https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/issue/feed Revista Conexão UEPG 2023-11-22T19:50:30+00:00 Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira revistaconexao@uepg.br Open Journal Systems <p><strong>A Revista Conexão UEPG - QUALIS A3</strong> foi lançada em 2005 com o objetivo de incentivar aos que participam de projetos extensionistas a divulgar suas atividades e produção na área. As submissões são em fluxo continuo.</p> https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22180 O FOLDER COMO INSTRUMENTO PARA A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS 2023-09-14T11:55:30+00:00 Marco Antonio da Cruz Kuki marcoantoniokuki@hotmail.com Lethícia Bueno da Silva lethiciabueno2@gmail.com Carlos André Stuepp castuepp@uepg.br Rodrigo de Cássio da Silva rocsilva@uepg.br Rosimeri de Oliveira Fragoso meri_ol@yahoo.com.br <p>O trabalho exercido pelos catadores de materiais recicláveis gera importantes benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. Por conta disso, o projeto de extensão “Diário de um Resíduo” buscou elaborar um folder educativo sobre as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no município de Ponta Grossa (Brasil), visando ampliar o conhecimento e a valorização desses profissionais. Por meio desse trabalho, foi possível construir um material educativo sobre o serviço prestado pelas associações, além de evidenciar a necessidade de maior colaboração da população, apontada como o principal desafio da profissão. Outra problemática levantada refere-se à marginalização histórica dos catadores, os quais se deparam com uma série de preconceitos devido à natureza de sua atividade. Desta forma, espera-se que esta ação extensionista alcance uma mudança na perspectiva das pessoas em relação aos catadores, resultando em melhoria das condições de trabalho desses profissionais, além de respeito e colaboração.</p> <p><br />Palavras-chave: Coleta Seletiva; Educação Ambiental; Inclusão Social; Material Educativo Impresso; Reciclagem.</p> 2023-10-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22232 O CICLISMO EDUCACIONAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2023-10-17T12:05:49+00:00 Mariza Antunes de Lima eupedalo@icloud.com Clóvis Jacob Martins clovisjmartins@gmail.com Guilherme da Silva Gasparotto guilhermegptt@gmail.com <p>A bicicleta é uma ferramenta plural e, nesta pesquisa, ela foi convertida em uma ferramenta educacional para as aulas de Educação Física com vistas a averiguar a satisfação escolar dos estudantes. Nesse sentido, buscou-se, após a prática do Ciclismo Educacional, averiguar a percepção de satisfação escolar de 260 estudantes de (08 a 11 anos), do Ensino Fundamental de três escolas públicas. Valendo-se de uma metodologia de abordagem mista, descritiva e analítica de natureza participativa tal pesquisa utilizou um questionário, uma produção textual e uma sequência didática com 19 aulas. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados com auxílio do <em>software</em> <em>Statistical Package for the Social Sciences </em>– SPSS 24.0 e, sob a perspectiva qualitativa, utilizou-se o<em> software</em> IRAMUTEQ (<em>Interface de R pour les Analyses Multidimensionnel-les de Textes et de Questionnaires</em>). Os dados analisados indicaram que ao incluir a bicicleta nas aulas de Educação Física houve um aumento, significativo, no grau de satisfação escolar dos estudantes, na motivação e no engajamento nas práticas escolares.</p> <p>Palavras-chaves: Ciclismo Educacional; Satisfação Escolar; Educação Física; Bicicleta.</p> <p> </p> 2023-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22471 HEMATOLOGIA: MANEJO DE AFECÇÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA 2023-11-17T11:26:14+00:00 Giovanni Loos Queiroz Félix gioloos@gmail.com Flávia Christiane de Azevedo Machado flavitamachado@yahoo.com.br Valeska Alves Evangelista valeskaalves.ceprn@gmail.com <p>Como médicos da Atenção Primária à Saúde pública de Natal/RN encaminham afecções hematológicas e quais suas temáticas de interesse foram perguntas de pesquisa avaliativa descritiva da extensão Blood. Assim, dos 21 médicos participantes: 52,38% eram servidores efetivos, 90,5% possuíam pós-graduação e 66,66% tinham experiência prévia em outros serviços de saúde. Quanto às demandas hematológicas nos últimos 12 meses, 57,1% foram resolvidas na própria unidade de atuação e 52,4% foram encaminhadas por coerência aos critérios para este fim; 61,9% relataram dificuldade para encaminhar pela configuração da Rede de Atenção à Saúde em si. Afirmaram interesse em oficina de atualização 95,24%, com os temas: doenças onco-hematológicas, distúrbios hemostáticos e anemias. Os resultados sugerem insatisfação com a organização da rede de saúde do município, em particular, quanto ao encaminhamento e à devolutiva de avaliação por especialista hematologista. O diagnóstico situacional viabilizado por este estudo evidenciou a contribuição social das ações de extensão.</p> <p>Palavras-chave: Hematologia; Encaminhamento; Educação Permanente; Atenção Primária à Saúde; Relações Comunidade-Instituição.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22139 OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS (IESOL/UEPG) 2023-10-30T11:58:15+00:00 Reidy Rolim de Moura rrmoura@uepg.br Camila Aparecida da Silva Albach camialbach18@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é compreender os desafios e potencialidades da atuação do/a Assistente Social no programa de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol/UEPG). Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 e foi baseada nas ações profissionais realizadas na IESol/UEPG, que trabalha com economia solidária (ECOSOL) e refere-se ao programa extensionista ao qual este artigo está vinculado. A metodologia utilizada remete à pesquisa qualitativa, com atribuições da bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas semi estruturadas, as quais serão utilizadas para mensurar as reflexões. Dentre os principais resultados citamos a importância da extensão como campo aos recém formados, o acolhimento ao público externo, a supervisão de estagiários/as, as controvérsias da autogestão, entre outros.</p> <p>Palavras-Chave: Extensão Universitária; Serviço Social; Prática Profissional; Economia Solidária.</p> 2023-11-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22269 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL DE EX-PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO “E AÍ?! EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO” 2023-11-10T16:40:12+00:00 Thais Emilia de Campos dos Santos thais.emilia@hotmail.com Luciana Aparecida Nogueira da Cruz luciana.cruz@unesp.br Beatriz Karen de Melo luciana.cruz@unesp.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar as concepções sobre Educação Sexual de jovens ex-participantes do projeto de extensão “E aí?! Educação sexual no ensino médio”, voltado para questões de Educação sexual, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Inicialmente, foram levantados artigos eletrônicos publicados entre 2018 e 2022 e documentos referentes à educação sexual. Como instrumento, foi elaborado um questionário no modo formulário online, respondido por ex-participantes do projeto de extensão “E aí?! Educação sexual no Ensino médio”, que tem como foco a sexualidade saudável entre adolescentes de duas escolas públicas estaduais. Responderam ao instrumento 17 jovens. As respostas foram analisadas e concluímos que a Educação Sexual, para além do ensino conteudista de prevenção de ISTs/HIV e gestação, envolvendo atividades reflexivas que visam a construção da autonomia sexual, mostraram realmente impactar de modo positivo como os participantes desse projeto extensionista e estudantes lidam com sua própria sexualidade e o autocuidado.</p> <p>Palavras-chave: Adolescência; Sexualidade; Educação sexual; Alunos multiplicadores; Extensão universitária.</p> 2023-11-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21797 A COOPERAÇÃO ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A INICIATIVA PASCH “SCHULEN: PARTNER DER ZUKUNFT”: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2023-10-31T12:49:37+00:00 Flaviana da Silva Sipriano sipriano.flavia@gmail.com Thiago da Silva Ribeiro thiagomengo61@gmail.com Rogeria Costa Pereira rogeria_pereira@ufc.br <p>O artigo relata experiência no programa de extensão "PASCH - Escolas: parceiras para o futuro", cooperação entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Iniciativa PASCH, que visa promover o ensino da língua alemã e a compreensão cultural internacional. A Iniciativa PASCH é coordenada mundialmente pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, em conjunto com quatro instituições de educação e cooperação acadêmica e oferece cursos de alemão em duas escolas estaduais de Fortaleza desde 2009. A UFC, por sua vez, desempenha importante papel na formação de futuros professores de alemão. Desse modo, as atividades do programa extensionista criam um chamado espaço de formação híbrido, unindo teoria e prática. O presente relato de experiência destaca o papel da extensão como complemento à formação acadêmica e explora a importância da universidade na promoção de políticas linguísticas no ensino e aprendizagem da língua alemã.</p> <p>Palavras-chave: Alemão como Língua Estrangeira; Iniciativa PASCH; Extensão; Formação de Professores.