Extensão comunitária: aportes a partir de uma revisão da literatura

Conteúdo do artigo principal

Klebson Felismino Bernardo
https://orcid.org/0000-0002-9195-9844
Pedro José Santos Carneiro Cruz

Resumo

O artigo analisa, por meio de uma revisão narrativa, como a
concepção de Extensão Comunitária (EC) é descrita e utilizada até 2020, com foco na concepção de Extensão Popular (ExP), a qual contempla a Extensão Universitária na perspectiva da Educação Popular (EP). Considerada uma interface da EP, a EC é dialógica, processual e participativa, destacando a participação ativa de comunidades e movimentos sociais em projetos de ExP. A metodologia incluiu uma revisão de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, adotando uma perspectiva qualitativa e exploratória. Os resultados  mostram que a EC fortalece as práticas de ExP, ampliando a participação da comunidade e dos movimentos sociais na
gestão dos projetos, promovendo mudanças concretas na universidade e incentivando-a a reconhecer os setores sociais populares como produtores de conhecimento. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BERNARDO, K. F.; CARNEIRO CRUZ, P. J. S. Extensão comunitária: aportes a partir de uma revisão da literatura. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2423038.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21452. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Klebson Felismino Bernardo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Pedagogia e Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFPB. E-mail: klebsonbernardo987@hotmail.com.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Nutrição pela UFPB. Professor do Departamento de Promoção da Saúde da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. pedrojosecruzpb@yahoo.com.br

Referências

ARAÚJO, Renan Soares. Extensão popular e produção de conhecimento: o caso do PPGE/UFPB. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2021.

BERNARDO, Klebson Felismino. Extensão comunitária: analisando alternativas e desafios para o aprofundamento da participação da comunidade na gestão de projetos de extensão popular da UFPB. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2022

BERNARDO, Klebson Felismino. Educação popular: para uma não romantização das práticas populares e comunitárias. In: Educação Popular e Construção Compartilhada do Conhecimento: Debates Teóricos (livro eletrônico). ARAÚJO, Renan Soares de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro (org,). 1. ed. João Pessoa, PB: Editora do CCTA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2020.

CARNEIRO, Jair Almeida, et al. Unimontes solidária: interação comunitária e prática médica com a extensão. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, p. 283-288, 2011.

CARNEIRO, Jair Almeida, et al. Liga acadêmica: instrumento de ensino, pesquisa e extensão universitária. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. v. 6, n. 1, p.667-79. 2015.

CARVALHO, José Jorge de. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Cadernos de inclusão, n. 8, p. 8-13, 2016.

CIRNE, Alessandra Issis; SÁ, Lenilde Duarte de; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira. Projetos de extensão comunitária e o fortalecimento do movimento estudantil na área da saúde. Saúde em Debate, v. 33, n. 83, p. 447-457, 2009.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Extensão Popular: a reinvenção da Universidade. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. (org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, p. 40-61. 2011.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Extensão popular: processo de construção de um fazer universitário humanizante, emancipador e compromissado com os grupos socialmente excluídos. In: PRADO, Ernande Valentin do, et al. Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro, et al. (org.). Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2013.

CRUZ, Pedro; ARAÚJO, Renan Soares. Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular. Interagir: pensando a extensão, n. 24, p. 12-27, 2017.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; VASCONCELOS, Eymard Mourão. Caminhos da aprendizagem na Extensão Universitária. São Paulo: Hucitec, 2017.

DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo. Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas cirandas da vida em Fortaleza-CE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE, 2009.

DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo, et al. Cirandas da vida: dialogismo e arte na gestão em saúde. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 46-58, 2012.

FALCÃO, Emmanuel Fernandes. Extensão popular: caminhos para a emancipação. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.

FLEURI, Reinaldo Matias. Conversidade: conhecimento construído na relação entre educação popular e universidade. Educação Brasileira., v.27., n.54., p. 11-67, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUIMARÃES, César, et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 179-201, jul./dez. 2016.

LIMA, Helen Flávia de, et al. Reflexões sobre o “Projeto Encontro de Saberes” enquanto experiência teórico-metodológica pós-colonial e da Ecologia de Saberes no ensino superior. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 7, p. 1-19, 2020.

MELO NETO, José Francisco de. Educação Popular e “Experiência”. Revista Contexto & Educação, v. 26, n. 85, p. 31-50, 2011.

MELO NETO, José Francisco de. Extensão popular. MELO NETO, José Francisco de. (org.). 2. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

OLIVEIRA, Maria Waldenez de. A extensão popular no trabalho compromissado com as classes populares. In: Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. Projeto de pesquisa e extensão VEPOP-SUS Vivências de extensão em Educação Popular e saúde no SUS. PRADO, Ernande Valentin do, et.al. (org.). João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.

PRADO, Ernande Valentin do, et al. (org.). Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.

REIS, Maurício Sant'Anna dos. Pela efetivação dos Direitos Humanos: apresentação do projeto de extensão comunitária da faculdade FISUL. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v. 3, n. 1, p. 3-11, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez, 2005b.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Praxis da Ecologia de Saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus, actas de saúde coletiva, v. 8, n. 2, p. 331-338, jun, 2014.

SANTOS JÚNIOR, Alcides Leão. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Revista Inter-legere, n. 13, p. 299-335, 2013.

SIMIÃO, Bruno Pereira; ARAÚJO, Edna Monteiro de; FELIX, Katiane Duarte. Os resultados do programa de extensão comunitária no desenvolvimento do estudante de graduação do curso de fisioterapia do Uniceplac-Gama/DF. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Gama/DF, 2020.

SILVA, Jaqueline Lopes Menezes da, et al. Extensão Comunitária contribuindo para a inserção na atenção básica e formação de profissionais da saúde. Revista de APS, v. 13, n. 4, 2010.

SCHOMMER, Paula Chies. Comunidades de prática e articulação de saberes na relação entre Universidade e Sociedade. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo/SP, 2005.

TORRES, Albina Rodrigues, et al. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, p. 713-720, 2008.

VALLA, Victor Vincent. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação & Realidade, v. 21, n. 2, 1996.

VOSGERAU, Dilmeire Sant‘Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.