Arranjos Ideológicos e Criminalização da Pobreza na Era da Globalização: desafios ao enfrentamento da questão social (Arrangements ideological and criminalization poverty in the era of globalization: ...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i2.0003
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do fenômeno da globalização com foco nos desafios que são colocados para a classe trabalhadora e, consequentemente, para o enfrentamento da questão social. Além disso, aborda o cenário adverso que se apresenta para a sociedade, através da destituição dos direitos sociais e das políticas públicas, e do aprofundamento da criminalização da pobreza, com a destituição de um Estado Social em detrimento de um Estado Penal. A compreensão central desses aspectos é desenvolvida através da análise acerca da disseminação de arranjos e complexos ideológicos que são colocados para a sociedade através do projeto capitalista.
Palavras-chave: Questão Social. Globalização. Criminalização da Pobreza.
Abstract: This paper analyzes the phenomenon of globalization and the challenges that are posed to the working class and hence to confront the social question. Additionally, tackles the adverse scenario that presents itself to society, through the removal of social rights and public policies, and deepening the criminalization of poverty, with the dismissal of a Welfare State instead of a Penal State. The central understanding of these aspects is developed through the analysis about the spread of arrangements and ideological complexes that are placed on society by the capitalist project.
Keywords: Social Issues. Globalization. Criminalization of Poverty.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.