Folkcomunicação em cenários latino-americanos é tema na nova edição da RIF

A nova edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF), referente ao segundo semestre de 2020, traz como principal destaque o dossiê “Folkcomunicação em cenários latino-americanos”. Foi o propósito de (re)pensar alguns marcos conceituais e promover o diálogo com perspectivas ancoradas nos fenômenos culturais na América Latina que motivou a elaboração do dossiê, sob a organização do professor Dr. Fernando Fischman (Universidad de Buenos Aires, Instituto de Investigaciones Sociales de América Latina - FLACSO/CONICET), do professor Dr. Cristian Yáñez Aguilar (Universidad Austral de Chile) e da professora Dra. Clemencia Leon (Servicio Nacional de Aprendizaje SENA, Colombia).

O dossiê traz nove pesquisas que perpassam as práticas dos agentes populares, as identidades, as resistências operadas no interior da cultura, além de reflexões teórico-metodológicas que constituem as bases de estudos localizados em diferentes contextos da América Latina. Também integram a edição três artigos gerais com análises e estudos empíricos sustentados na perspectiva teórica dos estudos de cultura e de folkcomunicação.

A revista publica ainda uma entrevista com a pesquisadora Iraildes Caldas Torres (UFAM), que se dedica aos estudos sobre comunidades indígenas na Amazônia, o ensaio fotográfico “México colorido”, com representações acerca da heterogeneidade cultural do país, e uma resenha da obra de Auritha Tabajara.

SOBRE A RIF

A Revista, criada em 2003, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

A RIF publica a cada edição um dossiê temático e recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem seguir as normas para submissão de trabalhos e ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista. A RIF é indexada e está cadastrada nas principais bases de dados nacionais e internacionais.
Para ler a nova edição, acesse: https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/view/160

Equipe RIF:
Editora: Karina Janz Woitowicz
Assistência Editorial: Angelo Rocha, Dyepeson Martins e Lucas Cabral