</p> 2023-11-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21954 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS 2023-08-30T13:41:40+00:00 Oséias Freitas de Oliveira Junior oseias.junior@ufms.br Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo adriano.figueiredo@ufms.br <p>Este ensaio objetiva discutir em que medida as Instituições de Ensino Superior são capazes de implementar políticas públicas por meio dos projetos de extensão em comunidades tradicionais, tendo como base teórica a tecnociência solidária para a mediação das diferenças socioculturais. Adotando como método a análise bibliográfica, busca-se verificar os elos entre Universidade, ações de extensão, meso-instituições, políticas públicas e comunidades tradicionais e a produção de alimentos. Utiliza-se o conceito de tecnociência solidária como mediador entre ciência e tecnologia e povos de diferentes culturas, no processo de implementação de políticas públicas voltadas para a organização produtiva e em meio aos choques culturais e socioeconômicos. A partir desse contexto, conclui-se que há uma janela de oportunidades, que pode ser explorada por meio de projetos de extensão em tais comunidades, valendo-se das experiências socioculturais e produtivas endógenas, fornecendo suporte tecnológico e satisfazendo necessidades de fomento desses coletivos.</p> <p>Palavras-chave: Instituições. Atores. Tecnociência solidária.</p> 2023-09-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22110 EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: CAMINHOS PENSADOS E INESPERADOS DE UMA PRÁTICA EXTENSIONISTA 2023-09-22T11:46:17+00:00 Alessandra de Lima delimaalessandra7@gmail.com Cristina Berger Fadel cbfadel@gmail.com <p>A extensão universitária desempenha um papel indispensável na formação profissional, atuando e desenvolvida de forma articulada ao ensino e à pesquisa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo trazer um relato de vivência relacionado ao projeto “Nós na Rede: contribuições da Odontologia para a educação, prevenção e promoção da saúde”. Este projeto tem ênfase em comunidades socialmente desfavorecidas pertencentes ao município de Ponta Grossa/PR e em suas regiões periféricas. Este trabalho visa relatar os quase 15 anos de atividade do projeto em questão, bem como suas linhas de atuação, recursos educativos, financiamento, produções técnico-científicas e os desafios encontrados durante todos os anos de atuação. Torna-se evidente, portanto, que o projeto é de extrema importância para a formação em Odontologia, pois permite que os acadêmicos vivenciem experiências em ações sociais voltadas à população de diversas faixas etárias, etnias e condições socioeconômicas, possibilitando a integração dos conhecimentos acadêmicos à sociedade.</p> <p>Palavras-chave: Educação em saúde; Odontologia; Extensão universitária.</p> 2023-10-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22199 ENCONTROS POÉTICOS E BRINCANTES ENTRE A LITERATURA E A MÚSICA EM UM HOSPITAL INFANTIL EM FLORIANÓPOLIS 2023-10-17T11:54:04+00:00 Geysa Spitz Alcoforado de Abreu geysa.abreu@uol.com.br <p>Este trabalho apresenta resultados de uma ação de extensão em desenvolvimento, em um hospital infantil público de Florianópolis, intitulada “Conte outra vez: a literatura no leito hospitalar”. Tem por objetivos: realizar leitura e contação de histórias junto às crianças e adolescentes, que se encontram hospitalizados e impossibilitados de sair dos leitos; oportunizar vivências lúdicas com diferentes linguagens, representadas pela literatura, música, artes visuais, entre outras; promover ações que priorizem a livre expressão da criança através da brincadeira, do jogo, da arte e da literatura. Os resultados obtidos permitem afirmar que ações de extensão deste tipo podem contribuir para o bem-estar e a saúde da criança hospitalizada, que se encontra em situação de fragilidade ocasionada pela doença, mas passível de motivação e incentivo à participação no processo de cura. A presente ação resultou em três trabalhos de conclusão de Curso na UDESC (2019; 2021) e Faculdade Municipal da Palhoça (2023).</p> <p>Palavras-chave: Literatura Infantil; Pedagogia Hospitalar; Música; Infâncias.</p> 2023-11-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22235 SAÚDE AMBIENTAL IN LOCO: ESTRATÉGIAS INICIAIS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA 2023-10-17T12:10:03+00:00 Rodrigo Serafim de Araújo rodrigoserafim25@yahoo.com.br Júlio Alejandro Navoni navoni.julio@gmail.com Viviane Souza do Amaral vi.mariga@gmail.com <p>Este artigo descreve a execução do evento de extensão "Saúde Ambiental na Microrregião Borborema Potiguar: Perspectivas em Saúde, Educação e Meio Ambiente", visando avaliá-lo como estratégia inicial para a promoção de uma educação científica que explore as interações entre saúde humana e meio ambiente, a partir de uma temática in loco. Adotando como método a pesquisa-ação, realizaram-se atividades formativas com o público-alvo, discentes da graduação e docentes da educação básica. Posteriormente, esses conhecimentos foram disseminados por meio de um minievento para um terceiro público, alunos da educação básica. Os resultados obtidos revelam a eficácia das ações implementadas ao impulsionar a evolução conceitual e estimular uma maior percepção e discussão acerca do tema saúde ambiental. Percebeu-se, ainda, que abordagens in loco oferecem potencialidades e benefícios educacionais consistentes. Ademais, a modalidade evento de extensão, aliada ao ensino e à pesquisa, mostrou ser uma forte ferramenta no desenvolvimento de estratégias iniciais para promoção de uma educação científica. </p> <p>Palavras-chave: Estratégia de Ensino; Educação Básica; Saúde Humana; Meio Ambiente; Temática Local.</p> 2023-11-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21747 APRENDENDO A ENSINAR CIRCO: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES 2023-08-25T17:17:05+00:00 Teresa Ontañón Barragán teonba@gmail.com Natália Araújo Oliveira natalia.1592990@discente.uemg.br <p>O estudo teve por objetivo compreender e acompanhar as vivências e aprendizagens dos discentes de um curso de Educação Física numa universidade pública, por meio da sua participação em um projeto de extensão que tinha como temática principal o ensino do circo para crianças. Contou com a realização de questionário e entrevista semiestruturada junto aos monitores participantes, no início e final do projeto, assim como observação participante das aulas. Os resultados mostram como o projeto contribuiu em várias dimensões da aprendizagem dos monitores, que adquiriram conhecimentos sobre o circo e sobre diversos aspectos didático-metodológicos. Por sua vez, as atividades circenses continuam se mostrando como um caminho interessante para abordar estes conhecimentos na formação inicial.</p> <p>Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Física; Atividades Circenses; Circo.</p> 2023-10-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22491 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DE SABERES TRADICIONAIS: AÇÕES COMUNITÁRIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL 2023-11-10T16:48:58+00:00 Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo magffaraujo@gmail.com Natanael Charles da Silva natanaelcharles@gmail.com Aline Gadelha do Nascimento linegadelha@yahoo.com.br Julie Antoinette Cavignac juliecavignac@gmail.com <p>O presente relato objetivou apresentar as ações comunitárias desenvolvidas por um projeto de extensão que integrou saberes tradicionais e Educação para a Sustentabilidade em localidades do estado do Rio Grande do Norte (RN). O projeto intitulado “Saberes tradicionais e educação para a sustentabilidade: um projeto de extensão realizado na Vila de Ponta Negra (Natal) e Pium (Nísia Floresta e Parnamirim), RN” ocorreu entre dezembro de 2021 e julho de 2023, abrangendo atividades diversas, como: reuniões, visitação, promoção e participação em eventos, oficinas, produção de material audiovisual, oferta de formações, produção acadêmica (dissertações e teses) e produção de material didático. Os dados evidenciam que o projeto obteve resultados satisfatórios ao apontar o alcance das duas metas inicialmente traçadas (1- Sensibilização para uma educação sustentável; e 2 - Valorização da cultura local). Além disso, o projeto contribuiu para a formação científica e cidadã dos envolvidos, ao nortear instituições de ensino na adoção de políticas públicas que possam acelerar o processo de mitigação dos riscos e da vulnerabilidade socioambiental, alcance de metas e objetivos propostos pela Agenda 2030 e formação cidadã, além de incentivar no pensar e refletir sobre estratégias educativas em Educação para a Sustentabilidade em espaços escolares e não escolares, tanto a nível regional, quanto nacional.</p> <p>Palavras-chave: Saberes locais; Cultura; Formação cidadã; Sustentabilidade.</p> 2023-11-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21834 EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DE GÊNERO, SEXUALIDADES E RAÇA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA 2023-08-31T11:41:42+00:00 Fernando Guimarães Oliveira da Fernando Guimarães Oliveira da Silva fernando.ufms@hotmail.com <p>Este texto é oriundo do curso de extensão Pressupostos para a educação antirracista nas escolas, realizado em 2022, por intermédio do Núcleo de Educação Antirracista de uma Universidade pública sul-mato-grossense. Metodologicamente, abordou-se as ações do curso na perspectiva da decolonialidade com o objetivo de levar docentes em formação inicial e continuada a pensarem sobre a temática da educação antirracista a partir dos demarcadores sociais das diferenças no sudoeste sul-mato-grossense. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com recursos de coleta, análise e interpretação dos dados baseados na experiência vivida, de modo que foi possível apresentar relatos docentes referentes a dois temas: 1) gênero e sexualidades e 2) raça. O curso teve duração de seis meses e 7 cursistas o concluíram: 4 alunas e 3 professoras da educação básica local. Como apontamentos conclusivos, destaca-se a necessidade de a educação antirracista ser um tema constante no processo formativo inicial e continuado diante do avanço conservador.</p> <p>Palavras-chave: Educação antirracista. Diferenças. Gênero e sexualidades. Raça.