OBSERVATÓRIO DA DEMOCRACIA DE ALFENAS/MG: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DO PARLAMENTO JOVEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17424.40

Resumo

Este texto constitui um relato sobre a experiência do projeto de extensão Observatório da Democracia com a implementação do Parlamento Jovem na cidade de Alfenas/MG. O projeto pretendeu valorizar espaços de formação e educação política democrática e educação em direitos humanos utilizando o Parlamento Jovem como ação articuladora. A metodologia consistiu no planejamento e realização compartilhada de oficinas, palestras, plenárias e materiais informativos em parceria com entidades civis e Câmara Municipal. Este relato também reflete sobre as possibilidades e os limites de uma ação de extensão em educação em direitos humanos articulada através do Parlamento Jovem. Entre as possibilidades, o aproveitamento da estrutura e eixos temáticos desenvolvidos pela Assembleia de Minas, a articulação entre poder legislativo, universidade e associações civis. Entre os desafios, o ainda baixo investimento das Câmaras em educação política e a consequente desarticulação com as escolas em ações educativas.

Biografia do Autor

Gleyton Trindade, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas – MG, Brasil. Doutorado em Ciência Política.  

Francis Lázaro Júnior, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Aluno de Mestrado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá – MG, Brasil.

Thiago Silame, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutorado em Ciência Política. Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas – MG, Brasil. 

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Publicado

2021-07-20