A CONTRIBUIÇÃO DO ENFOQUE CTS PARA A ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Marcia Regina Carletto
  • Walter Antonio Bazzo

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio.v13i01.874

Resumo

Este trabalho apresenta o enfoque CTS como via de abordagem da problemática ambiental no contexto da educação realizada nas escolas de engenharia. Traz como um de seus pressupostos a complexidade, que impede a abordagem de temas ambientais sem as necessárias conexões com outras esferas (social, política, econômica, histórica, cultural). Na perspectiva de uma educação crítico-reflexiva, pretende-se neste trabalho apresentar um estudo sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade, das quais emergem, também, as questões ambientais. Utiliza-se o relato de metodologias de inserção CTS na educação tecnológica, contextualizada com referenciais sobre visões de mundo. Destaca-se a contribuição desse enfoque como meio de estimular a interpretação de tecnologias e suas repercussões na sociedade, de identificar seus limites e poderes e de orientar novos valores e novos modos de produção em bases sustentáveis, pertinentes à adequação que a capacitação tecnológica requer.

 

Palavras-chave : ensino de engenharia, CTS, ambiente.

Downloads

Edição

Seção

Artigos