A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16902.23

Resumo

O presente estudo apresenta um levantamento acerca da interdisciplinaridade, objetivando o refinamento de seu uso, em um projeto de extensão de ensino de lógica de programação para turmas do Ensino Fundamental II, realizado em três escolas públicas catarinenses. Nesse projeto, docentes e estudantes de Ciência da Computação, do Instituto Federal Catarinense, utilizam a ferramenta VisuAlg para atividades de programação que abordam temas cotidianos e escolares. Desse modo, por intermédio da aplicação de um questionário aos docentes das escolas participantes, buscou-se conhecer o contexto escolar e as possibilidades interdisciplinares. Os resultados do levantamento demonstram uma equipe docente experiente e com preceitos para trabalhos conjuntos, com perspectivas a melhorias no processo de ensino-aprendizagem significativo dos estudantes. A primeira turma do projeto apresentou evolução de cerca de 10% em sua capacidade de resolução de questões lógicas. Com o incremento na parceria dos docentes de modo interdisciplinar, espera-se otimizar esses ganhos.

Biografia do Autor

Diego Ricardo Krohl, Instituto Federal Catarinense - IFC

Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC),  Videira - SC, Brasil.  Aluno de Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC, Brasil. 

Taynara Cerigueli Dutra, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Aluna de Mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis - SC, Brasil.

Camilla Pozer de Matos, Instituto Federal Catarinense - IFC

Aluna de Graduação do Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira - SC, Brasil.

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Publicado

2021-06-18