Entre grades e oportunidades: investigando as representações sociais de professores sobre a ressocialização no sistema prisional

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André Felipe Costa Santos
https://orcid.org/0000-0002-6139-5603
Rayana Rigo Grillo
Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro
Priscila Costa Santos

Resumo

Objetivou-se analisar as representações sociais dos professores que trabalham no sistema prisional sobre a ressocialização dos detentos. Fundamentada na Teoria das Representações Sociais – fundada por S. Moscovici – e nos estudos críticos dos Direitos Humanos – apregoada por J. Herreira Flores e E. Dussel –, a pesquisa foi realizada em uma penitenciária estadual em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira envolveu um questionário Likert com 21 professores (U=29), seguida por entrevistas coletivas semiestruturadas com 5 deles, de modo sequencial. Os dados foram analisados utilizando o programa estatístico do Excel© e o software IRaMuTeQ. Os resultados revelaram uma diversidade de representações sociais entre os professores, que reconhecem desafios como a falta de recursos e o apoio institucional, mas também apontam o potencial transformador da educação. Eles se veem como agentes fundamentais no processo de ressocialização, ao mesmo tempo que destacam os conflitos que dificultam a plena efetivação desse processo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA SANTOS, A. F.; RIGO GRILLO, R. .; BELFORT DE SOUZA CAMARGO ORTIZ MONTEIRO, P. D. E. .; COSTA SANTOS, P. Entre grades e oportunidades: investigando as representações sociais de professores sobre a ressocialização no sistema prisional. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2423497.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23494. Acesso em: 14 nov. 2024.
Seção
Direitos Humanos em perspectiva crítica na sociedade do século XXI
Biografia do Autor

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá - RJ

Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional  Autônoma do México (UNAM- Morelos). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). E-mail: andrefelipecostasantos@gmail.

Rayana Rigo Grillo, Universidade Estácio de Sá = RJ

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro/RJ - Programa UNESA. Graduação em pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. Pedagoga do Governo do Estado do Espírito Santo. E-mail: rahrigo@jhotmail.com.

Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Doutorado em Ciencias Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Graduação em Agronomia (UNITAU). Professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. E-mail:  patyortizmonteiro@terra.com.br.

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília ( UnB). Graduada em Pedagogia pela UnB. Docente do Programa de PósGraduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá. E-mail: pricostasantos@gmail.com.

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