesmo tendo sido implementadas diversas formas de comunicação no projeto. Ainda assim, o projeto pode ser considerado um grande sucesso, pois encaminha adequadamente diversos tipos de resíduos recicláveis e de logística reversa.</p> <p>Palavras-chave: Resíduos recicláveis; Coleta seletiva; Instituição ensino superior</p> 2025-09-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25100 CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O QUE NOS MOSTRAM OS ARTIGOS BRASILEIROS? 2025-09-08T13:40:25+00:00 Adriano Lopes Romero alromero_dqi@hotmail.com <p>Os clubes de ciências revelam-se como estratégias potentes para o desenvolvimento da extensão universitária, especialmente por sua capacidade de integrar ensino, pesquisa e divulgação científica em espaços educacionais não formais. Nesse contexto, objetivou-se realizar, no presente artigo, uma revisão sistemática da literatura com o intuito de responder à seguinte pergunta: O que nos mostram os artigos produzidos no contexto brasileiro sobre clubes de ciências como estratégia de extensão universitária? Para tanto, analisaram-se 18 artigos científicos produzidos no contexto brasileiro, coletados no Portal de Periódicos da CAPES. A análise do corpus textual resultou em sete categorias emergentes: 1. Contexto institucional e parcerias; 2. Metodologia pedagógica e abordagem didática; 3. Objetivos educacionais e finalidades sociais; 4. Participantes e público-alvo; 5. Espaço-tempo e formato das atividades; 6. Avaliação e impactos da ação extensionista; 7. Desafios e perspectivas futuras. Conclui-se que os clubes de ciências são espaços privilegiados de extensão universitária, capazes de integrar ensino, pesquisa e ação social em um mesmo movimento pedagógico.</p> <p>Palavras-chave: Ensino de ciências; Clubes de ciências; Inserção curricular da extensão.</p> 2025-11-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24772 REFLEXÕES SOBRE O PDI: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA ESTUDANTIL 2025-09-03T12:31:15+00:00 Daiane Toigo Trentin dtoigotrentin@gmail.com Luciana Calabró luciana.calabro.berti@gmail.com Magali Inês Pessini magali.pessini@gmail.com <p>Este artigo discute o protagonismo discente na curricularização da Extensão. Para isso, foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil, tendo como amostra os cursos de Licenciatura em Química. A análise dos dados baseou-se no método da Análise de Conteúdo com o auxílio do software ATLAS.ti. As unidades de contexto preestabelecidas foram: a. Extensão e, b. Protagonismo Discente. Foi possível observar que, embora os planos de desenvolvimento institucionais abordem tópicos relacionados à Extensão e ao protagonismo discente, não se percebe relação entre eles. Quando citada nos documentos indicados, sua presença restringe-se às citações da legislação vigente. Considerando que o Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento estratégico primordial, entende-se que o detalhamento da inserção da Extensão é condição essencial para a efetiva implementação desta pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil.</p> <p>Palavras-chave: Extensão; Curricularização da Extensão; Protagonismo discente; Institutos Federais.</p> 2025-09-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25287 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 7º ANO EM RIO VERDE (GO) 2025-09-03T12:29:00+00:00 Amanda Oliveira Souza msamandaoliveirasouza@gmail.com Marconi Batista Teixeira marconi.teixeira@ifgoiano.edu.br Wilker Alves Morais wilker.alves.morais@gmail.com Fernando Campos Pimentel fcampospimentel@gmail.com Grazielly Santos Felis graziellysantosfelis6173@gmail.com Elizabeth Aparecida Josefi da Silva elizabethjosefi@yahoo.com.br <p>Este artigo apresenta resultados de um projeto de extensão vinculado ao curso de Doutorado em Ciências Agrárias, que investigou o uso de minidocumentários como prática pedagógica para promover a Educação Ambiental e a Agroecologia em turmas do 7º ano de uma escola pública de Rio Verde – GO. A pesquisa qualitativa articulou exibição de vídeos, rodas