https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/issue/feed Revista Conexão UEPG 2024-12-04T17:57:03+00:00 Drª. Rita de Cássia da Silva Oliveira revistaconexao@uepg.br Open Journal Systems <p><strong>A Revista Conexão UEPG - QUALIS A3</strong> foi lançada em 2005 com o objetivo de incentivar aos que participam de projetos extensionistas a divulgar suas atividades e produção na área. As submissões são em fluxo continuo.</p> https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23274 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E SUA INSERÇÃO NAS NORMATIVAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR 2024-09-02T13:07:39+00:00 Edivana de Albuquerque Canto Volante edivana.volante@gmail.com Aurea Andrade Viana de Andrade aureavgeo@yahoo.com.br <p>Este estudo investiga a evolução da extensão universitária no Brasil, com ênfase na experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a primeira universidade tecnológica do país. A extensão é concebida como um canal de comunicação entre a academia e a sociedade, com o objetivo de fomentar a produção conjunta de conhecimentos. A pesquisa revisa a trajetória da extensão desde a fundação da UTFPR, em 2005, até a recente normativa de 2022, abordando a adequação da universidade às diretrizes do Plano Nacional de Educação, que estipula que 10% dos créditos curriculares sejam alocados a atividades de extensão. A investigação incluiu uma revisão bibliográfica e a análise de documentos oficiais da UTFPR, como legislações e diretrizes institucionais. Destaca-se que, para além da obrigatoriedade, é imperativo o comprometimento de todos os envolvidos (docentes, discentes e comunidade) para assegurar a qualidade das ações extensionistas e sua relevância social. Nesse sentido, a extensão deve ser considerada um componente essencial na formação do estudante, promovendo um diálogo efetivo entre a universidade e a sociedade, de modo que ambos os lados sejam mutuamente beneficiados.</p> <p>Palavras-chave: Extensão; Universidade Tecnológica; Curricularização.</p> 2024-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23423 REFLEXÕES ACERCA DO CUIDADO À PESSOA TRANSEXUAL NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA À SAÚDE 2024-10-29T13:57:10+00:00 Cristiane Maria Amorim Costa cmacosta1964@gmail.com Gabriella Bitancourt Nascimento gabriellabitancourt@gmail.com Julia Leyse Abrahão da Silva Juliaabrahaosilva@gmail.com Ana Carolina dos Santos Paula carolinaasantosss1@gmail.com Michelle Carvalho da Silva Jeronimo Michellecarvalho.sj@gmail.com Gabriele Alves de Souza Carvalho alves.gabi.26@gmail.com <p>Diante do panorama de descuidado à pessoa transexual, em 2016, criou-se o projeto de extensão “Atenção integral à saúde das pessoas LGBT – construindo espaços de cuidado de enfermagem aos transexuais”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Neste artigo, objetivou-se analisar as experiências das pessoas transexuais como usuárias do SUS na assistência no nível de atenção secundária. Por meio deste, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza descritiva com abordagem qualitativa, definindo-se como amostra 10 indivíduos autodeclarados transexuais, como cenário um hospital público universitário, referência no processo transexualizador. Os entrevistados referiram experiências positivas em relação às unidades de serviços ambulatoriais exclusivos para pessoas transexuais, devido ao acolhimento e foco direcionado às suas particularidades. Infere-se que a enfermagem possui papel essencial na adesão da população à rede de saúde e continuidade do cuidado.</p> <p>Palavras-chave: Pessoas Transexuais; Atenção Secundária à Saúde; Assistência de Enfermagem.</p> 2024-11-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23496 LUTO POR SUICÍDIO: ROMPENDO SILÊNCIOS E PROMOVENDO CUIDADO EM GRUPOS DE APOIO 2024-11-18T11:33:39+00:00 Luciana Bicalho Reis luciana.b.reis@ufes.br Alexandra Iglesias leiglesias@gmail.com Felipe do Nascimento Dias Silva felipe.nd.silva@outlook.com Lara Milanezi Lima lara.m.lima@edu.ufes.br Ana Alyce Santos Braga anaalycesantosb@gmail.com <p>Trata-se de pesquisa qualitativa que analisa a vivência do luto em quatro mulheres participantes de um Grupo de Apoio Online a pessoas enlutadas por suicídio, ofertado pelo Projeto de Extensão AcolheDor. Os formulários de inscrição para participação, os prontuários psicológicos e os formulários de avaliação da intervenção foram submetidos à Análise de Conteúdo, originando três categorias: 1) Vivências do luto por suicídio; 2) Modos de ajustamento ao luto; e 3) Participação no grupo de apoio ao luto. Os resultados indicaram que a morte por suicídio é um evento inesperado e traumático, e o estigma social torna a experiência mais difícil de ser elaborada, afetando a saúde das participantes. Na percepção delas, o grupo possibilitou aprendizagens sobre luto, compartilhamento de vivências e elaboração de sentimentos ligados à perda. Configurou-se, portanto, como um espaço seguro para expressão da dor e para receber apoio social, tornando a experiência do luto menos solitária.</p> <p>Palavras-chave: Luto; Suicídio; Posvenção; Apoio Psicossocial; Intervenção Baseada em Internet.</p> 2024-12-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23549 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DA PRÁXIS EXTENSIONISTA DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA DA UNICENTRO 2024-11-12T12:52:13+00:00 Vanessa Domingos Toledo vanessadomingos1@live.com Marcos Gehrke mgehrke@unicentro.br <p>Este artigo trata da extensão universitária no Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro. Assim, tem como objetivo compreender as categorias e a práxis que orientam o trabalho extensionista no LAECI. A metodologia adotada está pautada em uma revisão bibliográfica e documental, com a utilização de autores que abordam a temática de forma geral, e no LAECI. Além disso, buscamos documentos oficiais para entender como a extensão se institucionalizou no Brasil e os documentos finais dos projetos de extensão do LAECI. Com a pesquisa, percebemos que o LAECI tem articulado o ensino, a pesquisa e a extensão em suas práticas, buscando atender às demandas trazidas pelas comunidades atendidas. Dessa forma, utiliza-se da extensão na perspectiva de Freire (1971), como um processo dialógico e comunicativo que deve ser realizado “com” e não “para” os sujeitos envolvidos.</p> <p>Palavras-chave: Projetos de extensão; Movimentos Sociais; Formação de Professores; Escola do Campo e Indígena.</p> 2024-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23101 USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA 2024-08-22T12:50:23+00:00 Deborah Evelyn Ribeiro dos Santos 201911363@uesb.edu.br Aisa Rocha Aguiar 202010431@uesb.edu.br Camila Santos Lemos 201920226@uesb.edu.br Thalia Souza Silva souzathalia126@gmail.com Ruanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga 201920359@uesb.edu.br Manoelito Ferreira Silva Junior manoelito_fsjunior@hotmail.com <p>O objetivo deste relato de experiência foi descrever uma ação extensionista educativa de saúde bucal com metodologia ativa para surdos. A ação foi realizada por integrantes do ‘Projeto Sorrir’ da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico de Jequié/BA. Participaram seis surdos. Inicialmente, apresentaram-se onze termos relacionados à saúde bucal com imagens/legendas e seus respectivos sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a apresentação de cada termo, houve interação com o público-alvo sobre o contexto do termo, com colaboração de dois professores de Libras da instituição. Para verificação de aprendizagem e fixação dos termos, realizou-se o jogo das três pistas, em que, para cada termo, haveria três dicas, e os participantes deveriam descobri-lo, respondendo em Libras ou apontando as imagens. A ação possibilitou interação e benefícios no conhecimento de Libras e de saúde bucal, tanto para os surdos como para os discentes extensionistas.</p> <p>Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva; Educação em Saúde Bucal; Saúde Bucal; Relações Comunidade-Instituição.</p> 2024-09-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23659 CARTAS DA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DE CONSTITUIÇÃO DE MEMÓRIA VIVA 2024-07-25T19:24:56+00:00 Lara de Oliveira Moreira laradeoliveiramoreiraa@gmail.com Thais Florencio de Aguiar thais.aguiar@gmail.com Daniela Xavier Haj Mussi danixhm@gmail.com <p>O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão “Cartas da Pandemia: o relato e a troca entre experiências vividas na crise atual como forma de solidariedade”. Ele consistiu na troca anônima de mais de duas centenas de correspondências entre remetentes e destinatários solidários em meados de 2020 e 2021, momentos distintos da pandemia de Covid-19, durante cursos virtuais oferecidos pela Rede Emancipa de educação popular. As cartas refletem o contexto das mazelas pandêmicas, marcado por contágio viral, desestímulo ao isolamento social, falta generalizada de redes de apoio e precariedade de políticas públicas que constituíram dispositivos necropolíticos empregados pelo governo de extrema-direita. As correspondências catalogam atos de “escrevivências” (C. Evaristo, 2020) e recursos de escuta, comunicação, sociabilidade e cuidado complementares a medidas terapêuticas. Assim, conformam uma memória social viva em suporte a narrativas de consciência histórica, a partir de relatos críticos, em dissonância com os discursos negacionistas oficiais.</p> <p>Cartas; Pandemia de Covid-19; Memória social viva; Escrevivências; Saúde mental.