A ALIENAÇÃO PARENTAL DOS IDOSOS NO CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19 COMO REFLEXO DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Cristina Aparecida Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mariane Cristina Rodrigues da Silva Faculdade de Telêmaco Borba https://orcid.org/0000-0002-1242-9993
  • Flávia Oliveira Alves da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente estudo tem como problemática a possibilidade de as medidas de isolamento social, que foram adotadas como forma de enfrentamento à pandemia, estarem favorecendo o fenômeno da alienação parental inversa. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os direitos e a proteção da terceira idade positivados na Constituição Federal de 1988 e na legislação extravagante. Quanto à metodologia, o artigo classifica-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando artigos científicos e pesquisas que versam sobre a temática. Como resultados verifica-se que é possível a aplicação analógica da alienação parental aos casos envolvendo idosos na conjuntura da pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Cristina Aparecida Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda do 6° período do curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Campus de Telêmaco Borba (PR).

Mariane Cristina Rodrigues da Silva, Faculdade de Telêmaco Borba

Graduanda, cursando o 8º período do curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB; participante do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB

Flávia Oliveira Alves da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Curso de Direito do Departamento de Direito das Relações Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Curso de Direito da Unicesumar - Campus Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Edição

Seção

Artigos