As tecnologias da informação e comunicação como processo de inclusão dos ribeirinhos do Baixo Madeira em Porto Velho (RO)

Autores

  • Alessandro Lubiana Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté
  • Lourival da Cruz Galvão Junior Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0002

Resumo

A relação entre comunicação e desenvolvimento de um território é estabelecida academicamente desde o final da década de 1960. O contexto midiático contemporâneo é caracterizado pela presença de mídias sociais, que permitem alcance e fluxos de comunicação específicos, para distintos grupos sociais. O presente artigo tem como objetivo verificar a potencial influência das mídias sociais no processo de inclusão informacional da população do distrito de Calama, distante 205 quilômetros da capital de Porto Velho (RO). O único meio físico de acesso entre o distrito e a capital é pelo rio Madeira, com uso de barco. Desse modo, buscou-se, com este trabalho, saber se a chegada da Internet cumpre o papel de inclusão numa comunidade isolada em meio à floresta amazônica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e com delineamento de campo, visto que moradores de Calama para verificar o efeito do acesso à Internet na comunidade. Verificou-se que as pessoas buscam ficar informadas dos acontecimentos do estado e de Porto Velho, acessando sites de notícias e usando as redes sociais para, além de saber dos acontecimentos, produzir e compartilhar informações, o que gera certa integração informacional entre a capital e o distrito. Desenvolvimento Regional; Redes Sociais; Internet.

Biografia do Autor

Alessandro Lubiana, Universidade de Taubaté

Jornalista. Mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional.

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP), docente do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté

Lourival da Cruz Galvão Junior, Universidade de Taubaté

Doutor em Comunicação (USP). Docente do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

LUBIANA, A.; CARNIELLO, M. F.; GALVÃO JUNIOR, L. da C. As tecnologias da informação e comunicação como processo de inclusão dos ribeirinhos do Baixo Madeira em Porto Velho (RO). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 30–46, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19162. Acesso em: 29 abr. 2024.