</p> 2024-10-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23174 O PROJETO ZOONLINE: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E A DIVERSIDADE DE METODOLOGIAS LÚDICAS 2024-10-04T11:38:31+00:00 Ana Laura Martins Ferreira anavet70@gmail.com Carolyne Ferreira Dumont carolfdumont@gmail.com Mariana Comassio Chueiri marianacomassio@gmail.com Vinícius José de Oliveira dr.vinicius.oliveiras@gmail.com José Eduardo Machado Barroso joseeduardombarroso@gmail.com Roberta Torres de Melo roberta-melo@hotmail.com <p>O projeto “ZOOnline” tem como objetivo divulgar conhecimentos sobre as principais zoonoses de importância regional, com foco na prevenção dessas doenças. Diante do desafio do ensino remoto durante o período de pandemia de COVID-19, alunos de graduação e pós-graduação desenvolveram práticas lúdicas e interativas de forma online, como medida facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Foi confeccionada uma cartilha (e-book) abordando as zoonoses, integradas a atividades interativas aplicadas a um modelo físico e online do material produzido. A cartilha foi adaptada ao modelo de aulas, que foram ministradas a 255 alunos de seis escolas públicas e privadas, em dois municípios. A presente ação nas instituições de ensino permitiu a divulgação do conhecimento a respeito das zoonoses, em que se obteve uma resposta satisfatória quantitativa no aproveitamento das atividades remotas propostas. Por fim, reforçou o contexto de atuação do médico veterinário na saúde única, com vistas à prevenção de doenças e promoção da saúde.</p> <p>Palavras-chave: Educação; Ensino Online; Prevenção; Saúde Única.</p> 2024-11-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23786 O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS EM DIFERENTES CONTEXTOS 2024-09-16T18:26:48+00:00 Taís de Carvalho Ferrão taisferraocarv@gmail.com Rodrigo de Souza Balk rodrigobalk@unipampa.edu.br Ana Laura Alves Saraiva analauraalves1557@gmail.com Angélica Gindri Meira angelicagindri@gmail.com Tatiéle Zago Bonorino tatielezagobonorino02@gmail.com <p>O estudo tem o objetivo de relatar a importância de ações extensionistas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), que atua como uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento acerca dos cuidados de saúde entre crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. Trata-se de um relato de experiência, vivenciado e desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET PISC), em parceria com três escolas públicas localizadas no município de Uruguaiana. As atividades foram realizadas entre março e novembro de 2023, e dentre as temáticas abordadas encontram-se a saúde corporal, saúde mental e saúde sexual. As ações desempenhadas trouxeram momentos de reflexão entre os escolares, assim como proporcionaram um enriquecimento profissional aos discentes ao inseri-los em diferentes contextos sociais, possibilitando a integração dos acadêmicos na comunidade, a fim de compreender as necessidades locais e oportunizar uma experiência multiprofissional.</p> <p>Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Colaboração Intersetorial; Promoção da Saúde; Saúde Coletiva; Extensão.</p> 2024-11-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23257 CUIDADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE BUCAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA 2024-10-31T17:45:35+00:00 Renata Marques da Silva odontologiarenata@gmail.com Vinícius Spiger viniciusspiger@gmail.com Ana Carolina Oliveira Peres anacaroll.peres@gmail.com Carla Miranda Santana carla.miranda@ufsc.br Manoela de Leon Nobrega Reses manoela.reses@ufsc.br Daniela Lemos Carcereri daniela.lemos.carcereri@ufsc.br <p>As Diretrizes Curriculares Nacionais para Odontologia incluem a saúde bucal (SB) das pessoas com deficiência (PcD), destacando o cuidado humanizado e compartilhado com a equipe de saúde. Objetivou-se relatar uma experiência de cuidado interdisciplinar à SB de estudantes PcD no projeto de extensão (PE) “Promoção da Saúde na Comunidade Escolar do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina”, entre abril de 2015 a dezembro de 2019 e entre abril de 2022 a dezembro de 2023. Atendeu-se estudantes com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Com as professoras de educação especial e familiares dos estudantes, praticou-se estratégias de cuidado fundamentadas na interdisciplinaridade, interprofissionalidade, ambiência e no uso de tecnologias leves e assistivas. O PE qualificou o cuidado no modelo biopsicossocial e aproximou os graduandos das PcD. Contribuiu para a formação odontológica humanista, que articula diferentes saberes e implicada em diminuir barreiras de acesso ao tratamento.</p> <p>Palavras-chave: Educação em Odontologia; Pessoas com Deficiência; Relações Comunidade-Instituição; Tecnologias Assistivas; Deficiência Intelectual.</p> 2024-11-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23824 SAÚDE DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO 2024-11-05T18:12:50+00:00 Lucas Barbosa Silva lucasuberaba@ufu.br Luíza de Freitas Rangel lulrangelf@gmail.com Nikolas Lisboa Coda Dias nikolaslisboa@gmail.com Nattan Afonso Rodrigues Mariano dos Santos nattanarmariano@gmail.com Wallisen Tadashi Hattori wallhattori@gmail.com Stefan Vilges de Oliveira stefan@ufu.br <p>Introdução: A automedicação, comum entre universitários pela intensa carga acadêmica, envolve o uso medicamentoso sem orientação profissional para tratar problemas de saúde em geral. Para combatê-la, deve-se disseminar informações confiáveis sobre os riscos, pelas redes sociais. Objetivo: Informar e sensibilizar os estudantes brasileiros sobre os perigos da automedicação. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão “Riscos da automedicação pelos estudantes universitários”, realizado no Instagram, no período de janeiro e abril de 2024, por meio do perfil da Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LASFC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Relato de experiência: Foram realizadas 14 postagens apresentando temas como indicações, contraindicações e reações adversas de medicamentos, com temáticas como a dependência química e complicações associadas à automedicação. A interação com o público ocorreu por meio de stories e enquetes, o que permitiu a escolha de temas para postagens, ampliando o engajamento. Conclusão: A publicação de postagens sobre automedicação nas redes sociais pode contribuir para a redução do consumo de fármacos sem orientação profissional, por meio da conscientização sobre os impactos negativos da automedicação para a saúde estudantil.</p> <p>Palavras-chave: Automedicação; Estudantes; Saúde Pública Digital; Redes Sociais; Educação em Saúde</p> 2024-12-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23377 O CORPO FEMININO EM ADÉLIA PRADO: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA PARA INCENTIVAR A LEITURA 2024-09-12T17:29:56+00:00 Carlos Renan Samuel Sanchotene carlos_sanchotene@yahoo.com.br <p>O trabalho busca representar o caminho que o eu-lírico presente nas poesias de Adélia Prado segue para conseguir realizar-se por meio dos corpos femininos. A interface entre literatura e audiovisual ajuda a desvelar os dois caminhos propostos entre o divino e o profano, o sagrado e o devasso, frequentemente encontrados nos poemas da escritora mineira. Trata-se de um trabalho que é resultado do projeto de extensão “O corpo feminino nos poemas de Adélia Prado”, realizado em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais – Divinópolis. Assim, produziu-se uma série de três produções audiovisuais para o Youtube. A metodologia compreende a produção de roteiros audiovisuais (Rodrigues, 2010), a partir de três poemas do livro Terra de Santa Cruz (Prado, 2006), sendo eles: Casamento, Festa do corpo de Deus e Sagração. Acredita-se que o audiovisual aliado à literatura é um instrumento que potencializa e incentiva o ato da leitura.</p> <p>Palavras-chave: Corpo feminino; Audiovisual; Literatura; Youtube.</p> 2024-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23474 MINHAS VELHAS HISTÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA INTERDISCIPLINAR COM IDOSOS 2024-07-29T18:47:42+00:00 Ítalo Moisés Mendes Santiago italo.santiago@uemasul.edu.br Lílian Castelo Branco de Lima liliancastelo@uemasul.edu.br <p>O eixo extensionista das universidades desempenha um papel crucial no enfrentamento dos desafios sociais, como o envelhecimento da população. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de quinze estudantes de Medicina no projeto "Minhas Velhas Histórias: música, literatura e saúde mental para idosos", vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Realizado entre março e outubro de 2023, o projeto visou oferecer cuidado e promover a saúde dos idosos em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e em um Centro de Convivência para Idosos (CCPI), em Imperatriz, Maranhão. As atividades incluíram musicoterapia, contação de histórias, ludismo, dinâmicas interpessoais e uma campanha social, resultando em benefícios significativos para a saúde mental dos idosos e dos estudantes, como a humanização dos acadêmicos e o fortalecimento de vínculos intergeracionais.</p> <p>Palavras-chave: Extensão Universitária; Pessoa Idosa; Música; Saúde.</p> 2024-08-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23520 CLUBE DE CIÊNCIAS HÍBRIDO E O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA: CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO 2024-09-11T13:01:02+00:00 Luísa Eduarda Silva de Paula luisasilvapaula03@gmail.com Sabrina Rosa Magalhães Garcia sabrina.1394531@discente.uemg.br Tamara Moura Lima tamara.1393435@discente.uemg.br Silvia Silveira Quintão Savergnini silvia.savergnini@uemg.br Fernanda de Jesus Costa fernanda.costa@uemg.br <p>Os Clubes de Ciências são espaços não formais de aprendizagem que visam desenvolver o conhecimento científico de seus clubistas por meio de propostas investigativas, onde são abordados temas de interesse, incluindo a Fisiologia Humana. O ensino de Fisiologia nas escolas é essencial para a compreensão do funcionamento do corpo humano e para promover a saúde. Entretanto, esse ensino enfrenta desafios significativos, como a complexidade dos conceitos científicos e a falta de abordagens práticas que facilitem o aprendizado. Desta forma, o presente trabalho busca relatar a contribuição de um Clube de Ciências híbrido no ensino de Fisiologia Humana, por meio de atividades investigativas que favoreçam a alfabetização científica e a formação dos clubistas dentro e fora do contexto acadêmico.