A TÉCNICA DOS PROCESSOS ESTRUTURAIS APLICADA AO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL:PODE O JUDICIÁRIO REMEDIAR O CAOS DA LITIGIOSIDADE PREVIDENCIÁRIA?
Resumo
O presente estudo se propõe a analisar a aplicabilidade da técnica dos processos estruturais – oriundas das structural injunctions estadunidenses – para a reorganização das bases de funcionamento do Instituto Nacional do Seguro Social. A partir de dados empíricos oferecidos pelo “Observatório da Estratégia da Justiça Federal” e pelos “Boletins estatísticos da Previdência Social”, diagnosticou-se a existência de um elevado índice de judicialização de demandas na área previdenciária, cuja causa remonta à ineficiência intrínseca aos arranjos burocráticos INSS. Assim, através de um cotejo analítico-bibliográfico e da metódica do estudo de casos, indica-se a técnica dos processos estruturais como um possível caminho para a reformulação do padrão de conduta adotado pelo INSS, alinhando-o ao dever constitucional de maximização do direito fundamental à previdência social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.