Arranjos Ideológicos e Criminalização da Pobreza na Era da Globalização: desafios ao enfrentamento da questão social (Arrangements ideological and criminalization poverty in the era of globalization: ...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i2.0003

Conteúdo do artigo principal

Ingrid Karla da Nóbrega Beserra

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do fenômeno da globalização com foco nos desafios que são colocados para a classe trabalhadora e, consequentemente, para o enfrentamento da questão social. Além disso, aborda o cenário adverso que se apresenta para a sociedade, através da destituição dos direitos sociais e das políticas públicas, e do aprofundamento da criminalização da pobreza, com a destituição de um Estado Social em detrimento de um Estado Penal. A compreensão central desses aspectos é desenvolvida através da análise acerca da disseminação de arranjos e complexos ideológicos que são colocados para a sociedade através do projeto capitalista.


Palavras-chave: Questão Social. Globalização. Criminalização da Pobreza.

 

Abstract: This paper analyzes the phenomenon of globalization and the challenges that are posed to the working class and hence to confront the social question. Additionally, tackles the adverse scenario that presents itself to society, through the removal of social rights and public policies, and deepening the criminalization of poverty, with the dismissal of a Welfare State instead of a Penal State. The central understanding of these aspects is developed through the analysis about the spread of arrangements and ideological complexes that are placed on society by the capitalist project.

 

Keywords: Social Issues. Globalization. Criminalization of Poverty.

Detalhes do artigo

Como Citar
Beserra, I. K. da N. (2016). Arranjos Ideológicos e Criminalização da Pobreza na Era da Globalização: desafios ao enfrentamento da questão social (Arrangements ideological and criminalization poverty in the era of globalization: .) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i2.0003. Emancipação, 15(2), 213–226. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7382
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ingrid Karla da Nóbrega Beserra, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

Mestre em Serviço Social pela UFPE (2016). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Professora do Curso de Serviço Social da Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada (Fachusst). Supervisora de Pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE). Integrante do Núcleo Ações em Rede Coordenadas no Universo Social (Arcus) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Direitos Sociais (Nepps)