</p> <p><br />Palavras-Chave: Clube de Ciências; Ensino de Fisiologia Humana; Projeto de Extensão.</p> 2024-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23091 OFICINA DE RECICLAGEM ARTESANAL DE PAPEL COMO PROPOSTA PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL 2024-11-05T14:16:49+00:00 Álefe Lopes Viana alefe.viana@ifam.edu.br Savanah Franco de Freitas savanahfreitas@ufam.edu.br Fernanda Silva da Trindade fernanda.trindade@ufam.edu.br Valquíria Clara Freire de Souza valquiriaclara@ufam.edu.br Francisco Tarcísio Moraes Mady madyftm@ufam.edu.br <p>O Projeto Oficina Lúdica de Papel Artesanal (POLPA) foi uma ação de extensão universitária desenvolvida no ano de 2010 por acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas, aplicada junto aos jovens que frequentavam a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) e às mães do Centro Espírita Casa do Caminho, ambas em Manaus. O objetivo foi capacitá-los a realizar o reaproveitamento de resíduos de aparas de papel para a geração de renda, por meio dos produtos desenvolvidos. Em cada instituição parceira, foram realizados dois encontros, dos quais participaram 17 acadêmicos, 16 crianças e jovens da OELA, e 15 mulheres do C. E. Casa do Caminho. A ação pôde proporcionar uma ocupação lúdica e uma visão empreendedora, em que o papel artesanal pode se converter em uma fonte de renda alternativa, a partir de insumos de baixo custo, além de realizar o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados no ambiente.</p> <p>Palavras-chave: Resíduos sólidos; Reaproveitamento; Papel artesanal; Extensão universitária.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23566 OFICINAS PEDAGÓGICAS: ESTRATÉGIA PROMISSORA NA FORMAÇÃO DE GUARDIÃS E GUARDIÕES MIRINS PARA CONSERVAÇÃO DAS SEMENTES CRIOULAS 2024-10-10T14:30:39+00:00 Joana Maria Leal Silva maria432joana@gmail.com Lívia de Moura Pio liviapio@ufpi.edu.br Samuel Borges Sousa Silva samuelborges@ufpi.edu.br José Rodrigues da Silva jrodriguesdasilva504@gmail.com Patrícia Sara Lopes Melo patriciasara@ufpi.edu.br Michelli Ferreira dos Santos michelliferreira@ufpi.edu.br <p>Os guardiões das sementes crioulas são os pequenos produtores que guardam e semeiam as inúmeras variedades de sementes tradicionais. Desse modo, este trabalho é proveniente de um projeto de extensão intitulado “Formando guardiões mirins: resgate, conservação e multiplicação das sementes crioulas”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, que teve por objetivo central formar guardiões mirins do patrimônio genético das sementes crioulas, por intermédio de oficinas pedagógicas em uma escola do campo do município de Itainópolis - Piauí. Foram realizadas 10 oficinas pedagógicas em uma turma de 34 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. As atividades proporcionaram aos alunos a oportunidade de conhecer o papel dos guardiões no cuidado das sementes tradicionais. Com essa iniciativa, espera-se que a conservação das sementes crioulas continue entre as gerações subsequentes.</p> <p>Palavras-chave: Agrobiodiversidade; Conservação; Educação do Campo; Extensão Universitária; Sementes crioulas.</p> 2024-11-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23167 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ÂMBITO DA IMUNIZAÇÃO: A PRÁTICA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2024-09-27T13:39:56+00:00 Adriano Freitas de Santana enf.adrianofreitas@hotmail.com José Fellipe Lima Araruna josefellipee2@gmail.com Eduardo Alves Cesar ceduardoa21@gmail.com Kennia Sibelly Marques de Abrantes kennia.sibelly@professor.ufcg.edu.br Eliane de Sousa Leite elianeleitesousa@yahoo.com.br José Ferreira Lima Júnior jose.lima@professor.ufcg.edu.br <p>As vacinas surgiram como uma solução para as necessidades da população impactada por doenças que, ao longo da história, resultaram em elevadas taxas de mortalidade. Com base nisso, foi criado um programa de extensão universitário, cujo objetivo é promover a saúde ocupacional de trabalhadores dentro e fora do ambiente universitário. Este é um estudo de caráter exploratório e descritivo, em que objetiva-se apresentar o programa de extensão, relatando as experiências adquiridas nas ações desenvolvidas pelos projetos que fazem parte do programa "Saúde ocupacional: a imunização como prática preventiva", como desafios relacionados ao ato da vacinação, ao manejo dos sistemas de informação, tanto pelos profissionais como pelos usuários, e ao enfrentamento de fake News, ressaltando a importância da educação em saúde na promoção da saúde coletiva. O êxito do programa não só aumenta a conscientização sobre a vacinação, mas também reforça a importância da educação em saúde na superação de obstáculos e na construção de hábitos saudáveis. </p> <p>Palavras-chave: Educação em Saúde; Extensão; Sistema de Informação em Saúde; Vacinação.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23757 AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA 2024-09-20T14:38:34+00:00 Rafaela da Silva Peixoto rafaeladasilvapeixoto@gmail.com Leonardo Pires Prietsch leonardoprietsch07@gmail.com Marcelo Dias Lemos marcelodlemos42@gmail.com Guilherme Santana de Avila guilhermesdeavila@gmail.com Luciana Toaldo Gentilini Avila lutoaldo@msn.com <p>O objetivo deste relato de experiência foi o de relatar e analisar os pontos positivos e as dificuldades de atuação pedagógica com os grupos de crianças da Educação Infantil atendidas pelo Projeto de Extensão Movimenta. Este projeto tem como propósito a construção e execução de práticas pedagógicas embasadas nos conhecimentos da Educação Física, articulados aos conhecimentos da Educação Infantil para crianças de escolas municipais que ofertam creche e pré-escola na cidade do Rio Grande - RS. Os dados deste relato são provenientes do seminário de divulgação e avaliação das ações do projeto, ocorrido em 2023. Os resultados revelam, especialmente, como pontos positivos a aproximação dos/as extensionistas com a realidade da Educação Infantil e o aumento do repertório motor do grupo de crianças atendidas e, como desafios, a falta de infraestrutura das escolas para a realização das brincadeiras e o desconhecimento de alguns/as extensionistas em relação às características das crianças.</p> <p>Palavras-chave: Conhecimentos da Educação Física; Crianças; Extensão Universitária.</p> 2024-11-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23231 O CORPO FEMININO INTEGRADO AO MEIO SOCIAL E AMBIENTAL: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA 2024-12-04T17:57:03+00:00 Giulia Meneses Menon giuliammenon@gmail.com Isabela Tatiane de Oliveira isabelatatioliveira9@gmail.com Daiane Aparecida Gonçalves dgoncalves3005@gmail.com Bruna Sayuri Matsumura Kanashiro kanashirobruna@gmail.com Débora de Mello Gonçales Sant'Ana dmgsana@uem.br Sônia Trannin de Mello stmello@uem.br <p>O artigo é resultado do projeto de pesquisa extensionista, contemplado pelo programa “Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança” da Fundação Araucária (CP 02/2022), cujo objetivo é compreender o perfil de 20 mulheres em acolhimento por uso abusivo de drogas psicoativas. Por meio de método quali-quantitativo, foi aplicado um questionário que abordou temas como anatomofisiologia dos sistemas reprodutivos, higiene menstrual e uso de absorventes naturais e ecológicos. Observou-se que 50% dos participantes enfrentaram dificuldades em entender o ciclo menstrual e 75% nunca refletiram sobre o impacto ambiental dos absorventes. A pesquisa destaca a importância de promover a educação em saúde e sustentabilidade, incentivando a autogestão reprodutiva feminina e o uso de práticas mais sustentáveis, promovendo a emancipação individual e social das mulheres.</p> <p>Palavras-chave: Promoção de saúde; Sustentabilidade; Igualdade menstrual; Higiene menstrual.</p> 2024-12-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23807 DA UNIVERSIDADE À COMUNIDADE: ENSINO DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO COM MODELOS ANATÔMICOS MANUALMENTE CONFECCIONADOS 2024-12-04T17:52:11+00:00 Gabriely Jeziorny Ribeiro jeziorny.gjr@gmail.com Bruna Kanashiro ra130414@uem.br Pedro Henrique Gorri Custodio de Melo Brites ra128170@uem.br Daiane Aparecida Gonçalves dgoncalves3005@gmail.com Sônia Trannin de Mello stmello@uem.br Carmem Patrícia Barbosa cpbarbosa@uem.br <p>A extensão é um dos tripés do ensino universitário, atuando no estreitamento da relação entre universidade e população. Buscando promover tal funcionalidade, o projeto extensionista “O empoderamento de pessoas que menstruam com vistas à igualdade, ao acesso e ao manejo da higiene, com impacto positivo no meio ambiente” objetivou levar conhecimento às moradoras da Casa de Nazaré sobre temas relacionados à anatomia humana e aos cuidados com a saúde sexual e reprodutiva. Para tanto, foram confeccionados manualmente dois modelos anatômicos dos órgãos genitais femininos (internos e externos), os quais foram utilizados em metodologias ativas, resultando em grande participação dos ouvintes e fixação dos temas abordados. Considerando que esse tipo de metodologia vem sendo avaliada por pesquisadores da área como bastante positiva em relação à retenção do aprendizado e sua aplicabilidade prática, conclui-se que o conhecimento científico foi eficientemente propagado à população externa, cumprindo, assim, o objetivo principal das ações extensionistas.</p> <p>Palavras-chave: Educação sexual; Sistema reprodutor feminino; Modelos anatômicos; Universidade pública.