</p> 2023-10-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21938 MOSTRAS CIENTÍFICAS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TO: UMA EXPERIÊNCIA COM A COLEÇÃO DIDÁTICA DE VERTEBRADOS 2023-09-26T12:24:26+00:00 Carine Cavalcante Chamon carinechamon@mail.uft.edu.br Beatriz Monteiro Tavares beatriz.monteiro@uft.edu.br Pedro Henrique Marinho Nunes pedromarino2001@gmail.com Lourrany Ferreira Azevedo lanyazevedo116@gmail.com Gabriel Samora Chacra Amui gabriel.samora@uft.edu.br Thalita Quatrocchio Liporini thalita.liporini@uft.edu.br <p>Este trabalho constitui-se de um relato do projeto de extensão Ferramentas de divulgação científica em ictiologia e conservação da bacia do rio Tocantins-Araguaia, desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. No contexto da divulgação científica e extensão universitária, o projeto objetivou apresentar a diversidade da ictiofauna e de outros vertebrados por meio de mostras científicas da coleção didática de vertebrados no CPN, em escolas e em locais públicos do município. O projeto contou com a participação de diversos estudantes, além do público geral, aos quais foram distribuídos materiais explicativos impressos. Com os estudantes, foram desenvolvidas atividades que proporcionaram contato com o material no laboratório. A partir de um questionário respondido pelos professores responsáveis pelas turmas, ressaltou-se a importância da ação para a democratização do conhecimento e popularização da ciência, além de atrair jovens estudantes para a universidade.</p> <p><br />Palavras-chave: Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Extensão universitária; Zoologia.</p> 2023-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22051 PAIETS: CAMINHOS DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO 2023-10-05T18:18:59+00:00 Roberta Avila Pereira robertapereira@mail.uft.edu.br Lisiane Costa Claro lisiane.claro@mail.uft.edu.br <p>O objetivo do presente texto é registrar a trajetória do programa de extensão intitulado “Programa de Auxílio ao Ingressos nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS”, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Utiliza-se a contribuição da abordagem hermenêutica como metodologia de análise do fenômeno destacado. O PAIETS atuou em cinco frentes: 1) Na promoção de cursos Pré-Universitários Populares (PUP) e preparatórios para Pós-Graduação; 2) No fortalecimento da Educação Básica para Jovens e Adultos, em comunidades tradicionais de pesca artesanal e na comunidade LGBT+; 3) Por meio do apoio à permanência de estudantes quilombolas e indígenas no ambiente acadêmico; 4) Na formação docente da rede pública para atender às necessidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e 5) No diálogo intercultural com os imigrantes senegaleses no Rio Grande/RS. Reconhece-se a importância do Programa na luta por uma universidade mais justa e democrática e na construção de uma sociedade mais humana e igualitária.</p> <p>Palavras-chave: Extensão Universitária; Formação; Educação Popular.</p> 2023-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22167 ZOOTERAPIA: O IMPACTO DOS ANIMAIS NA SAÚDE E BEM-ESTAR DAS PESSOAS COM TEA 2023-11-09T12:25:25+00:00 Juliana Grandi juliana.grandi@ifc.edu.br João Victor Schmidt Grando joaoschmidt777@gmail.com Mateus Bogoni Meneghetti Nascimento mateus.bogoni.meneguetti@gmail.com Kézya Mariana Souza Sampaio marianakezya@gmail.com Luana Krull Moreira krull.luana.moreira@gmail.com Samara Silvério da Silva saaasilva3@gmail.com <p>O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba características que afetam a comunicação, a interação social e o comportamento das pessoas diagnosticadas. A Terapia Assistida por Animais visa melhorar aspectos sociais, físicos, emocionais e cognitivos. O estudo teve como objetivo aprimorar a conexão e o envolvimento da comunidade local do município de Camboriú com o Instituto Federal Catarinense (IFC), através das atividades de zooterapia. O projeto "Zooterapia: O Impacto dos Animais na Saúde e Bem-Estar das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista" foi realizado pelo IFC - Campus Camboriú. As sessões semanais envolveram afagos, carícias, brincadeiras e oferta de alimentos aos animais. Os resultados mostraram a redução de medos, além de melhorias nas relações interpessoais e desenvolvimento social e linguístico das crianças e jovens. A zooterapia revelou-se promissora para promover bem-estar emocional e desenvolver habilidades sociais em indivíduos com o TEA, destacando a importância de parcerias colaborativas entre o IFC e associações para o fomento de inclusão social.</p> <p>Palavras-chave: Terapia Assistida por Animais; Autismo; Zooterapia; Inclusão social; Relações interpessoais.</p> 2023-12-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21584 TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E REDUÇÃO DOS RISCOS DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA 2023-08-02T13:26:34+00:00 Thalia Milena Lopes da Rocha thaliamilenalr22@gmail.com Joyce Mazza Nunes Aragão joyce_mazza@uvanet.br Soleane MAZZA NUNES BEZERRA soleanembezerra@gmail.com Rebeca Sales Viana rebeca_viana@uvanet.br Eliany Nazaré Oliveira elianyy@gmail.com <p>O suicídio é um fenômeno psicossocial complexo e deve ser tratado como um problema de saúde pública. Diante disso, são necessárias intervenções educativas que abordem essa temática. O objetivo do estudo foi desenvolver uma tecnologia educativa do tipo jogo de tabuleiro para prevenção do suicídio na adolescência. Foi desenvolvido em duas etapas, primeiramente foi realizado uma revisão integrativa sobre o suicídio na adolescência, e seguida foi a elaboração do jogo “SuperAção”, composto por um tabuleiro e vinte e sete cartas, no qual o desígnio é chegar ao ponto de chegada respondendo perguntas que abordam a problemática do suicídio.&nbsp; O Jogo tem o intuito de facilitar a aproximação e o diálogo entre os profissionais e/ou formandos, das áreas da saúde e da educação e os jovens, sobre um tema ainda cheio de tabus, bem como contribuir na promoção da saúde mental, nos diversos cenários onde esses sujeitos estão inseridos.</p> 2023-09-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22230 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL 2023-11-01T10:55:05+00:00 Márcia Helena Batista Corrêa da Costa marcia.costa@uemg.br Sandra Meire Guimarães sandramgflora@gmail.com Gabriela Maria Vieira dos Santos gabriela.1694388@discente.uemg.br <p>Neste artigo, constam os resultados e a descrição do processo de implantação do projeto de extensão aprovado no Edital PAEX nº 01/2020 da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O propósito do projeto foi integrar a Universidade na construção da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS) em uma cidade de médio porte no Centro-Oeste Mineiro. A política foi concebida de forma dialogada pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisans). A proposta metodológica se sustenta no paradigma construtivista, inspirado na ideia de que existem muitas realidades socialmente construídas. A elaboração do Plano Municipal de SANS envolveu a Comissão Interinstitucional criada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Divinópolis (Comseans), sob coordenação da Universidade. O resultado do projeto foi a aprovação do Plano Municipal de SANS e a organização das ações voltadas à execução do plano no município, hoje referência regional.</p> <p>Palavras-chave: Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável; Política Pública; Agricultura Familiar.</p> 2023-11-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22438 EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS 2023-11-06T11:34:54+00:00 Mylena Francini da Rosa mylenarosa32@gmail.com Rodrigo de Souza Balk rodrigobalk@unipampa.edu.br Victória Braseiro Vernes victoriabraseiro@gmail.com Ana Laura Alves Saraiva analauraalves1557@gmail.com Geovana dos Santos Nunes geovana.dsn0208@gmail.com Tatiane Motta Da Costa e Silva tatianemottaesilva@gmail.com <p>O estudo tem o objetivo de relatar a implementação e o desenvolvimento de ações extensionistas realizadas junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como estratégia de educação em saúde e diminuição de desigualdades sociais para crianças e adolescentes socialmente assistidos. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. As ações foram desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET PISC), em parceria com um CREAS de um município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, sendo realizadas entre os meses de junho de 2021 e janeiro de 2023. Foram abordados temas como prevenção ao bullying, direitos humanos e cultura da paz, desenvolvimento motor e combate ao assédio sexual. As atividades oportunizaram momentos de discussão e reflexão junto aos participantes, além de agregarem ao futuro profissional dos discentes envolvidos, contemplando conhecimentos extracurriculares e possibilitando vivências multiprofissionais.</p> <p>Palavras-chave: Saúde Coletiva; Assistência Social; Infância e Adolescência; Extensão; Relações Comunidade-Instituição.</p> 2023-12-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21994 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ECONÔMICA PARA O FUTURO DAS CRIANÇAS E JOVENS 2023-11-22T19:50:30+00:00 Marcelo Vargas marcelo.vargas@unespar.edu.br Franciele Henrique franciele_henrique@hotmail.com Jéssica Letícia Souza da Silva jheeleticia@hotmail.com Fernanda Santos Rufato fernandarufato@hotmail.com <p>O conhecimento de economia deve fazer parte da cultura de uma sociedade bem informada. Através do projeto de extensão “A Economia Traduzida (TECA)” realizou-se um curso para os alunos do ensino fundamental II e médio. O objetivo do artigo foi analisar a importância do conhecimento de economia na vida dos discentes. Para isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica referente a extensão universitária e educação econômica e um estudo de campo que procurou captar a característica da população investigada e a percepção dos alunos sobre educação econômica. As informações analisadas mostraram que 18,72% dos discentes estão inseridos no mercado de trabalho, 57,48% participam no planejamento financeiro familiar, 75,43% consideram fundamental aprender economia na escola e 73,39% acreditam que ter conhecimento de economia influenciará sua vida. Observa-se que seria relevante haver novos projetos de extensão que levem a educação econômica para as crianças e jovens, ou ainda, poderia inseri-la na grade curricular.