O Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus Paranavaí: a marca feminina na docência

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Carvalho de Souza
https://orcid.org/0000-0001-9823-2106
Thaís Gaspar Mendes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-0998-9113
Maria Inez Barboza Marques
https://orcid.org/0000-0002-2427-7739

Resumo

O texto apresenta a construção histórica do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Paranavaí, e a prevalência do gênero feminino na docência nesse âmbito. Também discute a marca feminina na prossão desde a sua gênese e os reflexos na docência. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de revisão bibliográfica, com a utilização da estratégia documental. Os resultados evidenciam a necessidade de um processo de formação profissional que  considere não só as variáveis de classe, mas também de  gênero (e raça/etnia) como fundamentais, não somente  como discussões acessórias que não têm centralidade no  processo de formação e constituição da categoria  profissional.  

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Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO DE SOUZA, L.; GASPAR MENDES DA SILVA, T. .; INEZ BARBOZA MARQUES, M. . O Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus Paranavaí: a marca feminina na docência. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422553.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22553. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografia do Autor

Leonardo Carvalho de Souza, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - campus de Franca. Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR (2019). Bacharel em Serviço Social. Docente do curso de Serviço Social da Unespar/campus de Paranavaí/PR e no Instituto Federal do Paraná - Campus de Ivaiporã. E-mail: leonardo.souza@ies.unespar.edu.br

Thaís Gaspar Mendes da Silva, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2020). Mestre em Serviço Social e Política Social pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (2012). Graduada em Serviço Social pela Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (2004). Professora adjunta do Colegiado de Serviço Social da Unespar - Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí e Diretora de Pesquisa/PRPPG da Unespar. E-mail: thais.silva@unespar.edu.br

Maria Inez Barboza Marques, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) Assistente Social. Docente Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Paranavaí/PR. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação stricto sensu Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPSED- UNESPAR. E-mail: maria.marques@unespar.edu.br

Referências

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