</p> 2024-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23278 DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM MENORES DE DOIS ANOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO TRANSVERSAL 2024-10-21T11:56:27+00:00 Ingrid Joyce Souza Bezerra ingrID.JSBEZERRA@UFPE.BR Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula weslla.paula@ufpe.br Thaís de Almeida da Silva thais.asilva@ufpe.br Ana Paula Esmeraldo Lima ana.plima@ufpe.br <p>O estudo objetivou analisar o padrão de desenvolvimento infantil nos menores de dois anos acompanhados nas consultas de enfermagem antes e durante a pandemia da covid-19. Trata-se de pesquisa transversal, quantitativa, com dados secundários provenientes das consultas de enfermagem em puericultura, realizadas pelo projeto de extensão “Puericultura: promoção e proteção da infância saudável – Puppis”. A amostra foi composta por 62 crianças de 0 a 24 meses de vida, atendidas pelo projeto entre 2018 e 2022. Para a análise, utilizou-se o software SPSS e aplicaram-se testes Qui-quadrado de Pearson/Exato de Fisher e razão de prevalência. Dos 62 lactentes, 41,9% apresentaram alteração no desenvolvimento, cuja prevalência foi 64% menor no período pré-pandêmico (RP 0,36; IC 95% 0,06-0,59). As alterações do desenvolvimento infantil mostraram associação com o período pandêmico (p&lt;0,003) e com o trabalho remunerado materno (p&lt;0,025), apontando para a importância do ambiente e dos cuidados maternos para a promoção do desenvolvimento pleno infantil.</p> <p>Descritores: Desenvolvimento infantil; Lactente; Pandemia; Covid-19; Relações Comunidade-Instituição; Enfermagem Pediátrica.</p> 2024-11-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23439 FORMAÇÃO E AÇÃO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR - UFSCurso NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO 2024-08-20T14:42:58+00:00 Nataly Carvalho Lopes natalylopes@ufscar.br Isabella Mikules de Jesus isabellamj@estudante.ufscar.br Kaminski Zoz Daju Dias kaminskizoz123@gmail.com Cassiano Dias Santos cassiano.santos@estudante.ufscar.br Mateus Maiorga Rodrigues mateus.maiorga@estudante.ufscar.br <p>O UFSCurso existe desde 2009, quando o campus UFSCar Araras passou a contar com os cursos de Licenciaturas em Química, Física e Biologia. Assim, os professores bolsistas da atividade são estudantes não somente das licenciaturas, mas também dos cursos de bacharelado em Agronomia, Agroecologia e Biotecnologia do campus. Desde seu início, a atividade de extensão tem caráter formativo, tanto para os estudantes que nele se formam, com o objetivo de ingressar no ensino superior público, quanto para os professores bolsistas e para os coordenadores. Esses processos formativos são possíveis por meio de uma compreensão da extensão como comunicação, de acordo com os princípios teóricos e conceituais de Paulo Freire. Assim, foi possível constituir dados, a partir dos relatórios anuais dos bolsistas, e interpretá-los, por meio da análise textual discursiva, com vistas à compreensão das potencialidades formativas desta atividade, elementos que são propostos neste trabalho, que compreende discussões do período mais recente de vigência do UFSCurso, entre os anos 2018 e 2023.</p> <p>Palavras-chave: Docência; Educação; Pré-vestibular; Formação de professores.</p> 2024-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23499 PERCEPÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO ARTESANAL DE KEFIR EM UM GRUPO FOCAL 2024-10-24T18:43:53+00:00 Jeferson Aloísio Ströher jeferson.stroher@hotmail.com Marcela Mendes Salazar marcelamsalazar@gmail.com Daniel Neutzling Lehn Lehn lehn@univates.br Lilian de Fátima Ferreira da Silva lilian.silva@universo.univates.br Simone Hickmann Flôres simone.flores@ufrgs.br Patrícia da Silva Malheiros Malheiros patricia.malheiros@ufrgs.br <p>O interesse crescente por hábitos alimentares saudáveis impulsiona a procura por alimentos funcionais, com destaque para o kefir, rico em microrganismos. No entanto, a produção artesanal de kefir no Brasil enfrenta desafios de padronização para a industrialização em larga escala. A doação de grãos de kefir é a principal forma de obtenção, mas a falta de familiaridade com técnicas de manipulação pode resultar em variações na composição e na qualidade microbiológica. Este estudo apresenta resultados de oficinas extensionistas, nas quais 19 participantes foram envolvidos, destacando a necessidade de educação e pesquisa para estabelecer padrões e tornar o kefir mais acessível. A falta de conhecimento sobre o kefir ressalta a importância da educação e do investimento em pesquisa para definir padrões, tornando-o mais acessível a um amplo público. Isso promove uma cultura alimentar saudável e sustentável, preparando-o para a comercialização em larga escala.</p> <p>Palavras-chave: Alimentos funcionais; Oficina de extensão; Saber-fazer; Educação alimentar; Produção artesanal.</p> 2024-11-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23554 ETNODESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CRIANDO CONEXÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE INDÍGENA EM MATO GROSSO DO SUL 2024-10-31T17:42:10+00:00 Alexandro da Silva Souza alexandro.s.souza@ufms.br Alencar Garcia Bacarji alencarbacarji@gmail.com Eliane Guaraldo eliane.guaraldo@ufms.br <p>A busca pelo etnodesenvolvimento realizado pelos povos indígenas traz à tona a necessidade de um novo olhar para o desenvolvimento, sendo este baseado no cuidado com as comunidades tradicionais e no respeito ao bem viver em seus territórios. O objetivo deste trabalho foi abordar o etnodesenvolvimento sustentável na Associação Indígena Hanaiti Yomomo (AHY), Aldeia Brejão, terra indígena de Nioaque, MS, através do projeto de extensão proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais/UFMS e desenvolvido pela comunidade acadêmica e parceiros. Visando atender aos objetivos do projeto extensionista, foi realizado, em um primeiro momento, um estudo exploratório, por meio de uma breve revisão de literatura. Em seguida, foram identificadas as áreas prioritárias para o oferecimento de minicursos e capacitações junto à comunidade. Com a realização do projeto, foi possível observar a materialização das atividades da associação por meio do etnodesenvolvimento, trazendo um olhar construtivo e autossustentável para a comunidade.</p> <p>Palavras-chave: Etnodesenvolvimento Sustentável; Extensão Universitária; Bioeconomia; Preservação Ambiental; Bioma Cerrado.</p> 2024-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23150 AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE OCORRÊNCIA POTENCIAL DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES (PR) 2024-11-13T17:21:32+00:00 Ana Beatriz Oliveira Motta kpanamotta@gmail.com Breno Henrique Ferri Menegheli breninho0679@gmail.com Gabriel de Souza Lemes bilemes11@gmail.com Paulo Guilherme Rolim de Oliveira Ferreira pgrolimferreira@gmail.com Rone Batista de Oliveira rone@uenp.edu.br Ederson Marcos Sgarbi sgarbi@uenp.edu.br <p>A dengue é uma das principais arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. O projeto "Estratégias para Prevenção e Combate à Dengue com o Uso de Aeronaves Remotamente Pilotáveis (ARP)", realizado em Bandeirantes, PR, pelo Programa de Extensão Universidade sem Fronteiras, visa capacitar agentes de combate às endemias e mapear áreas de risco com ARP. É fundamental que os agentes participem de processos institucionalizados, gerando qualificação e legitimando seus saberes. Os agentes se mostraram qualificados na aprendizagem de novas ferramentas e uma maior valorização e reconhecimento de seu trabalho. As áreas mapeadas permitiram o georreferenciamento de 779 terrenos. Os maiores índices de imóveis não fiscalizados foram registrados na Vila São José e Vila Paraíso. Os principais problemas identificados foram obstruções em calhas, acúmulo de materiais de construção e caixas de cimento. A extensão universitária promove a interação entre a universidade e a sociedade e, portanto, é essencial para criar soluções sustentáveis e promover o bem-estar coletivo.</p> <p>Palavras-chave: Dengue; Geoprocessamento; Arboviroses; Drones; Treinamento.</p> 2024-11-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23665 REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO “GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES” 2024-11-18T14:04:22+00:00 Kelly Letícia da Silva Sakata kelly.sakata@uems.br Andressa da Costa Santos Peres andressacostasantos693@gmail.com <p>This article aims to discuss the Outreach Project “School Management: Challenges and Possibilities” developed by the undergraduate course in Pedagogy at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) Campus Maracaju, Public Notice nº 001/2023 – DEX/ PROEC/UEMS, from 05/13/2023 to 11/24/2023. It aimed to promote discussions about the theoretical assumptions and the main actions developed by school principals and managers through hybrid training meetings. The theoretical-practical scope is understood as a pedagogical praxis committed to human formation in its entirety. The methodology of this study is based on critical perspective in which an analysis of documentation concerning the development of the project was carried out, such as: Assessments; Photographic Records; Reports; and Videos. The result indicates: technical training for education professionals; academic integration between the contents studied in the discipline and the discussions carried out in the project; and, publication of three (03) papers in the annals of the event.</p> <p>Keywords: School Directors and Managers; Educational and School Management; Educational Policies; Teacher Training.</p> 2024-12-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23182 O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO COM A COMUNIDADE E NA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO SOBRE SAÚDE OCULAR 2024-11-25T17:40:45+00:00 Juliana Corá da Silva ra116545@uem.br Carolina Battalini Silva ra134486@uem.br Fernanda Isabely Morgan Magalhães ra130041@uem.br Jaqueline Marcela Granai ra133574@uem.br Vinicius Takeshi Ebihara ra129019@uem.br Carmem Patrícia Barbosa cpbarbosa@uem.br <p>O curso teórico-prático de dissecação do olho foi parte do projeto de extensão “A extensão favorecendo a saúde ocular: Exposição museológica sobre conhecimentos oftalmológicos primários ao alcance da sociedade externa à universidade” do Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social – Pesquisa e Extensão da Fundação Araucária. O referido curso teve como objetivo promover a integração entre comunidade interna e externa da UEM, visando a disseminação do conhecimento anatomofisiológico do olho. A metodologia consolidou o saber teórico com a prática da dissecação de olhos de boi visando o melhor aproveitamento na expansão e aquisição de conhecimentos oftalmológicos básicos. Os resultados mostraram que ações de extensão universitária integrando teoria e prática contribuem sobremodo com a sociedade, com alunos e professores na dinâmica do aprendizado. Conclui-se que mais ações sociais são necessárias a fim de fortalecer o vínculo universidade-sociedade e contribuir para a disseminação da prevenção e dos cuidados á saúde ocular.