de conversa e análise do Documento Curricular do Estado de Goiás, visando relacionar os conteúdos à realidade local. Os resultados apontam que os recursos audiovisuais ampliaram o interesse dos estudantes por temas como sustentabilidade, preservação ambiental e práticas agrícolas mais responsáveis. Contudo, identificaram-se desafios, como a carência de formação continuada para professores e de materiais didáticos adequados. Conclui-se que a integração entre ensino, extensão e metodologias ativas favorece o protagonismo discente, fortalece o currículo e contribui para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o meio ambiente.</p> <p>Palavras-chave: Agroecologia; Educação ambiental; Sustentabilidade; Metodologias ativas.</p> 2025-10-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24813 ODONTOLOGIA SOBRE RODAS: EXPERIÊNCIA DE UNIDADE MÓVEL, PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EQUIDADE EM SAÚDE BUCAL 2025-08-06T12:36:44+00:00 Larissa Cieslinsky Gomes larissagomes@ufpr.br Júlio César Taffarel taffarel@ufpr.br Leonardo Marques de Oliveira leonardomarques1@ufpr.br Gabriel Tonetti gabrieltonetti@ufpr.br Giovana Daniela Pecharki Vianna g_pecharki@ufpr.br Yasmine Mendes Pupo yasmine.pupo@ufpr.br <p>A “Expedição Novos Sorrisos” foi uma ação extensionista da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a iniciativa privada, utilizando uma Unidade Odontológica Móvel para ampliar o acesso à saúde bucal em uma comunidade. Vinculada ao Programa de Educação Tutorial de Odontologia da UFPR, a iniciativa contou com a participação de 49 estudantes, supervisionados por docentes e pós-graduandos. Durante duas semanas, entre abril e maio de 2024, 90 atendimentos foram realizados, incluindo procedimentos preventivos, curativos e encaminhamentos. A divulgação por redes sociais institucionais e parcerias ampliou o alcance da ação. A experiência reforçou o papel das unidades móveis como estratégias complementares na Rede de Atenção à Saúde Bucal, especialmente para promoção de saúde, acolhimento inicial e direcionamento para cuidados especializados. Os resultados evidenciam o potencial das unidades móveis vinculadas a instituições públicas para reduzir desigualdades, fortalecer a formação acadêmica e contribuir para a integralidade do cuidado no SUS.</p> <p>Palavras-chave: Serviços de Saúde Bucal; Relações-Comunidade-Instituição; Formação Acadêmica; Parcerias Público-Privadas; Assistência Odontológica.</p> 2025-10-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24884 DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “PET-SAÚDE: EQUIDADE” EM UMA CIDADE DO NORDESTE DO BRASIL: O RELATO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 2025-08-06T13:14:08+00:00 Allana Shirley Gomes da Silva allana.silva@academico.uncisal.edu.br Évily Thaylanne Santos Lima evely.lima@academico.uncisal.edu.br Flavio Henrique Reis Santos flavio.santos.2021@alunos.uneal.edu.br Guilherme Luiz Alves da Silva guilhermeestuda07@gmail.com Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues ana.rodrigues@uncisal.edu.br Tânia Kátia de Araújo Mendes taninhak1@hotmail.com <p>Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) visa integrar ensino, serviço e comunidade por meio de ações de extensão universitária, com base na interdisciplinaridade, focando na Equidade em sua 11ª edição. Este estudo descreve os desafios enfrentados e as potencialidades registradas por acadêmicos extensionistas do Programa, em unidades de saúde de Maceió, Alagoas. Método: Relato de experiência sobre atividades de educação permanente com trabalhadores da saúde, abordando equidade, iniquidades, diversidade de gênero, sexualidade e racismo, realizadas pelo Grupo de Trabalho 2 do Programa, coordenado por duas universidades públicas estaduais entre 2024/2025. Resultados: As atividades promoveram avanços na compreensão dos temas, integração interdisciplinar, interação teoria e prática e valorização da educação em saúde, apesar dos desafios, como barreiras estruturais, resistência e indisponibilidade dos profissionais. Conclusão: O Programa tem gerado impactos positivos na formação dos estudantes e sensibilizado profissionais para a equidade, promovendo mudanças nas práticas de saúde, mesmo diante dos desafios enfrentados.</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: PET-Saúde; Atividades de extensão; Equidade; Educação permanente.</p> 2025-08-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24979 CONHECIMENTO DE DOCENTE SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E REVISTAS DE EXTENSÃO 2025-09-09T11:54:06+00:00 Luizi Custodio Jovasque jovasque.luizi@acad.ufsm.br Carlise Porto Schneider Rudnicki carlise.rudnicki@ufsm.br <p>O presente artigo apresenta como objetivo analisar as percepções de pesquisadores extensionistas a respeito da extensão universitária, bem como do fazer extensão nas revistas científicas brasileiras. Metodologicamente, é composto por pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa descritiva, finalizando com a aplicação de uma pesquisa Survey. O público-alvo é composto por diferentes docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Quanto às revistas consideradas neste estudo, foram listadas 17 revistas brasileiras com Qualis Capes dentro das faixas de classificação A ou B. Como resultados, mostramos o que os respondentes do questionário aplicado compreendem por extensão e projetos de extensão e seu conhecimento sobre a legislação relacionada ao assunto e as revistas científicas nacionais extensionistas.</p> <p>Palavras-chaves: extensão universitária; revistas científicas de extensão; comunicação científica.</p> 2025-10-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24458 O POTENCIAL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO HETEROCONTROLE DA FLUORETAÇÃO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM UM MUNICÍPIO BRASILEIRO 2025-04-09T19:39:08+00:00 Sara Nascimento Lima saralima1313@gmail.com Carolinne Mello Bitencourt carolinnebmello@gmail.com Flavia Maia Silveira flaviamaiasilveira@gmail.com Ana Catarina Bush Loivos catarinaloivos@gmail.com Pâmela Fagundes Botelho pamelabotelho@id.uff.br Andréa Videira Assaf avassaf@gmail.com <p>Objetivou-se apresentar o panorama da fluoretação das águas de abastecimento público de um município brasileiro. O estudo descritivo longitudinal, de 2011 a 2023, foi fruto do projeto de extensão “Heterocontrole da Fluoretação das Águas de Abastecimento Público no Município de Nova Friburgo”, Rio de Janeiro, Brasil. Amostras de água foram coletadas em diferentes localidades do município e foram analisadas quanto à concentração de fluoretos, pelo método eletrométrico, utilizando potenciômetro digital com eletrodo específico para o íon fluoreto. Das 3133 amostras analisadas, sua maioria, 1926 (61,1%) apresentou níveis de subfluoretação e observou-se uma considerável variação média na concentração de fluoretos, ao longo dos anos, de 0,02 a 1,61 ppm/F, além de uma distribuição geográfica heterogênea das mesmas. Há ainda uma constante variação nos teores de fluoretos ao longo dos anos, o que se leva à necessidade de maior rigor quanto à vigilância dessa medida no município.</p> <p>Palavras-chave: fluoretação; água de abastecimento; cárie dentária.</p> 2025-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/25036 POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO SEMIÁRIDO: A EXPERIÊNCIA DA NOITE INTERNACIONAL DE OBSERVAÇÃO DA LUA EM MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ 2025-10-07T14:14:34+00:00 Marcelo de Amorim Oliveira p.marcelo.amorim@gmail.com Subênia Karine de Medeiros subenia@ufersa.edu.br Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças gustavoreboucas@ufersa.edu.br Jusciane da Costa e Silva jusciane@ufersa.edu.br <p>Este estudo investigou a edição da Noite Internacional de Observação da Lua, realizada em 2024, em 7 municípios do interior do Rio Grande do Norte e 2 do Ceará. O foco da investigação concentrou-se na análise das estratégias de popularização da ciência adotadas durante os eventos, bem como seu impacto na comunidade local. As atividades incluíram observações astronômicas com telescópios, exposições temáticas, oficinas de robótica e sessões educativas em planetário inflável e itinerante. A metodologia adotada envolveu a organização de eventos públicos, com ampla participação das escolas locais e apoio de instituições educacionais. Os resultados apontam para um aumento significativo do interesse da comunidade por temas científicos, evidenciado pela expressiva participação do público e pelo entusiasmo demonstrado ao longo das atividades. Portanto, eventos dessa natureza mostram-se eficazes na promoção da alfabetização científica e no fortalecimento da cultura local, destacando a importância de iniciativas de popularização da ciência para o desenvolvimento educacional e social nas regiões atendidas.</p> <p>Palavras chaves: Popularização da Ciência; divulgação científica; observação astronômica; IOMN.</p> 2025-11-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24722 LETRAMENTO EM SAÚDE: ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DE MÃOS DADAS 2025-05-05T18:33:33+00:00 Daisy Maria Machado d.machado@unifesp.br Graziele Leite dos Santos grazieleleites@gmail.com Carolina Rodrigues Novais cr.novais@unifesp.br Gabriel Ronatty Tavares Santos drronatty@gmail.com Fatima Kazue Okada fatima.okada@unifesp.br Samara Urban de Oliva oliva.samara@unifesp.br <p>A curricularização da extensão universitária em cursos de Medicina apresenta avanços e desafios significativos, considerando a carga horária extensa desses cursos e busca de iniciativas que mantenham interlocução com a comunidade. Este relato de experiência apresenta como um tema de pesquisa de iniciação científica propiciou a elaboração de um projeto de extensão, implementado e<em> curricularizado </em>em uma instituição pública de ensino superior. O projeto busca promover o letramento em saúde como fator essencial para a promoção da saúde e a qualidade de vida. Por meio de atividades como ações educativas em salas de espera e interações com escolas públicas, foram desenvolvidas competências comunicacionais e reflexivas nos estudantes, além de ampliar o impacto social da universidade. Os resultados apontam para uma melhora no entendimento da população sobre o processo saúde/doença e na formação humanizada dos alunos, além de reforçar o potencial transformador da curricularização da extensão universitária na integração da extensão-ensino-pesquisa.</p> 2025-08-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24334 SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES NO AMBIENTE URBANO ATRAVÉS DE AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: 2025-03-28T15:30:56+00:00 Muriel da Silva Folli-Pereira muriel.folli@unemat.br Rubens Marques Rondon Neto rubens.marques@unemat.br Bruna Natália Gonçalves bruna.natalia@unemat.br Edgley Pereira da Silva edgley.pereira@unemat.br Eder de Camargo Deluski ederdeluski@hotmail.com Sidnei Samuel Pereira sidnei.s.pereira@edu.ufes.br <p>O projeto de extensão "Dando voz às árvores: uma interação entre tecnologia, natureza e o homem", iniciado em 2019, visa integrar a UNEMAT à comunidade por meio de ações de educação ambiental sobre a arborização urbana, utilizando tecnologias como QR Codes nas árvores das praças de Alta Floresta-MT. As ações envolveram alunos do ensino fundamental e médio das escolas parceiras, além de discentes do curso de Engenharia Florestal, que participaram ativamente em todas as etapas do projeto. Isso incluiu a identificação e caracterização dendrológica das árvores, a confecção e instalação das placas com QR Code e a realização de palestras. A participação dos alunos de Engenharia Florestal foi fundamental para o processo de curricularização da extensão. Ao aplicarem seus conhecimentos na prática, os discentes vivenciaram a integração da teoria com a realidade da arborização urbana, contribuindo para sua formação profissional e alinhando-se às diretrizes do MEC para a extensão universitária.