Os condomínios agrícolas de armazéns em Palotina - PR (Agricultural storage condominiums in Palotina - PR)

Conteúdo do artigo principal

Helton Albiero
https://orcid.org/0000-0002-5120-878X
Diane Belusso

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os condomínios agrícolas de armazéns como uma estratégia recente para a manutenção de produtores de soja e milho no município de Palotina, localizado na Mesorregião Oeste do Paraná. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, foi contextualizada a organização social dos agricultores e, por meio de pesquisa de campo, foi caracterizada a estrutura de funcionamento de um condomínio de armazenagem. Verificou-se que o cooperativismo empresarial é uma prática tradicional em Palotina, pois contribuiu para o processo de modernização da agricultura e, atualmente, impulsiona o agronegócio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ALBIERO, H.; BELUSSO, D. Os condomínios agrícolas de armazéns em Palotina - PR (Agricultural storage condominiums in Palotina - PR). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. especial, p. 54–66, 2020. DOI: 10.5212//Emancipacao.v.19.1914588.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/14588. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helton Albiero, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), associado entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama; Especialista em Gestão Pública com Ênfase em Políticas Públicas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR); Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Diretor de Planejamento e Administração do IFPR – Campus Assis Chateaubriand. E-mail: helton.albiero@ifpr.edu.br.

Diane Belusso, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCT/Unesp/Presidente Prudente (UNESP); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama. E-mail: diane.belusso@ifpr.edu.br.