</p> <p>Palavras-chaves: Atividade extensionista; Curso oftalmológico; Promoção em saúde.</p> <p> </p> 2024-12-06T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23793 CURSINHO ÊXITO: PERFIL DOS CURSISTAS E DESAFIOS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM CONTEXTO DE PANDEMIA 2024-08-29T18:57:37+00:00 Ronaldo André Lopes ronaldo-1109@hotmail.com Andréa Cardoso andrea.cardoso@unifal-mg.edu.br José Carlos de Souza Júnior jose.souza@unifal-mg.edu.br <p>O objetivo deste trabalho é identificar o perfil dos cursistas matriculados no Cursinho Popular Êxito, considerando aspectos socioeconômicos, a expectativa em relação ao cursinho e ao sonho de ingresso à universidade, bem como os desafios impostos pela pandemia. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de questionário, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados revelam um perfil jovem, de baixa renda, branco, com maioria do sexo feminino, e formado por egressos da rede estadual de ensino. Os cursistas dedicam, em média, duas horas diárias ao estudo e buscaram o cursinho porque não se sentem preparados para o exame. Além disso, acreditam que a pandemia dificultou o acesso ao ensino superior pelas camadas populares e, por vezes, se sentem psicologicamente e emocionalmente desmotivados com o exame. Enquanto projeto de extensão, o Cursinho se apresentou, em 2020, como uma das poucas alternativas de estudo para os cursistas que possuem acesso restrito à internet e outros materiais.</p> <p>Palavras-chave: Cursinho; Extensão Universitária; ENEM; Pandemia.</p> 2024-11-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23262 PROGRAMA MULHERES MIL E O PAPEL SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE 2024-08-14T13:55:53+00:00 Giselle Schweickardt gisellesadvocacia@gmail.com Maria Raquel Caetano mariacaetano@ifsul.edu.br <p>O artigo resulta de uma pesquisa de Mestrado intitulada “Programa Mulheres Mil no câmpus Venâncio Aires do IFSul: histórias de inclusão e emancipação de mulheres”. O programa se caracteriza como extensão e a pesquisa teve o objetivo de investigar as repercussões do programa, enquanto política pública de inclusão e emancipação social, na vida das egressas dos anos de 2014 a 2022, no câmpus Venâncio Aires do IFSul. O Programa Mulheres Mil é uma política pública de gênero que tem o objetivo de proporcionar inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele representa um importante movimento para a cultura de inclusão e democratização da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Dessa forma, o objetivo foi apresentar parte dos resultados da pesquisa, a fim de demonstrar a relevância do programa, caracterizado como extensão, para que os Institutos Federais cumpram seu papel social e assumam o compromisso de contribuir para o enfrentamento das desigualdades.</p> <p>Palavras-chave: Programa Mulheres Mil; Inclusão; Emancipação; Democratização; Instituto Federal.</p> 2024-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23388 ESTADO DE CONHECIMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) 2019-2023 2024-11-12T13:41:52+00:00 Amauri Picollo de Oliveira amauripo88@gmail.com José Cláudio Del Pino delpinojc@yahoo.com.br <p>Com o objetivo de avaliar parte da produção acadêmico/científica contemporânea sobre a curricularização da extensão universitária para o quinquênio 2019-2023, este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa caracterizada como estado de conhecimento, a partir de Teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, retratando o que há de produção acadêmica sobre o tema. Diante do corpus empírico constituído, os seguintes temas mostraram-se presentes nas produções: estratégias de inserção curricular da extensão; maior comprometimento em atender as necessidades sociais, econômicas, culturais e políticas da sociedade; ainda existe dificuldade de inserir a extensão nos currículos, sobretudo, em relação ao percentual de 10%. A pesquisa demonstrou que o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão é indissociável, constituindo a vinculação entre universidade e sociedade, refletida em parte da produções acadêmico-científicas. Contudo, ainda existe um amplo campo de discussão a ser explorado para a criação de um referencial teórico-metodológico e sua aplicação na formulação de ações e publicações voltadas à extensão, o que representa um desafio para a consolidação da extensão universitária e para a formação dos acadêmicos.</p> <p>Palavras-chave: Extensão universitária; Educação Superior; Curricularização da extensão.</p> 2024-12-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23486 ENGLISH PALOOZA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS NA PRÁTICA EXTENSIONISTA 2024-10-10T18:08:48+00:00 Ana Paula Carvalho Schmidt ana.carvalho@ufsm.br Angelica Micoanski Thomazine angelica.micoanski@ufsm.br <p>Este relato discorre sobre o estudo teórico e a análise de recursos didáticos como base para o planejamento e a execução de atividades criadas pelos estudantes de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a partir de uma perspectiva crítica de ensino de línguas. O projeto, que foi desenvolvido no segundo semestre de 2023, como parte da disciplina de Dimensões Políticas do Ensino da Língua Inglesa, deu origem ao evento English Palooza, ocorrido no espaço de Extensão da UFSM no Shopping Praça Nova, onde quatro atividades foram executadas, simultaneamente, com diferentes públicos-alvo. As atividades oportunizaram que a comunidade local, não acadêmica, pudesse acessar, através de atividades lúdicas, recursos com enfoque na aprendizagem de língua adicional sob a perspectiva crítica de ensino, produzidos pelos professores em pré-serviço.</p> <p>Palavras-chave: Formação de professores; Ensino de língua inglesa; Envolvimento da/com a comunidade; Projeto de extensão.</p> 2024-10-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23532 I SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IBC: INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL 2024-11-19T11:38:59+00:00 Joyce Miranda dos Santos joycemiranda@ibc.gov.br Diego Fernandes Coelho Nunes diego.nunes@ibc.gov.br Jorge Fiore de Oliveira Junior jorgeoliveira@ibc.gov.br Leonardo de Carvalho Augusto leonardodecarvalho@ibc.gov.br Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior afjr18@hotmail.com <p>A I Semana de Ciência e Tecnologia do IBC foi idealizada para promover a divulgação científica e tecnológica, de forma acessível e inclusiva, visando à conscientização sobre a contribuição das ciências básicas na garantia de um futuro sustentável. A proposta do evento foi integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2023, promovida pelo CNPq, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua programação, voltada para professores e para estudantes da educação básica, teve como metas: o engajamento da comunidade interna do IBC, a extensão das atividades à comunidade escolar do município e a garantia de acessibilidade nas atividades propostas. Os participantes interagiram com mostras científicas e com manifestações culturais. Como resultado, o evento contribuiu para a difusão do desenvolvimento sustentável e para a promoção da participação ativa de pessoas com deficiência (visual), não apenas como espectadores, mas também como protagonistas do planejamento, da produção científica e da execução do evento.</p> <p>Palavras-chave: Ciência; Tecnologia; Sustentabilidade; Deficiência Visual; Educação Inclusiva.</p> 2024-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23096 INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO DO TÊNIS DE CAMPO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 11 ANOS 2024-10-10T20:10:32+00:00 Antonio Henrique Ximenes de Andrade antoniohenriqueximenes@gmail.com Mariane Aparecida Coco mariuenpedf@gmail.com Walcir Ferreira Lima walcirflima@uenp.edu.br Silvia Bandeira da Silva Lima silviabslima@uenp.edu.br Flávia Évelin Bandeira Lima Valério flavia.lima@uenp.edu.br <p>Sabe-se que, tradicionalmente, o tênis beneficia o ensino baseado na repetição de movimentos, ao passo que metodologias como o Teaching Games for Understanding opõem-se ao ensino descontextualizado. Cientes, integrantes da ITF lançaram o programa Play and Stay, capacitando o aluno a jogar na primeira aula. O objetivo deste estudo é investigar a influência do tênis no desenvolvimento motor e a eficiência dos métodos nessa tarefa. Como amostra, compõem-se 40 crianças participantes do projeto de extensão “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”, divididas em grupos, cada um estimulado por um método. O TGMD-2 foi aplicado pré e pós 17 semanas. Comparando-se os resultados pré e pós-intervenção, encontrou-se um aumento no espectro de desenvolvimento motor (p&lt;0,001) e nas proporções (%) de desenvolvimento motor (p=0,014). Porém, comparando-se os resultados pós-intervenção dos grupos, não se observaram diferenças significativas (p=0,283). Conclui-se, então, que a prática do tênis influencia positivamente o desenvolvimento motor grosso, porém, sem maior eficiência de um método.</p> <p>Palavras-chaves: Tênis; Destreza Motora; Metodologia.