</p> <p>Palavras-chave: Sociedade; Conhecimento; Projeto de Extensão; Educação Econômica.</p> 2023-12-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22133 ANGOLA E BRASIL NAS TRILHAS DA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE 2023-08-25T17:03:56+00:00 Fatima Aparecida de Souza fatima.souza@ufba.br Sheila Perina de Souza sheila.perina.souza@usp.br Abias Cachindele Tchombossi abiastchombossi@outlook.pt <p>Este artigo é o resultado de uma das atividades extensionistas do projeto Construção de Metodologias Integradoras para a formação e atuação de professores em Angola e no Brasil, vinculado à Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU), e objetiva contribuir para a ampliação de conhecimentos teórico-metodológicos de docentes e de discentes acerca da alfabetização, especialmente sobre o processo de consolidação da aprendizagem das propriedades do sistema de escrita alfabético-ortográfico e das convenções que regem seus usos. A atividade seguiu a metodologia de oficina, baseada na relação teórico-prática, seguindo uma dinâmica interativa e se constituindo em espaço para observação e problematização da realidade. A ação permitiu, aos participantes, discutirem a relevância da avaliação diagnóstica, analisarem textos produzidos por estudantes de Angola e do Brasil que se encontram em situação de distorção idade-série e discutirem propostas de intervenção para auxiliar a práxis docente.</p> <p>Palavras-chave: Alfabetização; Formação docente; Internacionalização da extensão.</p> 2023-10-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22211 PROJETO DE EXTENSÃO CURSO MONITOR DE TURISMO: CONTRIBUIÇÕES TRANSDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE FURNAS DO DIONÍSIO, JARAGUARI - MATO GROSSO DO SUL 2023-10-06T12:10:24+00:00 Djanires Lageano Neto de Jesus netoms@uems.br Marta Regina da Silva-Melo martamelors@gmail.com Debora Fittipaldi Gonçalves defittipaldi@uems.br <p>Este estudo tem como objetivo apresentar o Projeto de Extensão Curso Monitor de Turismo para a formação de moradores da comunidade quilombola Furnas do Dionísio e de residentes do município de Jaraguari-MS, para a condução, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos visitantes e turistas na comunidade. Foi utilizada a pesquisa de métodos mistos, uma vez que associa as formas qualitativa e quantitativa e a pesquisa-ação, a fim de mobilizar os participantes na construção de novos saberes. Entre os resultados alcançados, constatou-se que o Projeto de Extensão constituiu ação necessária para o desenvolvimento do turismo na comunidade, que realiza atividades turísticas há mais de duas décadas, mas ainda não se configura como um turismo praticado na base comunitária. Todavia, os cursistas indicaram que o aprendizado dos mais variados temas foi positivo e pode proporcionar renda extra aos moradores, além de valorizar a história e a cultura local.</p> <p>Palavras-chave: comunidade tradicional; turismo de base comunitária; formação e capacitação.</p> 2023-11-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22252 ‘CRIP CAMP - A DISABILITY REVOLUTION’: UMA VIA PARA DESLOCAMENTOS POSSÍVEIS NAS LEITURAS DE ESTUDANTES SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2023-11-13T12:37:55+00:00 Luciana Branco Carnevale lucicarnevale@unicentro.br <p>Este trabalho analisou dados provenientes da extensão “A pessoa com deficiência: diálogos a partir do cinema e de outras mídias audiovisuais” e teve como objetivo apreender e discutir afetabilidades produzida pelo documentário Crip Camp: A Disability Revolution (2020) na docente pesquisadora e nos estudantes. A cartografia proposta por Rolnik (2011) foi utilizada no percurso metodológico, uma vez que o território abarcado pela pesquisa é “existencial”. Foram analisados os registros e comentários relativos às cenas que mais afetaram os estudantes. Algumas temáticas relacionadas à problemática das pessoas com deficiência foram escolhidas pela pesquisadora, quais sejam: ‘A diferença’, ‘Tutela, privacidade, dependência e autonomia’ e ‘A revolução pela via da deficiência’. A experiência tratada neste estudo permitiu o abalo de pré-concepções sobre as pessoas com deficiência, o reconhecimento de sua biopotência, e a necessidade da produção das redes de relações implicadas para a produção do cuidado da vida.</p> <p>Palavras-chave: pessoas com deficiência; alteridade; biopotência; Crip Camp: a disability revolution.</p> 2023-11-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22513 O USO DO INSTAGRAM PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE 2023-11-14T18:37:46+00:00 Fábio Albert Mesquita fabio.albert@ufpe.br Humberto João Carneiro Filho humberto.carneiro@ufpe.br Maria Isabel Chicó de Almeida isabel.almeida@ufpe.br Isabela Cabral de Melo Dantas Piraua Isabela.cabraldantas@ufpe.br Andreina Aguiar Pereira andreina.aguiarpereira@ufpe.br <p>Neste artigo, objetivamos analisar o impacto da rede social Instagram nas ações de democratização do acesso ao patrimônio cultural desenvolvidas pelo Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, ação de extensão vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio de um estudo de caso e da análise dos tipos de publicação realizadas na conta do projeto na rede social, procuramos averiguar em que medida o uso do Instagram auxilia as atividades do projeto no que diz respeito à promoção da interação dialógica com outros setores da sociedade. Como resultados, verificamos que, apesar de não substituir o papel central das interações presenciais, a rede social vem sendo uma importante ferramenta no cumprimento do objetivo central do projeto de contribuir com a política de preservação e acesso ao patrimônio cultural da Faculdade de Direito do Recife.</p> <p>Palavras-chave: Rede social; Interação dialógica; Extensão universitária.</p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21838 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA- CAMPUS COLORADO DO OESTE 2023-09-12T17:25:00+00:00 Paulla Vieira Rodrigues rvpaulla@hotmail.com Diego Soares Carvalho diego.carvalho@ifro.edu.br <p>Considerando as normativas vigentes que orientam a gestão da Extensão universitária, o presente trabalho propõe a análise do cenário atual da curricularização da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Colorado do Oeste, em especial, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O delineamento metodológico traz um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos descritivos. Para obtenção de resultados, foram utilizados dados primários por meio de análise documental e bibliográfica pertinente ao tema e dados secundários por meio do levantamento de dados internos. Os resultados da pesquisa indicam que o IFRO- Campus Colorado do Oeste apresenta suas normativas institucionais alinhadas aos marcos legais federais no que tange a curricularização da extensão. Porém, acredita-se que é necessário um maior planejamento para que as atividades sejam desenvolvidas de forma eficiente.</p> 2023-10-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21945 HISTÓRICO E OBJETIVOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA: FORMAÇÃO ESPORTIVA DE CRIANÇAS POR MEIO DO BASQUETEBOL 2023-09-22T11:36:55+00:00 Mônica Cristina Flach monicacristinaflach@gmail.com Juliana de Paula Figueiredo juliana.figueiredo@udesc.br Alexandra Folle alexandra.folle@udesc.br <p>Analisou-se o histórico e os objetivos do Projeto de Extensão Baby Basquetebol, vinculado ao Programa Basquetebol para Todos, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Participaram do estudo, os coordenadores geral e técnico, além do primeiro monitor do projeto. As informações foram recolhidas e analisadas a partir da técnica de investigação qualitativa ETCI e da análise documental. O Projeto foi criado em 2013 e se caracteriza como uma ação pioneira no contexto universitário brasileiro, ofertando a prática da modalidade para crianças a partir de 4 anos. Os objetivos iniciais do Projeto eram: ofertar a prática do basquetebol e desenvolver as habilidades motoras das crianças, em uma perspectiva de lazer e lúdica, enquanto os objetivos atuais visam possibilitar a continuidade da prática do basquetebol pelos praticantes, contribuir com a formação de treinadores e professores para a modalidade e tornar-se espaço de pesquisa que retroalimente as atividades disponibilizadas.</p> <p>Palavras-chave: Extensão; Basquetebol; Histórico; Objetivos; Iniciação esportiva. </p> 2023-10-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22052 APRENDENDO COM O ENSINO DE PACIENTES ESTOMIZADOS E SEUS FAMILIARES NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – HCFMRP 2023-09-13T12:54:09+00:00 Pedro Emílio Gomes Prates pedropratesmoreno@usp.br André Aparecido da Silva Teles andreteles@usp.br Helena Megumi Sonobe megumi@eerp.usp.br <p>Introdução: A assistência perioperatória inclui o ensino pré-operatório; a demarcação de estoma; o ensino do autocuidado e de equipamentos coletores, visando à alta hospitalar. Objetivos: Este projeto de extensão, desenvolvido junto ao Grupo de Estudos da Reabilitação de Pacientes Cirúrgicos Oncológicos, objetivou realizar o acolhimento; o ensino perioperatório dos pacientes adultos e idosos candidatos à estomia, juntamente à demarcação de estoma, no período de 09/2021 a 05/2022, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo com abordagem sistematizada, pautado no Método Arco de Charles Maguerez. Resultados: O projeto de extensão resultou em 208 atendimentos com encaminhamento cirúrgico e demarcação de estoma, com média de 17 paciente/mês internados. Conclusão: Conclui-se que houve a construção de conhecimento, de forma integrada, entre graduandos, pós-graduandos e enfermeiros residentes, contribuindo para a melhoria da assistência desta clientela, bem como possibilitou a construção de técnicas para qualificar a assistência de enfermagem.