Valha-me Nossa Senhora! - A devoção Religiosa Apresentada no Filme O Auto da Compadecida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0013

Resumo

RESUMO O presente artigo analisa o processo de apropriação dos elementos da cultura popular pelos meios de comunicação de massa, tendo como objeto de estudo, a representação da devoção mariana na obra cinematográfica “O Auto da Compadecida”. A devoção a Nossa Senhora consiste em uma manifestação marcante da cultura e religiosidade popular brasileira, por meio da análise dessa representação, baseada nas teorias da Análise do Discurso, da Folkcomunicação e dos Estudos Culturais, buscamos identificar as marcas dramatúrgicas inseridas na obra audiovisual que representam essa devoção religiosa. PALAVRAS-CHAVE Cultura Popular; Marianismo; “O Auto da Compadecida”.

Biografia do Autor

Marcelo Pires de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da UESC. Correio eletrônico: mpoliveira@uesc.br.

Milena de Menezes Nascimento

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Correio eletrônico: mmenezes_net@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

OLIVEIRA, M. P. de; NASCIMENTO, M. de M. Valha-me Nossa Senhora! - A devoção Religiosa Apresentada no Filme O Auto da Compadecida. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 214–233, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19129. Acesso em: 29 mar. 2024.