</p> 2024-10-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23579 O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ SOBRE A MORTE NEONATAL 2024-11-27T19:36:34+00:00 Luana do Nascimento Schavarem luschava@gmail.com Caroline Guisantes de Salvo Toni carolinegs@unicentro.br Cristina Ide Fujinaga cifujinaga@unicentro.br <p>Objetivo: descrever o conhecimento de estudantes sobre morte neonatal. Pesquisa vinculada ao projeto de extensão “HumanizAção: grupo de apoio para pais de prematuros”. Método: participaram 11 alunos(as) dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: um pouco mais da metade dos participantes não tiveram contato com a temática. As falas revelaram três eixos temáticos: “A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: cenários e vivências sobre a morte neonatal”; “O acolhimento e a empatia nas vivências da morte neonatal”; e “A importância da formação para a atuação profissional diante da morte neonatal”. Conclusão: identificaram-se lacunas na formação dos participantes no que diz respeito à morte neonatal. Considera-se essencial a inserção da temática de maneira transversal, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para atuação na área hospitalar, como o projeto de extensão “HumanizAção”.</p> <p>Palavras-chave: Morte neonatal; Formação profissional em saúde; Unidade de terapia intensiva neonatal; Cuidado humanizado; Equipe multiprofissional.</p> 2024-12-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23168 FORTALEZAS E POTENCIALIDADES DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2024-07-15T15:17:13+00:00 Lucimar Aparecida Britto Codato lucimarcodato@uel.br Giovana Cunha Steca giovana.cunha.steca@uel.br Lucas Fernando de Oliveira Tomaz Ferraresso lucas.ferraresso@unesp.br <p>Ações extensionistas (AE) compartilham o ensino-aprendizagem entre a comunidade e a Universidade. Constroem diálogos e provocam transformações resolutivas e includentes. Este estudo objetivou conhecer percepções de professoras atuantes em um Centro de Educação Infantil (CEI) sobre fortalezas e potencialidades das AE realizadas nessa instituição. Os dados foram coletados mediante entrevistas abertas, gravadas e transcritas com quatorze professoras, após aprovação do projeto de pesquisa “Percepções de professoras de Centro de Educação Infantil sobre atividades extensionistas” pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 67725123.3.0000.5231). Constatou-se que uma comunicação inteligível durante as AE é fundamental para a assimilação dos conteúdos pelas crianças. Quando elas compreendem aspectos relacionados ao autocuidado, podem promover saúde em seus núcleos familiares. O planejamento conjunto das AE é indispensável para o conhecimento das necessidades da escola. As AE foram consideradas instrumentos sinérgicos às atividades desenvolvidas pelo CEI e importantes para a formação dos discentes, desde que haja abertura para o ensino-aprendizagem.</p> <p>Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Educação infantil; Integração social; Educação em saúde; Ensino superior.</p> 2024-08-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23764 SARAU CONTEMPORÂNEO: UM ENCONTRO CIENTÍFICO-CULTURAL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO 2024-10-11T13:25:38+00:00 Silvana Peterini Boeira silvanaboeira@unipampa.edu.br Hecson Jesser Segat hecsonsegat@unipampa.edu.br Leonel Giacomini Delatorre leonel.giacomini@ufsm.br Julia Beier Guedes juliaguedes.aluno@unipampa.edu.br Daiane Campara Soares daianesoares@unipampa.edu.br <p>O Sarau Contemporâneo é um projeto de extensão realizado na Universidade Federal do Pampa. Iniciado em 2019, caracteriza-se como um espaço dinâmico onde são compartilhadas diversas formas de arte e cultura, englobando também discussões científicas. Os Saraus foram idealizados como encontros mensais presenciais, porém, durante o período pandêmico, o projeto precisou ser adaptado ao modelo remoto. O objetivo deste trabalho é avaliar a evolução e o perfil de participantes do Sarau no contexto pós-pandêmico, bem como relatar experiências. O ano de 2022 destaca-se como uma experiência de socialização, abordando temáticas diversas e estabelecendo parcerias com outros projetos da UNIPAMPA. Em 2023 dá-se ênfase a parceria com a Universidade Federal de Santa Maria juntamente com a retomada de alguns encontros remotos que resultou em um maior número de participantes. Reforçamos que o aprendizado construído a partir dessas vivências nos estimula a buscar novas iniciativas e estabelecer novas demandas.</p> <p>Palavras-chave: Cultura; Extensão; Comunidade; Pós-pandemia; Encontros.</p> 2024-11-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23240 CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES DE CACAU DE VÁRZEA: IMPACTOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E NA QUALIDADE DAS AMÊNDOAS DE CACAU EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO RIO MOJU, PARÁ 2024-08-14T13:48:19+00:00 Angela Maria Miranda Silva anjelama@ufpa.br Douglas dos Santos Alves douglas.alves@itec.ufpa.br Danielle Amaral e Silva danielle.amaral.e.silva@gmail.com Consuelo Lucia Sousa de Lima sousa@ufpa.br Jesus Nazareno Silva de Souza jsouza@ufpa.br <p>O cacaueiro (Theobroma cacao L.) é uma planta originária da floresta tropical úmida americana, que produz o cacau, matéria-prima essencial na fabricação do chocolate. Desde 2017, o estado do Pará se destaca como o maior produtor de amêndoas de cacau no Brasil, especialmente as cultivadas no ecossistema de várzea. Este artigo tem como objetivo avaliar os impactos da capacitação de produtores de cacau para o desenvolvimento sustentável em uma comunidade ribeirinha do rio Moju como parte do programa de extensão intitulado “Capacitação dos Ribeirinhos para Implementar os Processos de Fermentação e Secagem das Sementes e Controle de Qualidade das Amêndoas para Valorização do Cacau Várzea”. Foram empregados métodos de capacitação teórico-práticos, junto com análises laboratoriais das amêndoas antes e após o treinamento. Os resultados indicam que a capacitação é fundamental para a produção de amêndoas de melhor qualidade, com potencial para gerar empregos, aumentar a renda e diversificar a produção ribeirinha.</p> <p>Palavras-chave: Cacau de várzea; Sustentabilidade rural; Bioeconomia.</p> 2024-08-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23817 USO DO DESIGN POR UM PROJETO DE EXTENSÃO DE ENFERMAGEM PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS COM ALBINISMO 2024-09-23T18:48:45+00:00 Maria Eduarda Vianna de Queiroz maria.eduarda.vianna.de.queiroz@gmail.com Nereida Palko albinismo.extensao.ufrj@gmail.com <p>O Projeto de Extensão “As pessoas com albinismo e o direito à saúde: visibilidade e reconhecimento público” (PEPADS) produz, sistematiza e dissemina conhecimentos por e para pessoas com albinismo (PA), devido às suas necessidades de saúde e (in-)visibilidade social. Consequente à pandemia, inicia sua atuação nas redes sociais em 2021, reformulando sua identidade visual (IDV), definida como singularização de instituições através de elementos imagéticos. Objetiva-se apresentar os componentes desta IDV e esclarecer a operacionalização de ações de promoção da saúde (PS) para e com PA. Metodologicamente, é um relato de experiência, estruturado descritiva e documentalmente sobre a criação das mídias digitais do PEPADS. Como resultados, elencaram-se os elementos primários, secundários e acessórios da IDV, atribuindo valores simbólicos, e pormenorizou-se o processo de criação com o movimento social das PA. Infere-se que o apoderamento interdisciplinar do design pelo PEPADS contribui para a intersetorialidade da PS e promoveu a inclusão social das PA.</p> <p>Palavras-chave: Pessoas com Albinismo; Promoção da Saúde; Interdisciplinaridade; Design.</p> 2024-12-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23282 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ARTICULADORA DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO NA SEGURANÇA DO PACIENTE 2024-10-22T12:44:57+00:00 Josué Souza Gleriano josuegleriano@unemat.br Edijane Silva da Silva edijane.silva@unemat.br Rita de Cássia Alves Pessoa Bento ritadecassia_tga@hotmail.com Pedro Henrique de Oliveira Marques Vidal pedro.vidal@unemat.br Maria do Carmo Souza nesp@ses.mt.gov.br Thalise Yuri Hattori thalise@unemat.br <p>O objetivo neste estudo foi refletir, sob a perspectiva de informantes-chave, as contribuições da extensão universitária em interface da integração ensino-serviço-gestão no processo de implantação de um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. Trata-se de estudo de caso que reflete a parceria do programa de extensão Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde, com um hospital público da região médio norte mato-grossense. Entrevistas com oito participantes foram analisadas por meio da análise temática, emergindo duas categorias, discutidas na perspectiva da concepção pedagógica crítico-reflexiva. A primeira destaca aspectos que contribuíram para a criação do núcleo, sendo questões organizacionais, atendimento às notificações, expansão de unidades assistenciais e influência da integração e a segunda aborda a interface da integração no campo da formação em saúde, espaço de aprendizado vivo e reflexivo. Conclui-se que a integração ensino-serviço-gestão desempenha função crucial no apoio à gestão na implementação bem-sucedida dos núcleos de segurança do paciente.</p> <p>Descritores: Extensão universitária; Segurança do paciente; Serviços de integração docente-assistencial; Instituições de ensino superior; Enfermagem.