</p> <p>Palavras-chaves: Ensino perioperatório; Pessoa com estomia; Autocuidado; Capacitação profissional.</p> 2023-10-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21739 PERFIL CLÍNICO DE PACIENTES INSERIDOS EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PÓS-COVID-19 2023-06-15T14:00:08+00:00 Marcos Vinicius Bubna marcosviniciusbubna@gmail.com Rafaela Maria de Souza desouzarafaelamaria@gmail.com Karina Arielle da Silva Souza kssouza51@gmail.com Mahara Daian Garcia Lemes Proença mahara.proenca@gmail.com <p><strong>Introdução:</strong> Após o período de incubação do vírus SARS-CoV-2, alguns sintomas podem perdurarar por meses ou anos, como fraqueza dos músculos respiratórios e periféricos. <strong>Objetivos:</strong> Buscar e identificar o perfil dos indivíduos que foram acometidos pela Covid-19 e que tiveram complicações e diminuição das suas capacidades pulmonar e funcional, qualidade de vida e força muscular periférica, pós-período de alta hospitalar ou isolamento domiciliar. <strong>Metodologia:</strong> Participaram do estudo indivíduos que contraíram a Covid-19 e que buscaram o Projeto de extensão Assistência Fisioterapêutica aos Pacientes Pós-Covid-19. Foram coletados dados da avaliação, utilizando testes, questionários e escalas. <strong>Resultados:</strong> Foi identificado o perfil de 30 indivíduos, que apresentaram casos leves, moderados e graves. Além das comorbidades coletadas, a fadiga foi o sintoma predominante nessa população. <strong>Conclusão:</strong> Os participantes apresentaram alterações nos aspectos ligados a qualidade de vida, além de alterações em relação ao sono, fadiga, capacidade respiratória e força de preensão palmar.</p> 2023-09-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21934 ROTINAS E PROCESSOS INOVATIVOS NA PECUÁRIA FAMILIAR NA CAMPANHA GAÚCHA 2023-07-18T12:39:25+00:00 Tatielle Belem Langbecker tatielle.belem@gmail.com Alessandro Porporatti Arbage aparbage@yahoo.com.br João Garibaldi Almeida Viana joaoviana@unipampa.edu.br <p>Este artigo tem como objetivo caracterizar os processos inovativos nas trajetórias das unidades de produção da pecuária familiar na Campanha Gaúcha. A partir do estudo de três casos - Associação de Produtores do Rincão do 28, participantes do programa RS Biodiversidade e pecuaristas familiares que realizam cruzamentos entre raças ovinas - identicaram-se modificações em diferentes esferas das rotinas nas unidades investigadas. Tais mudanças foram estimuladas pela ação de agentes de extensão rural, levando em conta as experiências, trajetórias e aprendizados dos pecuaristas familiares. Os cursos, palestras, reuniões que os pecuaristas familiares frequentam são entendidos como oportunidades de conciliar novos conhecimentos com a experiência na atividade. Assim, constata-se que várias técnicas dos processos inovativos passaram por adaptações nas unidades produtivas, de acordo com cada realidade e disponibilidade de recursos; esse processo adaptativo é entendido como inovação.</p> <p>Palavras-Chave: Unidades familiares de produção; Inovação; Extensão Rural; Neoschumpeterianos.</p> 2023-08-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21053 PROMOVENDO EFICIÊNCIA NA SECAGEM DE GRÃOS DE MILHO: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA PARA ANÁLISE DE CUSTOS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E BRASIL 2023-06-07T12:17:37+00:00 Jacob Rickli jacobrickli21@gmail.com John Beardmore beardmore.4@osu.edu Luiz Cláudio Garcia luizclaudiogarcia2001@yahoo.com.br Brenda Gross Tocha 20021222@uepg.br Daniela Mariana Moraes 19003422@uepg.br Rafaela Maria Crivellari Zuin 19015422@uepg.br Thauana Gebieluca 18040822@uepg.br <p>Dentre as atividades de extensão que a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferece aos acadêmicos está o The Ohio Program, que dá suporte aos alunos que buscam a experiência internacional. No que se refere ao curso de Agronomia da instituição, na interação com agricultores de diferentes países, os extensionistas são desafiados na mais das vezes a sistematizar informações comparando o manejo de culturas em distintas regiões. Como consequência das atividades extensionistas, os agricultores elegeram como objetivo dos acadêmicos comparar o custo de secagem de grãos de milho (Zea mays) nos EUA e no Brasil. Para análise do sistema de secagem do milho nos Estados Unidos da América (EUA) escolheu-se a propriedade Frahm Farmland Inc., localizada na Cidade de Colby no estado do Kansas, (39°20’13.58”N 101° 8’20.00”O e altitude de 1.000 metros do nível do mar). Os dados de referência do Brasil foram baseados no valor médio investido na programação da unidade armazenadora da propriedade Fazenda Cachoeira, no município de Ivaí no estado do Paraná (24°56’29.29”S 50° 47’36.36”O e altitude de 846 metros do nível do mar). Os dados amostrados levaram em consideração a eficiência de secagem de ambos os países, sendo embasado pelas informações contidas no catálogo de especificação técnica e custos de secagem, conforme as condições das propriedades. Conclui-se que os custos de secagem de grãos de milho no Brasil são 4,7 vezes menores que os custos de secagem nos Estados Unidos da América. A disparidade do valor por tonelada foi incrementada pelas variáveis combustível e custo operacional. O custo operacional no país da América do Norte foi elevado principalmente pela tecnologia embarcada e melhor remuneração dos profissionais. Os resultados foram divulgados para os envolvidos através de relatórios, apresentações e publicações. Com as informações, os agricultores dos EUA e do Brasil puderam analisar as similaridades e diferenças entre os dois países, as estratégias escolhidas no pós-colheita nas nações envolvidas e o impacto dos custos no produto comercializado em um mercado internacional. Sedimenta-se a importância das atividades extensionistas na formação dos alunos; suplantando no meio rural os limites entre países, linguagens e culturas. <br />Palavras-chave: extensão universitária internacional; gás; lenha; secagem artificial; Zea mays.</p> 2023-08-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21887 FUTEBOL DE MULHERES E SAÚDE: PÉS QUE DEFENDEM E RESISTEM AOS IMPACTOS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO 2023-05-23T13:34:23+00:00 Renata Pereira Farias renata.farias@upe.br Suely Emilia de Barros Santos suely.emilia@upe.br Clarissa Marques clarissa.marques@upe.br <p>O objetivo deste artigo é compreender o sentido do esporte para a saúde, a partir do olhar das mulheres jogadoras de futebol impactadas pelas obras da transposição do rio São Francisco, no Sertão pernambucano. Nascida nas andanças e ações extensionistas do Programa de Extensão TransVERgente, trata-se de uma pesquisa qualitativa cartográfica e fenomenológica. A modalidade de intervenção/investigação foi a roda de conversação e as participantes-colaboradoras foram sete camponesas, jogadoras de futebol da comunidade do Sítio Cipó, Sertânia/PE. A Analítica do Sentido de Critelli foi o método de análise. As narrativas revelaram que a prática do futebol para a saúde corresponde à experiência terapêutica, à promoção de saúde e aos modos de existir no viver cotidiano na comunidade rural. Além disso, a busca por garantia de direitos apareceu a partir da mobilização comunitária como ação política das mulheres camponesas jogadoras de futebol, diante da transposição e da violência de gênero.</p> 2023-07-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21799 INSPIRE: PRIMEIROS SOCORROS DIANTE DE SITUAÇÕES DE OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE) EM CRIANÇAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO 2023-08-01T19:12:23+00:00 Mariela Svízzero Amaral mariela.amaral@gmail.com Rafael Fonseca Drumond rafael.drumond@aluno.ufsj.edu.br João Pedro Cuzzullin jpcuzzullin@gmail.com Mirian Diená Pastorini Jurgilas mirianjurgilas@ufsj.edu.br <p>Este artigo tem como objetivo relatar o processo de execução do projeto de extensão “Inspire: primeiros socorros diante situações de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em crianças”, realizado pelo curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Dom Bosco. O projeto, realizado com profissionais de escolas infantis dos municípios de São João del-Rei (MG) e de Tiradentes (MG), tem como propósito a promoção de educação comunitária em saúde, com foco na prevenção e manejo de emergências pediátricas, notadamente, a OVACE. São apresentados, com metodologia descritiva, os resultados de pesquisa de efetividade das oficinas, realizada a partir da aplicação de questionário de conhecimentos, pré e pós-intervenção. As dinâmicas oferecidas pelo projeto contemplaram atividades teóricas e práticas relacionadas ao reconhecimento e manejo de OVACE, assim como a produção de instrumentos de educação em saúde, tais como <em>banners</em> e cartilhas informativas voltadas à comunidade escolar.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Educação em Saúde; Relações Comunidade-Instituição; Educação Infantil; Obstrução das Vias Respiratórias.</p> 2023-08-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22018 POLÍTICAS SOCIAIS DE INCLUSÃO E CIDADANIA DIGITAL: O PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE 2023-06-30T19:11:17+00:00 Melina Carla de Souza Britto melinabritto.adv@gmail.com Lislei Teresinha Preuss ltpreuss@uepg.br Fabrício Bittencourt da Cruz fabriciobittcruz@gmail.com <p>O presente artigo estabelece a relação entre cidadania virtual, ou “cibercidadania”, sociedade tecnológica de informação e políticas sociais de inclusão digital para pessoas idosas. Utilizou-se de pesquisa documental, bibliográfica e a base de dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) para a sua construção. As considerações e reflexões são baseadas no programa de extensão Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). O objetivo é destacar a importância de políticas sociais que promovam a inclusão digital de pessoas idosas na sociedade da informação, a partir de projetos como o da UATI. Conclui-se pela crescente necessidade de promover a inclusão digital de pessoas idosas, sendo o desenvolvimento de políticas sociais peça chave na garantia de efetivação do direito de acesso à tecnologia.</p> 2023-08-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21059 ATENÇÃO E CUIDADO PARA MULHERES MÃES ACOMPANHANTES DE BEBÊS PREMATUROS: A ATUAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO “HUMANIZAÇÃO” 2023-06-01T13:48:45+00:00 Mariana Dalcarobo Antochevicz mariana17.dal@gmail.com Josiane Dos Santos Silva silvajosi2002@gmail.com Cauynê Freitas Vieira cauynevieira.psi@gmail.com Vanessa Thomazini Cardoso cardosvane@gmail.com Cristina Ide Fujinaga cifujinaga@gmail.com Caroline Guisantes de Salvo Toni carolineguisantes@yahoo.com.br <p>O projeto “HumanizAÇÃO: grupo de apoio, empreendedorismo e empoderamento feminino para mães de prematuros” é desenvolvido por professoras e acadêmicas dos cursos de Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), com o objetivo de oferecer acolhimento, escuta, lazer e oportunidades para mulheres mães acompanhantes de bebês prematuros internados em uma UTIN. O presente trabalho tem como foco principal descrever as atividades realizadas com essas mulheres mães participantes do Projeto HumanizAÇÃO, apresentando as potencialidades das ações tanto para as mulheres mães participantes quanto para as integrantes da equipe. As atividades realizadas puderam oferecer bem-estar, autonomia, descontração, lazer, escuta e acolhimento para as mulheres acompanhantes, bem como pode contribuir significativamente para a formação da equipe de alunas e professoras, oferecendo a possibilidade de experiências práticas na área da saúde.</p> 2023-08-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21904 EFEITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM A CAPOEIRA NA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA DE MULHERES IDOSAS 2023-06-20T16:50:24+00:00 Ilma Sabrina Barbosa da Silva sabrina.lgrande0@gmail.com Thamires Santos do Vale tammy_h12@hotmail.com Maria das Dores Sabino Santana mariapdsantana@gmail.com Rafael Gomes dos Santos rafael.gds1910@gmail.com Thales Alessandro Vieira Motta de Souza thalesemaria.tm@gmail.com Sergio Rodrigues Moreira serginhocapo@gmail.com <p>O objetivo foi analisar efeito do Projeto de Extensão Capoeira (P_EXT<sub>CAPO</sub>) da Fundação Nilo Coelho de Petrolina-PE sobre a circunferência da cintura (CC) de mulheres idosas. Para isso, dois grupos de mulheres participaram da intervenção, sendo: Capoeira (n=13) e Controle (n=10). O P_EXT<sub>CAPO</sub> teve 12 semanas de duração, com duas aulas/semana de 60-min cada em intensidade moderada. A CC foi mensurada nos momentos pré-P_EXT<sub>CAPO</sub> e 12 semanas pós-P_EXT<sub>CAPO</sub>. Contudo, não houve diferença entre grupos na CC (F [1,000; 21,000] =3,320; η<sub>p</sub><sup>2</sup>=0,137; p=0,083). Porém, ocorreu tamanho de efeito moderado na redução da CC para o Grupo Capoeira (∆ES=0,91). Ainda, quanto maior a frequência das aulas, maior redução da CC (r=-0,502; p=0,015), sendo essa frequência mediadora de efeito significativo na CC (β=-0,161; IC95%=-0,280/-0,042; R<sup>2</sup>=0,29; p=0,03), mostrando que 12 semanas de P_EXT<sub>CAPO</sub> promove resultados clínicos importantes com efeito moderado favorável na redução da CC de mulheres idosas, sendo a redução mediada pela frequência das aulas.</p> 2023-07-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21239 PROGRAMAÇÃO COMPETITIVA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA O ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 2023-06-19T12:03:04+00:00 Ana Elisa Tozetto Piekarski aetpiekarski@gmail.com Mauro Miazaki maurom@gmail.com Alexandro Luis da Rocha Junior alexandroluis@live.com Eric Patrick Militão ericmili.m7@gmail.com João Vitor Pieczarka da Silva joaopieczarka@gmail.com <p class="western" style="line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0; margin-left: 0in; margin-bottom: 0in; border: none; padding: 0in;">Este trabalho descreve os treinamentos em programação de computadores para os alunos do curso Técnico em Informática, como atividades de extensão, realizadas no período de 2016 a 2022. Os treinamentos, destinados à preparação para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), são oferecidos no âmbito do projeto “Treinamento em Lógica e Programação de Computadores para o Ensino Técnico” (TL&amp;PC), vinculado ao Departamento de Ciência da Computação (Decomp) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destinados aos alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins (CEFCM), em Guarapuava, PR. O artigo apresenta um histórico das ações realizadas, os conceitos de programação competitiva, competições de programação e os ambientes de treinamento, descreve as atividades realizadas e apresenta os principais resultados desses sete anos de parceria.</p> 2023-07-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21828 O FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE VIDEOCLIPES DA UEG COMO PROJETO AGLUTINADOR DO MERCADO AUDIOVISUAL 2023-05-23T12:46:26+00:00 Sandro de Oliveira nagysandro1@gmail.com <p>Este artigo descreverá as etapas do projeto de extensão IFIDEVIDULA – Festival Universitário de Videoclipes da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O festival nasceu dentro da disciplina de Linguagem Audiovisual do Curso de Cinema e Audiovisual e está inserido no quadro de projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE), dentro do novo RICEX (Regulamento Institucional da Curricularização da Extensão). O Festival é aberto para toda comunidade artística audiovisual e musical goiana e possui também inegociável teor pedagógico, já que os videoclipes são produzidos tendo como princípios basilares a discussão crítica dos conteúdos veiculados pelos artistas e pela responsabilidade social que os produtores audiovisuais têm que adotar em seus trabalhos.</p> 2023-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22218 VALIDAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS DA COMUNIDADE: ALIANDO EXTENSÃO E PESQUISA 2023-08-04T11:49:05+00:00 Iara Sescon Nogueira iara_nogueira@hotmail.com Jhenicy Rubira Dias jhenicydias@gmail.com Larissa Padoin Lopes laripadoinlopes@gmail.com Célia Maria Gomes Labegalini celia-labegalini-@hotmail.com Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt ksalmeidah@ufpr.br Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera vanessadenardi@hotmail.com <p>Este artigo objetivou validar o conteúdo e a aparência de um jogo educativo sobre prevenção de quedas em pessoas idosas da comunidade. Trata-se de estudo metodológico e quantitativo, utilizando amostragem não probabilística intencional para escolha de juízes. O jogo foi desenvolvido como parte do projeto de extensão “Assistência domiciliar de enfermagem às famílias de idosos dependentes de cuidados”, da Universidade Estadual de Maringá/PR. Os dados foram processados no software R, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para o conteúdo, e o percentil para aparência, além de teste binominal e cálculo do coeficiente de Alpha de Cronbach. A versão final do jogo apresentou IVC geral de conteúdo de 96,8% e nível de concordância da aparência de 96,4%. Os itens no teste binominal apresentaram estatística superior a 0,78%. O Alpha de Cronbach do conteúdo foi 0.873 e aparência 0.825. O jogo foi considerado validado, estando apto para ser utilizado enquanto tecnologia educacional nas práticas educativas.</p> <p>Palavras-chave: Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Acidentes por Quedas; Prevenção de Quedas; Idoso.</p> 2023-09-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21636 PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL E PÓS-PARTO: TRAJETÓRIA E PRODUTIVIDADE 2023-06-01T13:34:07+00:00 Ana Paula Xavier Ravelli anapxr@hotmail.com Kamyla Garcia Dias kamylla.garciia@hotmail.com Rafaela Moreira Taques rafaelataques123@gmail.com Letícia Maria Dal Col Martins leticiadalcol2507@gmail.com Suellen Vienscoski Skupien suvienscoski@hotmail.com Laryssa De Col Dalazoana Baier laryssadalazoana@yahoo.com.br <p>A extensão aproxima o ensino com a comunidade e o projeto Consulta de Enfermagem foi criado com a finalidade de promover educação em saúde para gestantes e puérperas visando a autonomia materna nos cuidados consigo e seu bebê. Objetivou demonstrar a trajetória de produção do Projeto de Extensão Consulta de Enfermagem no pós-parto de 2006 a 2022. Trata-se de estudo quantitativo descritivo com dados secundários e coleta realizada em redes sociais. Resultou na produção de 42 Trabalhos Conclusivos de Curso, 03 Trabalhos Conclusivos de Residência e 1 especialização. Contemplou 23 bolsas pelo programa institucional de apoio à pesquisa e extensão e 11 pelo programa institucional de apoio à inclusão social. Participação em 51 eventos e 3 premiações e nas redes sociais com 316 seguidores. Concluiu-se que houve produção do conhecimento na trajetória do projeto e orientações diretas as gestante e puérperas, produzindo suporte ao binômio e aprendizado aos extensionistas.</p> 2023-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21776 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE: PERCEPÇÕES DISCENTES 2023-05-19T11:47:25+00:00 Eduardo Dall’Agnol Silvério eduardosilverio1313@gmail.com Matheus Soares mthys.love@gmail.com Bruno Mateus Limberger Meirinho brunomeirinho74@gmail.com Paulo Wichnoski wichnoski@gmail.com <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 150%;">O novo paradigma que institui a curricularização de ações extensionistas em todos os cursos de graduação, coloca em evidência o papel da extensão na tríade organizacional das universidades brasileiras. No escopo dessa configuração, buscamos compreender como os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) percebem a curricularização da extensão a partir da experiência vivida com ela. A pesquisa se constituiu com a postura fenomenológica, cujo desdobramento revela percepções sobre as diferenças entre os contextos acadêmico e social-extensionista, evidenciadas pelas ações de extensão; percepções sobre os aspectos limitadores e, sobretudo, sobre os aspectos potencializadores, vistos e antevistos à medida que a extensão se consolide no referido curso como componente curricular.