O DIREITO ANIMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O artigo trata de um tema atual, a tutela jurídica em relação ao sofrimento animal decorrente da pandemia causada pelo coronavírus. Tem como objetivos abordar o histórico da COVID-19; verificar como os animais são afetados pelo coronavírus; e, por fim, analisar os maus-tratos a que estão submetidos, principalmente o abandono, sob o ponto de vista jurídico. A metodologia empregada é a exploratória, por meio de revisão de literatura em diferentes fontes que enfocam esse tema. Como resultados, verifica-se que o desconhecimento a respeito da transmissão do vírus ocasiona aumento no número de animais abandonados e maltratados. Por outro lado, o isolamento social fez crescer o número de adoções. Constata-se que, devido à pandemia, não apenas os humanos são afetados; infelizmente, os animais também sofrem as consequências, apesar de serem tutelados por legislação protetiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.