</p> 2024-11-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23442 COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) EM FEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR 2024-08-14T13:46:04+00:00 Caroline Fasolo fasolocaroline@gmail.com Valdecir José Zonin valdecir.zonin@uffs.edu.br Tarita Cira Deboni tarita.deboni@uffs.edu.br <p>O presente estudo tem como objetivo verificar o saber, os limites e as potencialidades de comercialização das PANC por parte dos agricultores familiares em feiras livres do Oeste Catarinense. O trabalho lançou mão de estudo de caso, com entrevista semiestruturada, em cinco feiras livres, distribuídas nos municípios de Chapecó, Seara e Paial, na Região Oeste de Santa Catarina. A amostra foi constituída por 20 agricultores familiares que desempenham a função de feirantes nesses locais. Diante disso, o estudo propõe descrever a realidade social dos agricultores familiares feirantes, bem como procura esclarecer quais fatores contribuem e/ou limitam o uso e a comercialização das PANC por esses sujeitos. Os principais resultados demonstraram que os saberes expressos através do uso e consumo de PANC encontram-se fragilizados pelos agricultores, pois eles consumiram apenas 34 variedades de PANC ao longo de sua vida, uma vez que apenas 38,2% das espécies consumidas foram comercializadas. A pesquisa conclui pela necessidade de oferecer atividades como cursos, palestras, oficinas, de modo a sensibilizar os participantes sobre o cultivo e comercialização de PANC, bem como uma alternativa de fonte de renda e segurança alimentar.</p> <p><br />Palavras-chave: agricultura camponesa; desenvolvimento sustentável; segurança alimentar; consumidor; hábitos alimentares.</p> 2024-10-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23519 VACINAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE EM UNIDADES DO HEMOCENTRO DE PALMAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2024-11-12T11:11:14+00:00 Ludmila Neres de Oliveira ludmila.neres@mail.uft.edu.br Ulisses Vilela Hipólito hipolitouv@mail.uft.edu.br Mirian Cristina dos Santos Almeida mirian.almeida@mail.uft.edu.br <p>A vacinação é uma das formas de proteção, promoção e controle de doenças. No entanto, no que tange aos profissionais da área da saúde, vários fatores colaboram para que o esquema vacinal esteja incompleto. Por isso, o projeto de extensão Imuniza Escola, vinculado ao curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins, buscou realizar ações de educação em saúde, análise do estado vacinal e imunização nas unidades de Hemocentro de Palmas – TO, visando colaborar com o aumento da taxa de cobertura vacinal entre os trabalhadores da saúde. Foram realizadas duas ações, uma em maio de 2022 e outra em abril de 2023, as quais proporcionaram o alcance de 319 doses aplicadas e 198 profissionais atendidos. Observou-se a importância de ações extensionistas de vacinação para a saúde ocupacional e para o desenvolvimento teórico-prático do discente, além de estreitar a distância entre o ensino, serviço e comunidade.</p> <p>Palavras-chave: Imunização; Pessoal de Saúde; Campanha de Vacinação; Saúde Ocupacional; Enfermagem em Saúde Pública.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23040 CONSTRUIR OU TRANSMITIR CONHECIMENTOS: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS 2024-08-01T19:48:52+00:00 Wílson de Mello Júnior wilson.mello@unesp.br <p>A Extensão Universitária está em constante evolução para atender aos requisitos legais e às demandas sociais, exigindo uma base sólida em termos teóricos e metodológicos. As metodologias específicas de Extensão Universitária parecem não se destacar nas publicações especializadas. A revisão da literatura e a análise de 200 artigos contribuíram para abordar os desafios metodológicos contemporâneos, discutindo parâmetros como referências bibliográficas, citação de modelos anteriores, coautoria com os agentes externos da instituição de ensino superior e caracterização de métodos. Observou-se que os relatos de experiência analisados são predominantemente transmitentes (74%), ou seja, desenvolveram ações de caráter unidirecional, com transferência ou transmissão de conhecimentos da universidade para a sociedade. Além disso, menos de 10% das publicações incluíram agentes não acadêmicos como coautores. Os resultados destacam a falta de descrições metodológicas adequadas em muitos artigos, sugerindo uma lacuna sobre este aspecto nas publicações extensionistas. Propõe-se uma categorização dos métodos utilizados e levantam-se questões éticas e metodológicas associadas. Conclui-se que há ainda muito a ser pesquisado e debatido para estabelecer um corpo teórico-metodológico de referência e sua incorporação na elaboração de ações e publicações extensionistas, representando um desafio para a institucionalização da Extensão Universitária e a formação acadêmica.</p> <p>Palavras-chave: metodologia de extensão universitária; pesquisa-ação; ecologia dos saberes.</p> 2024-08-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23556 EDUCAR PELA PESQUISA COMO MODO DE SER DO(A) PROFESSOR(A) 2024-09-12T18:22:42+00:00 Roberta Chiesa Bartelmebs roberta.bartelmebs@ufpr.br Robson Simplício de Sousa robson.simplicio@ufpr.br Tiago Venturi tiago.venturi@ufpr.br <p>Neste artigo, apresentamos o relato de experiência de um curso de formação continuada, ofertado na modalidade de atividade de extensão no ano de 2021. O objetivo deste trabalho é discutir a pesquisa como um princípio educativo na Educação Básica. Participaram da atividade 23 professoras e professores da Educação Básica e gestores de uma escola particular da região oeste do Paraná. A análise dos dados, coletados por meio de um questionário aberto, foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva, chegando-se às seguintes categorias finais: o Educar pela pesquisa na visão dos professores; concepções de pesquisa e mudanças a partir do curso; a importância da atividade de pesquisa em sala de aula. Dentre os participantes do curso, foi possível observar um movimento transformador em direção à pesquisa como princípio educativo, visto que os professores participantes reconheceram a importância da aprendizagem de novos conhecimentos científicos integrados aos contextos, ambientes e espaços dos alunos, rumo à compreensão de mundo. Ao final, considera-se que a pesquisa como princípio educativo trata-se de uma estratégia e de uma postura docente.</p> <p>Palavras-chave: Formação continuada; Educar pela pesquisa; Postura docente. </p> 2024-10-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23163 EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR E COLETIVA DO PROJETO RONDON NO MUNICÍPIO DE PARECIS/RO 2024-07-24T12:00:59+00:00 Dionatan Gabriel agro.gabriel.agro@gmail.com Verônica Derzete Groff veronicagroff11@gmail.com Brenda Barros Dias 00314717@ufrgs.br Renan Barbosa Salgado renanbsalgado@gmail.com André Silva Carissimi andre.carissimi@gmail.com Alvaro Meneguzzi alvaro.meneguzzi@gmail.com <p>A experiência multidisciplinar e coletiva do Projeto Rondon no município de Parecis/RO é fruto da participação voluntária da equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Operação Sentinelas Avançadas, realizada em julho de 2023 no estado de Rondônia. As atividades ocorreram em locais públicos, como escolas e centros comunitários, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas envolvidas por meio de oficinas teórico-práticas sobre diversos temas, incluindo tratamento e preservação de água, boas práticas agrícolas e gerenciamento de resíduos domésticos. Os resultados obtidos destacam a importância do Projeto Rondon como uma ação pública que promove a interação entre estudantes universitários e as comunidades atendidas pelo projeto. Por fim, conclui-se que, ao atingir diretamente 1.290 pessoas com 24 atividades e uma avaliação média de 9,79 pontos, a participação da UFRGS na Operação Sentinelas Avançadas foi exitosa ao atingir seu objetivo de promover a extensão universitária.</p> <p>Palavras-chave: Projeto Rondon; Voluntariado universitário; Desenvolvimento local; Extensão universitária.</p> 2024-08-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23735 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS ÁREAS VERDES E ESCOLAS. A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “HOTEL DE POLINIZADORES: TORNANDO AS ÁREAS URBANAS AMIGÁVEIS PARA ABELHAS E VESPAS” 2024-10-21T20:16:41+00:00 Rodrigo Aranda rodrigoaranda.biologo@gmail.com Carlo Benetti carlobenettiwork@gmail.com Diego Luiz Valuz de Jesus diego.valuz1@gmail.com Eliani Dombroski dombroski.lia@gmail.com Gesielly Cristina de Souza gesielly.souza@aluno.ufr.edu.br Izabelly Veloso Esser izabellyeveloso@gmail.com <p>Polinizadores estão em declínio globalmente, devido à perda de habitat e, consequentemente, locais para nidificação, entre eles abelhas e vespas. Entretanto, o conhecimento popular desses grupos é precário. O objetivo do trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Hotel de polinizadores: Tornando as áreas urbanas amigáveis para abelhas e vespas”, que visou a instalação de 'Hotéis de polinizadores' para fornecer abrigo para abelhas e vespas solitárias dentro do cenário urbano na cidade de Rondonópolis. Os hotéis foram confeccionados e distribuídos em áreas verdes e escolas públicas, a fim de promover a conservação das espécies, além de incentivar a divulgação de informações sobre a importância de polinizadores, aliado à educação ambiental. Foram instalados 25 hotéis de polinizadores, fomentando a conscientização ambiental por meio de atividades educativas nas escolas e áreas verdes. A instalação dos hotéis de polinizadores, combinada com ações de educação ambiental, promoveu tanto a conservação desses insetos essenciais quanto uma maior conscientização pública sobre sua importância nos ecossistemas urbanos.</p> <p>Palavras-chave: Abelhas solitárias; Educação ambiental; Ecossistemas urbanos; Polinização; Vespas solitárias</p> 2024-11-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23191 A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO 2024-11-18T11:59:43+00:00 Brender Leonan Silva brender.leonan@ufvjm.edu.br Sara Papaspyrou Marques sara.marques@ufvjm.edu.br Marco Túlio Becheleni mbecheleni@hotmail.com Saulo Gabriel Moreira Falci saulofalci@hotmail.com Olga Dumont Flecha olga.flecha@ufvjm.edu.br <p>A atuação do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar, dentre outras funções, permite a redução de infecções oportunistas, o diagnóstico precoce de lesões bucais, bem como a identificação de outras condições clínicas que podem ser negligenciadas pela equipe médica. O objetivo deste trabalho foi destacar a importância da Odontologia Hospitalar no manejo de condições clínicas de competência do cirurgião-dentista. As ações descritas contemplam um relato de experiência do Projeto de Extensão “Saúde Bucal em Ambiente Hospitalar - Assistência Odontológica aos pacientes internados na Santa Casa de Caridade - Diamantina/MG (SCCD)”, no ano de 2023. Dentre as atividades realizadas, destacou-se a identificação de uma fratura de mandíbula em um paciente vítima de acidente automobilístico, não identificada pela equipe médica da instituição. Devido à rápida identificação e encaminhamento do caso para o cirurgião bucomaxilofacial associado à SCCD, foi possível realizar o tratamento com boa evolução clínica, destacando a importância do cirurgião-dentista na equipe hospitalar.