</span></p> 2023-06-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21710 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS ESTUDANTES GUINEENSES NA UNILAB: ANÁLISE DO PROJETO DE EXTENSÃO ‘KABAZ DI TERRA’ DANÇAS E RITMOS TRADICIONAIS DA GUINÉ-BISSAU 2023-03-23T12:05:49+00:00 Antonio Gislailson Delfino da Silva antoniogislailson@gmail.com Lourenço Ocuni C´´a ocuni@unilab.edu.br <p>O presente artigo foi desenvolvido com base no projeto de extensão “Kabaz di Terra: Danças e ritmos tradicionais da Guiné-Bissau”, vinculado a Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX) e tem como objetivo apresentar as principais ações de extensão promovidas pelo projeto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a sua relação com a comunidade externa. Para efeito de realização deste trabalho, tem-se como abordagem qualitativa a partir de uma análise bibliográfica/documental. A partir das ações apresentadas pelo projeto, constatou-se que o projeto contribui/contribuiu para fortalecer os laços de integração na UNILAB, através das culturas, por outro lado, na comunidade externa, o projeto ajuda a desconstruir um imaginário negativo sobre o continente africano e da Guiné-Bissau, visto na maioria das vezes, como exótico e selvagem, esquecendo/desconhecendo das riquezas culturais existentes no país.</p> 2023-04-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21461 DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA UTILIZANDO A FOTOGRAFIA E A PINTURA PARA O ESTUDO DAS PAISAGENS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO 2023-03-28T11:46:55+00:00 Raqueline Landim Nascimento raquelinelandim19@gmail.com Raquel Landim Nascimento raquellandimnasc123@gmail.com Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes vanessafxgeo@gmail.com Jos´´e Falcão Sobrinho falcao@gmail.com <p>Este trabalho trata-se de um relato sobre o uso de recursos didáticos como a fotografia e a pintura no ensino de Geografia e sobretudo para o estudo do semiárido nordestino, com foco em suas paisagens. Pensando nisso foi elaborado um projeto de extensão com o tema “semiárido vivo! Riqueza ameaçada”, que foi apresentado e realizado na escola de Referência em Ensino Médio EREM Carlos Pena Filho, localizada no município de Salgueiro-PE, tendo por público-alvo alunos do ensino médio. Metodologicamente foram realizados levantamentos bibliográficos sobre as temáticas centrais da pesquisa e atividades teóricas, práticas (fotografias e pinturas) e ainda atividade de campo em um ponto turístico do município de Salgueiro-PE. As práticas realizadas afirmaram a importância de se trabalhar com fotografias para o estudo da paisagem no ensino de Geografia e reforçaram a importância do estudo do semiárido brasileiro.</p> 2023-05-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21488 AÇÃO EM EXTENSÃO COMO PRÁTICA LIBERTADORA: EXPERIÊNCIA COM O TEMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ENSINO BÁSICO 2023-03-28T11:42:26+00:00 Elisangela Christiane de Pinheiro Leite Munaretto profartelis@gmail.com Maclovia Corrêa da Silva macloviasilva@utfpr.edu.br <p>Este artigo é uma mostra de experiências extensionistas ocorrentes em 2022 pertencentes ao projeto de extensão universitária da UTFPR titulado: parcerias institucionais para ações sociais nos colégios estaduais e escolas municipais de Curitiba-PR. Com a colaboração técnica de bolsista e participação ativa das autoras, foi organizada a ação “Vigilante dos resíduos”, para estudantes de ensino integral. A arte e a separação dos resíduos sólidos urbanos na escola e nos lares compuseram a investigação e coleta de dados. A construção de estratégias didático-pedagógicas, fundamentadas em uma prática libertária, explorou os conceitos basilares sobre extensão universitária de produção de saberes e conhecimentos por todos os sujeitos envolvidos. A partir da Sociologia da infância, de processos investigativos abertos e participação ativa, explorou-se a gamificação como estratégia didática. Conclui-se que existem fortes laços entre teorias, trabalho docente e práticas extensionistas para produção e apropriação de conhecimentos, busca de soluções e dos relacionamentos que estão em fase de processos potencializadores de inovação. Por isso, é necessário assegurar para o processo ensino e aprendizagem a libertação de práticas conservacionistas e pragmáticas que não conversem com movimentos e ações extensionistas de Educação Ambiental sobre o ambiente, pesquisa, e convivialidade com o Cosmos e a ética.</p> 2023-05-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21722 PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-04-03T12:24:12+00:00 Jean Carlos de Goveia jeangoveia@hotmail.com Amanda Dias da Silva amandadiass.silva@gmail.com Natally Müller da Silva natallymuller19@gmail.com Thaiane Moleta Vargas thaiane_moleta@yahoo.com.br Gonçalo Cassins Moreira do Carmo goncalocassins@gmail.com Leandro Martinez Vargas lmvargas@uepg.br <p>O presente artigo teve como objetivo avaliar o processo de implementação e alcance do projeto de extensão UEPG + Ativa – 2ª edição, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da análise de documentos oficiais, planilhas e relatórios. Trata-se de uma pesquisa transversal de cunho quanti-qualitativa, do ponto de vista da tipologia da avaliação de programas, classifica-se como processual e prospectiva, à medida que se propõe analisar se a população alvo estava sendo atingida, bem como, se o desenho lógico foi cumprido. Constatou-se que o projeto está em uma crescente positiva quanto a sua finalidade como um projeto extensionista. Conclui-se que a avaliação possui relevância, tendo em vista que permitiu apresentar indicadores demonstrando um panorama da atual realidade do projeto à coordenadoria, através de um compêndio de informações capazes de subsidiar estratégias para a melhoria da qualidade do atendimento e eficácia dos serviços ofertados.</p> 2023-04-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21559 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE DISCENTES PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO TRILHA FINANCEIRA 2023-03-06T13:58:03+00:00 Allisson Silva dos Santos allissonst@hotmail.com Renata Ellen Martins da Silva renata.ellen@academico.ifpb.edu.br Signey Everton Edival de Sousa signey.everton2000@gmail.com Renata Braga Berenguer de Vasconcelos renata.berenguer@ifpb.edu.br Jaciara Gomes Raposo Figueiredo jaciara.raposo@ifpb.edu.br <p>Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do treinamento para a atuação no projeto de extensão Trilha Financeira, por meio das experiências discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. A construção deste relato perpassou pela análise de dados qualitativos e quantitativos, advindos dos estudantes de cursos superiores de Gestão Comercial e de Engenharia Civil e do curso técnico em Contabilidade. Diante do processo formativo executado, a maioria dos discentes se mostraram satisfeitos em relação aos aspectos gerais das capacitações. Além disso, eles consideram importante a participação em formações, antes dos integrantes de projetos de extensão entrarem em ação junto à comunidade. Os principais motivos para a preparação dos discentes são: maior segurança para entrar em ação, desenvolvimento do aprendizado e compreensão das finalidades do projeto de extensão como um todo.</p> 2023-04-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21670 UM PASSO ADIANTE: MATEMÁTICA E EXTENSÃO EM UMA PROPOSTA PARA OFICINAS ONLINE UTILIZANDO O GEOGEBRA 2023-03-20T14:10:49+00:00 Érika Maria Chioca Lopes erikalopes@ufu.br Edson Agustini agustini@ufu.br Giselle Moraes Resende Pereira gisellemoraes@ufu.br Rogério Nicodemio rogerionicodemio@ufu.br <p>A cultura digital, juntamente com o contexto de transição das escolas para o Novo Ensino Médio, indicam a necessidade de suporte formativo para os professores de Matemática. Neste artigo analisamos as atividades realizadas no projeto de extensão intitulado “Resolução de Problemas com o GeoGebra”, desenvolvido por uma equipe de docentes e licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2022. O projeto teve como objetivo principal capacitar professores e futuros professores de Matemática para manipulação do <em>software</em> e para utilização da plataforma do GeoGebra, com foco na modelagem e resolução de problemas matemáticos de Ensino Médio. Neste relato, buscamos discutir cada problema proposto, quanto às ferramentas e aos recursos utilizados no GeoGebra e, paralelamente, destacar alguns caminhos possíveis para utilização em salas de aula, em articulação com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).</p> 2023-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21139 MEDIADOR DE LEITURA: AÇÕES EXTENSIONISTAS EM ESCOLAS PÚBLICAS 2023-03-20T14:36:44+00:00 Simone Steffan Retkva simone.steffan@uel.br Rovilson José da Silva rovilson@uel.br Greice Ferreira da Silva greice@uel.br <p>O presente artigo adveio de iniciação científica, foi desenvolvido com base no projeto de extensão “Formação do mediador de leitura da rede pública de educação” e tem como objetivo apresentar as ações extensionistas promovidas pelo projeto no período 2012 e 2020. A metodologia utilizada pautou-se pela abordagem qualitativa, compondo-se de revisão bibliográfica e documental por meio da produção acadêmico-científica disseminada nesse período. Portanto, encontram-se aqui as ações do projeto de extensão em três instituições da rede pública de Londrina, a saber: no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), no Colégio Aplicação da UEL e na rede municipal de educação de Londrina, por meio do projeto de formação de leitores “Palavras Andantes”. A partir das ações extensionistas, constatou-se que o projeto contribuiu para o ensino e pesquisa assim como para a interação dialógica entre os agentes da ação e a comunidade atendida em prol da formação de leitores.