REPERCUSSÃO GERAL E WRIT OF CERTIORARI:
ANÁLISE COMPARADA DOS MECANISMOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL UTILIZADOS PELAS CORTES SUPREMAS BRASILEIRA E NORTE-AMERICANA
Resumo
Este trabalho objetiva analisar comparativamente os mecanismos de admissibilidade recursal adotados pelo Supremo Tribunal Federal e pela Suprema Corte norte-americana, a Repercussão Geral e o writ of certiorari, respectivamente. Essenciais para a seleção de casos, tais institutos permitem a otimização da atividade judicante e racionalização da tomada de decisões, além de contribuírem para a organização dos perfis das Cortes. A pesquisa possui abordagem interdisciplinar e fundamentada no método qualitativo. O ponto central deste estudo é a inteligência da influência e eficácia das técnicas de triagem, adotadas pelas Supremas Cortes nas jurisdições selecionadas. Espera-se identificar e compreender as semelhanças e diferenças fundamentais entre esses instrumentos. Ainda, busca-se investigar como as especificidades sociopolíticas das jurisdições em que estão inseridos impactam em sua realização. As conclusões contribuirão para o debate sobre a eventual sofisticação das técnicas de seleção recursal e, portanto, poderão fomentar a eficiência, previsibilidade e racionalização da atividade judicante.
Downloads

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.