</p> 2025-05-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24195 IMPACTO DO TREINAMENTO COGNITIVO-MOTOR NAS FUNÇÕES CEREBRAIS INIBITÓRIAS E NO DESEMPENHO ESPORTIVO DE JOVENS JOGADORES DE BASQUETE 2025-06-15T12:38:48+00:00 Antonio Henrique Ximenes de Andrade antoniohenriqueximenes@gmail.com Mariane Aparecida Coco mariuenpedf@gmail.com Walcir Ferreira Lima walcirflima@uenp.edu.br Silvia Bandeira da Silva Lima silviabslima@uenp.edu.br Flávia Évelin Bandeira Lima Valério flavia.lima@uenp.edu.br <p class="western" lang="pt-BR" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">Para jogadores de esportes abertos, a capacidade de dividir a atenção entre múltiplas variáveis durante ações motoras é crucial, caracterizando uma demanda de dupla tarefa. O treinamento cognitivo-motor de dupla tarefa, que combina exercícios cognitivos e motores, é mais benéfico para as funções cognitivas em comparação ao treinamento isolado. Contudo, funções cognitivas como inibição e antecipação ainda necessitam de mais investigação. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência desse treinamento no desempenho esportivo e cognitivo de jovens jogadores de basquete, com idades entre 14 e 18 anos, participantes do projeto “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”. Foram realizadas sessões de treinamento motor e específico de basquetebol por 8 semanas, seguidas de 8 semanas de treinamento cognitivo-motor. Testes foram aplicados para avaliar desempenho esportivo e funções cognitivas. Os resultados mostraram que o protocolo de treinamento não melhorou significativamente nem o desempenho cognitivo nem o esportivo dos participantes.</span></span></p> 2025-07-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24273 A MAGIA DA PROPORÇÃO ÁUREA 2025-02-25T23:09:24+00:00 Tatiane da Silva Evangelista tatilista@unb.br Beatriz Maciel 202045983@aluno.unb.br <p>Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do projeto extensionista “A Magia da Proporção Áurea”, desenvolvido com uma turma inclusiva de 40 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF. O projeto buscou desmistificar o conceito de número de ouro por meio da interdisciplinaridade entre Matemática e Arte, utilizando uma metodologia qualitativa dividida em três etapas: teórica, prática e criação artísticas. Embora tenha alcançado resultados significativos, por exemplo, a criação artística da estudante com TEA, algumas atividades que demandaram maior abstração matemática e habilidades motoras apresentaram desafios para alunos neuro típicos e estudantes autistas. Isso evidenciou a necessidade de adaptações e o uso de materiais assistivos e recursos digitais, proporcionando maior inclusão e facilitando o aprendizado para todos os perfis de estudantes. Essas dificuldades oferecem subsídios importantes para aprimorar futuras atividades, focando em suporte individualizado e alternativas de aprendizagem.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24820 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: 2025-06-15T12:34:19+00:00 Bianca Polli Rodrigues biancapollirodrigues@gmail.com Daiana Camargo camargo.daiana@hotmail.com <p>A resenha apresenta a obra Extensão Universitária: Gestão, Comunicação e Desenvolvimento Regional, de Flavi Ferreira Lisbôa Filho, destacando a relevância da Extensão Universitária como ferramenta de transformação social e fortalecimento da relação entre universidade e sociedade. O texto analisa a estrutura do livro, que está dividido em nove capítulos, abordando temas como curricularização da extensão, impacto de projetos extensionistas, políticas afirmativas, direitos humanos e desenvolvimento regional. Além de contextualizar a trajetória da extensão no Brasil, a resenha ressalta como a obra contribui para compreender a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Também evidencia o papel da extensão na formação acadêmica, especialmente na Educação Infantil e na capacitação de professores. Por fim, reforça que o livro sistematiza reflexões essenciais para a implementação de políticas extensionistas mais inclusivas e alinhadas às necessidades sociais.</p> 2025-07-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025