<br />Palavras-chave: Ações extensionistas, mediador de leitura; formação de leitor; rede pública de educação.</p> 2023-04-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21593 AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURRICULAR NO PLANEJAMENTO DOCENTE 2023-03-10T17:59:24+00:00 Luciane Duarte da Silva luduarte.2709@gmail.com Almir Martins Vieira almir.vieira@gmail.com José Alberto Carvalho dos Santos Claro profalbertoclaro@gmail.com <p>A partir da publicação da Resolução CNE/CES 7/2018, que trata das diretrizes da Extensão Universitária, novas exigências no planejamento acadêmico têm sido demandadas de docentes e gestores acadêmicos em todas as instituições de ensino superior em seus cursos de graduação. No que se refere à avaliação, as instituições devem elaborar instrumentos para sistematização e registro de suas ações extensionistas, de modo que as transformações no cotidiano universitário contribuam para o processo de formação dos estudantes. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de indicadores a serem criados para o processo de avaliação da extensão universitária curricular como referência para professores no contexto dos cursos de Administração. Por meio de abordagem qualitativa, desenvolveu-se pesquisa de caráter documental, cujos resultados indicarem a necessidade de sistematizar as ações de extensão curriculares em processos sistêmicos institucionais, com ações extensionistas centralizadas em grandes programas e projetos. Concluiu-se que a extensão universitária impacta a formação profissional e cidadã dos estudantes, devendo, portanto, ser considerada no planejamento docente.</p> 2023-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21489 EXPRESSANDO SUBJETIVIDADES: ARTE E DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIAS DE (RE)EXISTÊNCIA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-02-23T18:18:51+00:00 Marisa Narcizo Sampaio marisamns@gmail.com Cynara Teixeira Ribeiro cynara_ribeiro@yahoo.com.br Davi Costa da Silva davicosta.p2@gmail.com Joana Maria Rodrigues de Lima joana.lima.711@ufrn.br Teresinha Pereira da Rocha teresinha.rocha@hotmail.com Wilson Elmer Nascimento Wilson.elmer13@gmail.com <p>Nas últimas décadas, a sociedade incorporou novos paradigmas sociais, políticos e econômicos, criando o que Han (2015) denominou sociedade do desempenho. Tais paradigmas elevaram o grau de expectativa sobre o desempenho dos indivíduos, gerando uma permanente sensação de cansaço e fracasso. Observamos na universidade a reprodução deste fenômeno mediante relatos frequentes de mal-estar psicológico, sobretudo, de discentes. Assim, propusemos o projeto de extensão Expressando Subjetividades para promover atenção educacional e psicossocial aos estudantes do Centro de Educação da UFRN, propiciando-lhes momentos de distensionamento em oficinas que propunham expressão pela arte. Este artigo objetiva registrar, divulgar e refletir sobre as ações do projeto, suas potencialidades e limitações. Por meio da análise dos dados do projeto, em diálogo com os estudos realizados pelo grupo, discutimos os resultados positivos obtidos que apontam dois pilares orientadores para nossas ações: diálogo como base para constituição da subjetividade e arte como forma de expressão e resistência.</p> 2023-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21388 ASPECTOS DE HIGIENE NA INFÂNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-02-27T13:33:27+00:00 Aryane Bastos de Souza aryanebastos@hotmail.com José Antonio da Silva Júnior joseantonio.030@hotmail.com Álvaro Micael Duarte Fonseca alv.micael@gmail.com Ellany Gurgel Cosme do Nascimento ellanygurgel@uern.br <p>Este estudo objetiva relatar vivências e desafios do projeto Ensinando às Crianças Aspectos de Higiene durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que teve o desenvolvimento e a adaptação de ações educativas no ambiente online. Este novo espaço possibilitou a reunião e a comunicação dos extensionistas, cumprindo assim o papel social, de ensino, pesquisa e extensão, alcançando a comunidade mesmo durante a pandemia. Foram confeccionados vídeos educativos, por meio de teatros, canções e ebooks infantis, de autoria. Esses materiais levaram a um maior alcance do projeto à sociedade, bem como tornou possível um feedback positivo. A experiência evidenciou a necessidade de adaptações como essa, com o intuito de divulgar o projeto em ambientes extraescolar e universitário, permitindo que as crianças, profissionais de saúde e de educação tenham conhecimento e acesso ao projeto e as suas atividades, abrangendo assim a sociedade como um todo.</p> 2023-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21329 O PACIENTE COM TUBERCULOSE E A RELAÇÃO QUE POSSUI COM A DOENÇA EM SEU CONTEXTO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2023-03-10T13:54:45+00:00 Nayara Cavalcante nayapontes@gmail.com Maria Antônia Aleixo de Carvalho marhiaantoni@yahoo.com.br Cláudia Lima Campos Alzuguir claudia.alzuguir@gmail.com Lucia Maria Pereira de Oliveira lmpo@hucff.ufrj.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência vivenciado durante ação desenvolvida no&nbsp;&nbsp; Projeto de extensão intitulado Melhorias da Medicina da Familia e da Comunidade para o controle da tuberculose na Atenção Básica de Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.&nbsp; Foram realizadas visitas domiciliares a pacientes com tuberculose, visando reforçar a adesão ao tratamento. Para isso, desenvolveu-se entrevistas com pacientes e familiares a fim de desvendar o que sabiam sobre a doença. Em resposta, observou-se equívocos e a intenção de interrupção do tratamento foi relatada. Ação de educação para a saúde foi desenvolvida. O desconhecimento detectado e a iniquidade social observada no território motivaram a reflexão da proposta contida no Plano Nacional pelo fim da tuberculose e na atuação das políticas públicas para isso. Concluiu-se que o abandono do tratamento é um processo multifatorial e suas causas devem ser melhor analisadas junto às populações vulneráveis.&nbsp;&nbsp; &nbsp;</p> 2023-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/20957 O QUE AS CRIANÇAS GOSTARIAM QUE VOCÊ SOUBESSE: UMA RODA DE CONVERSA SOBRE ANSIEDADE INFANTIL 2023-03-06T17:17:19+00:00 Jardielly Alencar Vasconcelos Martins jardielly.vasconcelos@ufrr.br Bruna Queiroz Ale bruna.ale@ufrr.br Jamile Rossetti de Souza jamile.rossetti@ufrr.br <p>Ao tratar do binômio escola-família são comuns expectativas quanto a parcerias e a participação. Os debates atuais versam, predominantemente, sobre os papéis de ambas no processo educacional, bem como das mudanças que ocorreram nessas instituições socialmente construídas. Essa relação construída ao longo da história, foi se legitimando legalmente tanto na Constituição Federal como no ECA e na LDB. Neste contexto, o projeto de extensão “Minha família, minha escola e eu” foi elaborado com vistas a ampliar o diálogo e aproximar escola e família. Por meio de encontros mensais, foram desenvolvidas ações em seis rodas de conversa, com foco na partilhada de experiências, na discussão dos temas e no produzir de registros. O recorte aqui apresentado faz parte do quarto encontro de 2021, que teve como tema “Ansiedade infantil: o que as crianças gostariam que você soubesse”. Devido à pandemia de COVID-19, a ação foi desenvolvida por meio de plataformas digitais.</p> 2023-03-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/20052 DELINEAMENTO E USO DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NO PROJETO DE EXTENSÃO SABER SUS EM JATAÍ, GOIÁS 2023-03-02T19:13:33+00:00 Mayane Oliveira Assis mayaneoliveira98@gmail.com Renata Vitorino Borges renatavitorino00@gmail.com Ana Julia Ferreira Chagas anajulia-chagas@hotmail.com Danilo Alvin de Paiva Gonçalves Filho paiva-danilo@hotmail.com Matheus Rodrigues Honorato matheusr1101@gmail.com Ana Amélia Freitas Vilela anaameliafv@gmail.com <p>Sistema Único de Saúde (SUS) é exemplo em saúde pública de qualidade. O objetivo foi descrever o Projeto de Extensão Saber SUS e o uso de metodologia ativa de ensino. O público-alvo foram estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Jataí-Goiás. Foram definidas cinco estações sobre o SUS: Princípios e Diretrizes do SUS; Unidade Básica de Saúde/ Unidade de Pronto Atendimento; Estratégia Saúde da Família/ Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Vacinação; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/ Acolhimento com Classificação de Risco. Nas cinco estações foram empregadas metodologias ativas de ensino. O tempo médio das ações em cada estação foi de sete minutos e o número de participantes variou entre 6 e 10. Assim, o Projeto de Extensão Saber SUS contribuiu para divulgar e promover o SUS e o uso da metodologia ativa permitiu que os estudantes tornassem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.</p> 2023-03-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/21213 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: POSSIBILIDADES E DILEMAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO 2023-02-09T12:02:10+00:00 Darlan Wociechoski darlan.wociechoski@unb.br Afrânio Catani amcatani@usp.br <p>O objetivo deste artigo é analisar o processo de implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base nos autores da área de educação. A pesquisa é descritiva e possui abordagem predominantemente qualitativa. Os materiais obtidos (documentos, entrevistas, discurso) foram submetidos a análise interpretativa. Detalhamos e discutimos a deliberação da instituição pelo não aumento da carga horária dos cursos e pela criação e escolha de dois dispositivos de inserção curricular: Requisito Curricular Suplementar (RCS)/Atividade Curricular de Extensão (ACE) e as disciplinas mistas.</p> 2023-03-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023