O Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus Paranavaí: a marca feminina na docência

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Carvalho de Souza
https://orcid.org/0000-0001-9823-2106
Thaís Gaspar Mendes da Silva
https://orcid.org/0000-0002-0998-9113
Maria Inez Barboza Marques
https://orcid.org/0000-0002-2427-7739

Resumo

O texto apresenta a construção histórica do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de Paranavaí, e a prevalência do gênero feminino na docência nesse âmbito. Também discute a marca feminina na prossão desde a sua gênese e os reflexos na docência. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de revisão bibliográfica, com a utilização da estratégia documental. Os resultados evidenciam a necessidade de um processo de formação profissional que  considere não só as variáveis de classe, mas também de  gênero (e raça/etnia) como fundamentais, não somente  como discussões acessórias que não têm centralidade no  processo de formação e constituição da categoria  profissional.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO DE SOUZA, L.; GASPAR MENDES DA SILVA, T. .; INEZ BARBOZA MARQUES, M. . O Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus Paranavaí: a marca feminina na docência. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422553.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22553. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografia do Autor

Leonardo Carvalho de Souza, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) - campus de Franca. Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR (2019). Bacharel em Serviço Social. Docente do curso de Serviço Social da Unespar/campus de Paranavaí/PR e no Instituto Federal do Paraná - Campus de Ivaiporã. E-mail: leonardo.souza@ies.unespar.edu.br

Thaís Gaspar Mendes da Silva, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2020). Mestre em Serviço Social e Política Social pela UEL - Universidade Estadual de Londrina (2012). Graduada em Serviço Social pela Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (2004). Professora adjunta do Colegiado de Serviço Social da Unespar - Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí e Diretora de Pesquisa/PRPPG da Unespar. E-mail: thais.silva@unespar.edu.br

Maria Inez Barboza Marques, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) Assistente Social. Docente Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Paranavaí/PR. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação stricto sensu Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPSED- UNESPAR. E-mail: maria.marques@unespar.edu.br

Referências

CISNE, M. Gênero, divisão sexual do trabalho e serviço social. São Paulo: Editora outras expressões, 2012.

CHAUÍ, M. de S. Escritos sobre a universidade. São Paulo: editora UNESP, 2001.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (org.) Assistentes sociais no Brasil: elementos para o estudo do perfil profissional. Brasília, DF: CFESS, 2005. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/perfilas_edicaovirtual2006.pdf. Acesso em 18 jan. 2020.

CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Dia do/a Assistente Social 2022. CFESS, 2022. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/dia-doa-assistente-social. Acesso em set. 2020.

CFESS. CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS. Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: formação, condições de trabalho e

exercício profissional. Brasília, 2022. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/2022Cfess-PerfilAssistentesSociais-Ebook.pdf. Acesso em outubro de 2023.

FAFIPA - FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ. Relatório de verificação e parecer sobre solicitação de reconhecimento do Curso de Serviço Social da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). 27 de dezembro de 2005.

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

IAMAMOTO, M. V. O serviço social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço social: direitos e competências profissionais. Brasília, DF: CFESS/ABEPSS, p. 15-50, 2009.

LIMA, K. Expansão da Educação Superior Brasileira na Primeira Década do Novo Século. In: PEREIRA, Larissa Dahmer Pereira, Ney Luiz Teixeira de Almeida. (Orgs); coordenadoras da série: Valéria Forti, Yolanda Guerra. Serviço Social e Educação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

LIMA, R. de L. de. Formação profissional em Serviço Social e gênero: algumas considerações. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 117, janeiro/março, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/vHCTChb9g3JMwkNjYMjNTsc/?lang=pt. Acesso em: jun. 2023.

MARQUES, M. I. B. Divisão sexual do trabalho e suas expressões: reflexões a partir do trabalho docente em Serviço Social na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). 2015. 297 f. Tese (Doutorado em Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo.

MARTINELLI, M. L. Serviço Social: identidade e alienação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MOREIRA, T. W. F.; CAPUTI, L. As Diretrizes Curriculares da ABEPSS e os valores éticos e políticos para a formação profissional em Serviço Social. Temporalis, Brasília, DF, v. 16, n. 32, dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/14006. Acesso em: mai. 2022.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Pedido de reconhecimento do curso de Bacharel em Serviço Social e adequação da proposta pedagógica às Diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: https://www.cee.pr.gov.br/sites/cee/arquivos_restritos/files/migrados/File/pdf/Pareceres%202006/pa_189_06.pdf. Acesso em: jan. 2024.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR. Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016. Elaborado pelo Grupo de Trabalho de Redação do PDI-UNESPAR. (Designado pela Resolução nº 093/2011-GS/SETI).

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ. Projeto Político Institucional (PPI). Aprovado pelo Conselho Universitário Provisório em 21 de maio de 2012. Disponível em: https://www.unespar.edu.br/a_unespar/institucional/documentos_institucionais/projeto-politico-institucional-2012.Acesso em: jun. 2022.

Universidade Estadual do Paraná (2022). Pró-Reitoria de Planejamento. PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional: 2023- 2027. Conforme Deliberação 06/2020 - CEE/PR/ Coordenação e elaboração: Comissão do PDI, Reitoria e Pró-Reitoria de Planejamento. Paranavaí: UNESPAR, 2022.

Universidade Estadual do Paraná (2022). Cursos. Disponível em: https://prograd.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/cursos. Acesso em: out. 2023.