</p> <p>Palavras-chave: Equipe Hospitalar de Odontologia; Extensão Universitária; Traumatismos Maxilofaciais; Fraturas Mandibulares; Equipe de Assistência ao Paciente.</p> 2024-12-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/23806 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2024-10-10T12:35:39+00:00 Rosângela Bagnoli Ovidio rosangela.bagnoli@gmail.com Angela Maria Martins ange.martins@uol.com.br <p>A curricularização da extensão nas Instituições de Ensino Superior é um processo que vem sendo implementado a partir da publicação da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 (Brasil, 2018), que estabelece a destinação de 10% da carga horária total do curso às atividades de extensão. O presente artigo se propõe a analisar diferentes concepções do termo em pauta e suas definições ao longo do tempo, assim como identificar desafios e possibilidades para sua execução. Trata-se de um artigo de revisão sistemática, constituído por análise bibliográfica e documental, nos moldes da pesquisa qualitativa. Neste estudo, aborda-se a extensão de maneira indissociável ao ensino e à pesquisa, como forma de aproximação entre a universidade e a sociedade, promovendo interações e transformações.</p> <p>Palavras-chave: Curricularização da Extensão; Extensão Universitária; Ensino, Pesquisa e Extensão.</p> 2024-11-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24214 O USO DE PROGRAMAS DE LONGO PRAZO DO CNPq PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO - O CASO DO SÍTIO DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS E COSTA MARINHA ADJACENTE (ELPA) DO PROGRAMA PELD 2024-11-23T20:02:33+00:00 Manuel Cezar Macedo Barbosa Nogueira de Souza mcmbns@hotmail.com Gisele Costa Fredo gcfredo@yahoo.com.br Caio Ribeiro Soares Oliveira caiorso.bio@gmail.com Raiza dos Santos Azevedo raizasazevedo@gmail.com Liane Amaral Dias liane.a.dias@gmail.com José Henrique Muelbert jmuelbert@furg.br <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">As Universidades brasileiras têm a extensão como base do seu tripé conceitual. Contudo, esta não possui o mesmo reconhecimento e investimento financeiro que o ensino e a pesquisa. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas para a implementação de projetos de extensão e a sua curricularização, este relato tem como objetivo apresentar o </span></span><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><em>Olha a Ilha</em></span></span><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: small;">, um projeto de extensão desenvolvido pelo PELD/ELPA (PELD/CNPq) e pelo projeto Parceiros do Mar/FURG. Em duas escolas, localizadas na Ilha dos Marinheiros (Rio Grande - RS), foram realizadas e construídas em conjunto com a comunidade escolar, atividades que buscaram despertar o sentimento de pertencimento dos participantes, apresentar os aspectos ecológicos estudados pelo PELD-ELPA e promover a conservação ambiental do lugar onde vivem. Baseando-se no material gerado ao longo do projeto, evidenciamos que é possível associar a pesquisa à extensão, mostrando que além de desenvolver artigos científicos de alto impacto internacional, podemos fazer a diferença na comunidade local. </span></span></p> 2024-11-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24309 TRAJETÓRIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM 2024-11-28T11:06:09+00:00 Girliani Silva de Sousa girliani.silva@unifesp.br Maria Cristina Mazzaia mcmazzaia@unifesp.br Thiago da Silva Domingos t.domingos@unifesp.br Amanda Carolina Franciscatto Avezani amanda.avezani@unifesp.br Bruno Pereira da Silva bruno.pereira21@unifesp.br Tabata Honorato Galindo galindo.tabata@unifesp.br <p>O ensaio relata a experiência vivenciada por docentes em uma unidade curricular intitulada Educação, comunicação e saúde, oferecida na graduação em Enfermagem para curricularização da extensão em uma universidade pública, e os desafios enfrentados para ofertar um ensino de qualidade no período da pandemia de covid-19. As atividades teórico-práticas versaram sobre educação e extensão; comunicação em Enfermagem e multidimensionalidade do ser humano. As práticas ocorreram por meio virtual em 15 projetos de extensão com o debate e a criação de materiais educativos de acordo com as necessidades da comunidade. Os estudantes tiveram maior aproximação dos projetos de extensão e foram sensibilizados para a comunicação e educação com a comunidade, entendendo como caminho para a transformação social</p> 2024-11-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24216 A EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UM CURSO DE FÍSICA: UM OLHAR SOBRE QUEM COORDENA 2024-11-26T00:23:03+00:00 Tuane Martins Côrrea tuane.martins3@gmail.com André Ary Leonel andre.leonel@ufsc.br Marinês Domingues Cordeiro marines.cordeiro@ufsc.br <p>A extensão universitária brasileira emerge em meados de 1900, apesar da institucionalização apenas na década de 1930. As diversas concepções do termo avançam conforme a abertura democrática atingida, não se restringindo à ideia assistencialista, e alcançando patamar emancipatório. Por meio da lei da curricularização da extensão em 2018, institucionalizou-se a carga horária de extensão em 10% no currículo do Ensino Superior. Considerando as potencialidades das atividades de extensão, este trabalho almeja apresentar sua multiplicidade de significados, um breve levantamento histórico das legislações educacionais, e explorar o contexto de um curso de Física de uma universidade federal (UF). São apresentados dados obtidos com a realização de entrevistas de um grupo de docentes coordenadores de atividades de extensão, tendo por objetivo mapear as potencialidades e os desafios da prática extensionista para o atendimento de demandas legislativas e as concepções de extensão construídas ao longo do tempo.</p> 2024-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24046 A INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DA GRADUAÇÃO: BASE CONCEITUAL E EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS 2024-11-26T00:25:01+00:00 Elisa Lubeck elisaterra@unipampa.edu.br Flavi Ferreira Lisbôa Filho flavi@ufsm.br <p>A Universidade está cada vez mais conectada com as demandas da sociedade, buscando a transformação da realidade através do estímulo ao protagonismo dos sujeitos. A Extensão Universitária, nesse contexto, constitui-se como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se possibilita a interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Este texto objetiva registrar o processo de implementação e apresentar experiências e avanços da inserção da extensão nos currículos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de destacar como os discentes percebem o impacto da curricularização da extensão na sua formação. Compreendemos que a universidade tem papel decisivo no desenvolvimento econômico, social e humano e que a extensão é pautada no diálogo e no compartilhamento dos saberes, só assim a transformação social e a formação cidadã são possíveis.&nbsp;</p> 2024-11-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/24302 SEMANA(S) DO BRINCAR NO CURSO DE PEDAGOGIA - UEPG: A DEFESA DO DIREITO DE BRINCAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES 2024-11-21T21:21:03+00:00 Daiana Camargo camargo.daiana@hotmail.com Izabelle Cristina de Almeida izadealmeida28@gmail.com Marilucia Antonia de Resende Peroza malu.uepg@gmail.com <p lang="pt-BR" style="orphans: 2; widows: 2; margin-left: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">Pesquisas e estudos em diferentes áreas do conhecimento, têm ressaltado a importância do brincar no desenvolvimento humano e, de forma mais expressiva, na infância. A Semana Mundial do Brincar, um movimento mundial que visa propagar essa compreensão, tem sido divulgada por meio da Aliança pela infância no Brasil. Engajadas nesse movimento, a área de infância do Curso de Pedagogia, desde 2017, tem realizado o evento de extensão “Semana do Brincar: a Pedagogia Brinca”, por meio da qual propõe vivências lúdicas e a constituição de um espaço formativo para a constituição do professor brincante. A atividade se organiza na defesa do brincar como direito da criança, mas também, como uma perspectiva da formação que favorece uma compreensão mais aprofundada a respeito do brincar e do movimento corporal da criança. Tomando como referência os estudos de Fortuna (2005), Friedmann (1998), Moyles (2002), dentre outros, embasamos as reflexões e ações da Semana do Brincar. A proposta, no curso de Pedagogia, visa proporcionar experiências brincantes aos acadêmicos por meio de instalações e intervenções lúdicas e oficinas, bem como espaços de reflexão por meio de palestras e discussões. Nas quatro edições da Semana do Brincar, observou-se uma sensibilidade maior de professores e acadêmicos no que se refere à compreensão e valorização do brincar nos processos educativos das crianças. Com vistas a organização da Curricularização da Extensão na UEPG, apresentamos as possibilidades e caminhos que vislumbramos a fim de problematizar e participar junto a comunidade, no que diz respeito as demandas do brincar como direito da criança e na formação de professores brincantes.</span></span></span></p> 2024-11-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024