A formação profissional em Serviço Social no Paraná: o debate dos Fundamentos do Serviço Social
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo é parte de estudos realizados em projeto do pesquisa cujo objetivo é identificar como o debate dos fundamentos do Serviço Social é realizado na formação em Serviço Social do Paraná. Para tanto, realizamos pesquisa de natureza qualitativa por meio de revisão bibliográfica e documental nos Projetos Pedagógicos do Curso. Neste momento, a pesquisa limitou-se a abordar aspectos do perfil profissional e os componentes curriculares obrigatórios, com destaque para a matéria de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. A pesquisa permitiu constatar que os PPCs dos referidos componentes estão alinhados às diretrizes
curriculares da ABEPSS e que, em que pesem os esforços das UFAS para contemplar os conteúdos propostos nas diretrizes, o desafio de fomentar o debate dos fundamentos por meio da articulação dos conteúdos dos núcleos de fundamentação das diretrizes é permanente.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. As Diretrizes Curriculares e o projeto de Formação Profissional do Serviço Social. Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/projeto-abepss-itinerante-18>. Acesso em: 2 novembro 2023.
ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (Com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996). Rio de Janeiro, 1996.
ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes Curriculares elaboradas pela equipe de especialistas de 1999. Brasília, 1999.
BATISTONI, Rosangela. O debate sobre os fundamentos do serviço social nas diretrizes curriculares do serviço social. In: Seminário Nacional Fundamentos do Serviço Social, 2017, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2017. (Palestra proferida).
CARDOSO, Franci Gomes. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social: tendências quanto a concepção e organização dos conteúdos na implementação das diretrizes. Temporalis. n. 14. Jul-dez 2007.
CARDOSO, Priscila Fernanda Gonçalves. Ética e projetos profissionais: os diferentes caminhos do serviço social no Brasil. Campinas: Papel Social, 2013.
CARDOSO, Priscila Fernanda Gonçalves. . Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, set./dez. 2017 ISSN 1982-0259.
CLOSS, Thaisa Teixeira; BANDEIRA, Camila Maewe da Silva; MIZOGUCHI, Jessica Flores; SANTANA, Ediane Pereira; CABRAL, Bruna de Brum. Ensino dos Fundamentos Históricos e Teóricometodológicos do Serviço Social: estudo exploratório. IV Seminário Nacional: Serviço Social, Trabalho e Política Social – SENASS, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – 04 a 06 de julho de 2022.
COELHO, K. A. F.P. A Formação Profissional em Serviço Social no Brasil e em Portugal: Encontros e Desencontros. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
COELHO, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira; GUEDES, Olegna de Souza; ALMEIDA, Denise Maria Fank de. A construção do projeto de formação do serviço social brasileiro e a superação do metodologismo. Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, Brasília-DF, 2019.
GUEDES, Olegna de Souza. Palestra realizada na IV Jornada Pótere Direitos Sociais e Serviço Social. Fortaleza, 09.06.2018, e gentilmente disponibilizado pela autora, por correspondência eletrônica na data de 19 de setembro de 2018.
GOIN, Mariléia. Tendências atuais no ensino dos Fundamentos do Serviço Social. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, V.18, n.2, p. 1-12, jul/dez 2019.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. A formação acadêmico-profissional no serviço social brasileiro. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014.
IAMAMOTO, Marilda Vilella; CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico/metodológica. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do serviço social frente à crise contemporânea: crise contemporânea, questão social e serviço social. Brasília: CFESS/ABEPSS/DSS/UnB, 1999.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social pós-64. São Paulo: Cortez, 2006. As direções da renovação do Serviço Social no Brasil. Capítulo 2 – 2.2.4. Pag. 151 a 164.
ORTIZ, F. G. O serviço social no Brasil: fundamentos de sua imagem social e da autoimagem de seus agentes. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
PEREIRA, D. L. Expansão dos Cursos de Serviço Social na modalidade EAD no Brasil: análise da tendência à desqualificação profissional. In: Serviço Social e Educação. Coletânea Nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lumem Juris, 2013, 2ª; edição. p. 55- 72.
PRATES, Jane Cruz; CLOSS, Thaisa Teixeira; AGUINSKY, Beatriz Gershenson; FERNANDES, Idilia. O Objeto de Trabalho e a Formação Generalista em Serviço Social: em debate atribuições e competências profissionais. Revista de Trabajo Social – FCH – UNCPBA. Tandil, Año 5 - Nº 7 Volumen 4, Julio de 2012 – ISSN 1852-2459.
SANTOS, Claudia Mônica dos. Prefácio. In: GUERRA, Yolanda; LEWGOY, Alzira Maria Batista; MOLJO, Carina Berta; SILVA, José Fernando Siqueira. Serviço Social e seus Fundamentos: conhecimento e crítica. Campinas: Papel Social/CNPq/CAPES, 2018.
SANTOS, Silvia Alves dos; MALANCHEN, Júlia. A Educação Superior no Paraná e o Trabalho Docente na Universidade Pública: Análise da Percepção de Professores na Região do Norte Pioneiro. In: Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 7, n. 12, jan./jun. 2015.
TAVARES, Maria Augusta. Questão Social e Serviço Social em debate. Temporalis. n. 14. Jul/dez, São Luiz, 2007
TEIXEIRA, Rodrigo José. Fundamentos do Serviço Social: uma análise a partir da unidade dos Núcleos de Fundamentação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
YAZBEK, Maria Carmelita. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos e as tendências contemporâneas no Serviço Social. In: GUERRA, Yolanda; LEWGOY, Alzira; MOLJO, Carina et al. Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica. Campinas: Papel Social, 2018.