Folkcomunicação nas relações socioeconômicas e políticas contemporâneas

Autores

  • Yuji Gushiken UFMT
  • Lawrenberg Advíncula da Silva UFMT

Resumo

Este artigo analisa a prática e a virtualidade da folkcomunicação na mediação direta das relações socioeconômicas e políticas que condicionam seus modos de atualização. Parte da hipótese de que os saberes populares das tradições culturais modulam-se e transformam-se na relação direta que mantêm, nos dias de hoje, com determinações políticas e o chamado “trabalho imaterial” desenvolvido principalmente pelos setores profissionais cujos saberes passam pela formação universitária como ciências aplicadas. Na perspectiva dos estudos folkcomunicacionais, segundo o modelo de pesquisa da comunicação como ciência da cultura, o artigo tem como recorte o Festival Cururu Siriri, realizado anualmente em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, Brasil.

Biografia do Autor

Yuji Gushiken, UFMT

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT).

Lawrenberg Advíncula da Silva, UFMT

Pubicitário graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É assessor de comunicação e desenvolve projetos de design gráfico. Aluno do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

GUSHIKEN, Y.; DA SILVA, L. A. Folkcomunicação nas relações socioeconômicas e políticas contemporâneas. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 8, n. 15, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18797. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS