A Revista Emancipação (Qualis A2) anuncia que está aberto até 20/10/2023 o prazo para a chamada de artigos para o dossiê “Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná”. Este dossiê, terá como editoras as Profªs Drª Édina Schimanski e Drª Jussara Ayres Bourguignon, ambas docentes do Curso de Serviço Social da UEPG. Os textos devem ser submetidos até 20/10/2023. As submissões devem ser enviadas através do site da Emancipação (https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao - em: [Enviar Submissões])  até 20/10/2023. As diretrizes para submissão podem ser acessadas em: https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/about/submissions. Os autores devem selecionar ao início da submissão a Seção Temática com o nome do dossiê.

Destacamos que as submissões de artigos de tema livre, não contemplados neste dossiê, continuam abertas em sistema de fluxo contínuo em nosso site, podendo ser submetidas a qualquer tempo.

Segue, apresentação e objetivos que serão considerados para avaliação dos artigos submetidos.

 

Dossiê: Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.

A Revista Emancipação, desde 2001, tem contribuído para a socialização de conhecimentos na área do Serviço Social e das Ciências Sociais Aplicadas. E, em 2023, comemorando os 50 anos do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lança o Dossiê: Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná

O Curso de Serviço Social da UEPG, implementado em 1973, sempre acompanhou e acompanha o debate teórico-crítico que fundamenta o processo de formação profissional dos Assistentes Sociais em nível nacional. Neste processo, a formação está alicerçada nos valores ético-políticos construídos historicamente e defendidos pelo conjunto dos órgãos representativos da categoria, ou seja, Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). A defesa da democracia, da justiça social, da emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais e a defesa dos direitos humanos alicerça o projeto pedagógico de formação acadêmica e profissional no curso de Serviço Social da UEPG.

Em âmbito Estadual os Cursos de Serviço Social estão alinhados quanto às lutas, aos avanços e às conquistas da categoria profissional no enfrentamento das expressões da questão social, na consolidação das políticas públicas, na expansão dos espaços democráticos de participação popular e na garantia dos direitos da classe trabalhadora, aspectos que ganham expressão particular no Estado do Paraná.

Os Cursos de Serviço Social do Estado do Paraná têm muito a contribuir com o debate sobre o a formação profissional. A articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão garantem qualidade ao processo e amplia suas possibilidades, especialmente quanto ao compromisso social de socialização do conhecimento produzido na academia e quanto ao compromisso de desenvolver práticas que respondam às demandas sociais e comunitárias nas suas regiões de abrangência.

Assim, o Dossiê proposto objetiva fomentar a produção e socialização de conhecimentos sobre as trajetórias dos Cursos de Serviço Social das Instituições de Ensino Superior do Paraná (públicas e privadas) e que tenham como foco de reflexão e debate as seguintes possibilidades:

  • A articulação das dimensões do Ensino, Pesquisa e Extensão e seu impacto no processo de formação do Assistente Social;

  • Os processos de reformulações curriculares e avanços quanto ao debate sobre o processo de formação profissional;

  • O impacto deste processo e articulações na relação com a sociedade, com a própria categoria profissional, com as políticas públicas e processos de garantia de direitos;

  • O projeto ético-político e formação profissional;

  • Perspectivas de futuro da profissão levando-se em conta o processo de trabalho do Assistente Social e as mudanças trazidas pela tecnologia digital e inteligência artificial.

A Revista Emancipação convida aos pesquisadores, professores, acadêmicos e profissionais das IES do Estado do Paraná para publicizar suas produções acadêmicas e compartilhar os avanços históricos que tratam da Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.

Drª Edina Schimanski

Drª Jussara Ayres Bourguignon

Editoras do Dossiê

Julho de 2023